DESPORTO E/OU YOGA?
Ao longo do tempo tenho recebido muitas questões sobre a prática de desporto versus a prática de Yoga.
Acredito, de facto, que as duas podem ser complementares. No desporto deparamo‐nos com um aspeto mais ligado a competitividade, o que nos pode desmotivar quando o corpo não está preparado.
No Yoga encontramos muitas vezes um contentamento ligado ao desenvolvimento da autoconsciência (que nos permite melhor adaptar a nossa prática física ao estilo de corpo que temos), ao criar novas rotinas que visam disciplinar-nos para melhorarmos a nossa condição física e, paralelamente, estabilizar nosso estado emocional.
Estar bem contigo próprio e com o mundo, é uma meta que todos gostaríamos de alcançar.
A sociedade atual dá‐nos os meios para o fazer e a liberdade de poder escolher as atividades que queremos, desde que ajustadas à nossa agenda, sempre muito preenchida, e aos nossos objetivos pessoais.
Podemos fazer tudo o que quisermos, para estarmos bem por dentro e, ótimos, por fora. Queremos o melhor da vida para viver melhor e temos o direito de o desejar!
O Yoga poderá então, ser um ótimo complemento a outras atividades, mas, também poderá ser abordado como atividade principal. Costumo dizer que o Yoga não é para todos, é principalmente para quem tem o desejo de querer mudar por fora e por dentro.
De qualquer forma, poderemos sempre integrar o Yoga na nossa rotina de várias formas, dependendo do nosso objetivo.
ROTINAS DE YOGA POSSÍVEIS
Aqui estão as formas de incorporar o treino na tua rotina:
- Yoga como pré‐treino: Como alongamento e preparação mental
- Yoga como treino: Definir o tipo de yoga mais adequado aos teus objetivos pessoais de mudança
- Yoga para recuperação de treinos intensos (ver o post anterior)
PREPARAR O CORPO
Quando chegamos à conclusão que algo deve mudar, quando estamos decididos a subir um degrau no nosso bem‐estar para obtermos mais satisfação, queremos agarrar o “touro pelos cornos” e começamos sempre pelo mais visível… Queremos mudar a nossa aparência!
É então que decidimos atirar‐nos de cabeça em atividades que prometem resultados rápidos, visíveis e em prazos reduzidos.
Estas atividades, que nos oferecem mudanças radicais, podem ser demasiado exigentes para nós. Podemos, talvez, estar prontos mentalmente, mas fisicamente poderá não ser bem o caso.
O que é certo, é que temos muitas vezes “os olhos maiores do que a barriga” e podemos acabar por criar lesões que irão demorar meses a curar e impossibilitar qualquer atividade física.
Afinal, não estávamos preparados… Magoamo‐nos de forma irremediável, trazendo sofrimento físico, desânimo e perda de força de vontade... Mas se atividades como o Running e o Cross‐fit não servem para nós, então o que nos resta? Nada... Pensamos.
Pois, todos falam deles como sendo uma prática comum e ideal. É aqui que chegas ao ponto de considerar o Yoga como uma possível forma de exercício físico.
O YOGA COMO COMPLEMENTO
Quando não sabemos onde nos enquadramos, o mais provável é encontrarmos no Yoga uma solução para atingir objetivos pessoais de bem-estar.
O Yoga pode ser praticado como complemento de outras práticas desportivas ou quando não nos encaixamos em mais nada.
Muitas vezes, confunde‐se a prática de Yoga com aulas de stretching.
Mas no fundo, o Yoga é uma forma muito completa de recondicionar o corpo, e é um complemento ideal, a outras atividades físicas mais radicais. O yoga é uma metodologia que incorpora várias ferramentas e que nos traz melhorias em vários aspetos, entre a conexão, do corpo e mente:
- Mobilidade articular
- Flexibilidade
- Tonificação muscular
- Consciência corporal e espacial
- Consciência respiração
- Gestão emocional/equilíbrio
Existem vários tipos de Yoga, dos mais suaves (yin yoga e yoga restaurativo), aos mais dinâmicos e exigentes (power yoga ou hot yoga), por isso, antes de qualquer prática mais explosiva, pode‐se considerar o Yoga, para ganhar estrutura muscular e mobilidade, desenvolvendo a consciência corporal, que é importante na prevenção de lesões esquelético‐musculares.
ALÉM DOS BENEFÍCIOS FÍSICOS
O yoga não é só uma prática física, é uma metodologia completa para se alcançar o bem‐estar, e está envolto de uma filosofia de princípios éticos como os Yamas e Nyamas, aplicáveis no nosso quotidiano.
Os Yamas e Nyamas são os dois primeiros passos que levam ao autoconhecimento e estão incluídos numa obra: os Yoga Sutras de Patanjali, ou aforismos do Yoga.
Os Yoga Sutras mostram‐nos que o Yoga não é só uma prática física que fortalece e traz saúde ao corpo. É, antes de mais, uma filosofia de vida. Através dos sutras, temos um caminho que nos leva ao autoconhecimento e ao equilíbrio perfeito, entre o corpo, mente e espírito.
OBJETIVOS DA PRÁTICA DE YOGA
A vontade de praticar yoga responde a necessidades essenciais do bemestar individual, ao criar disciplina física/mental, sendo uma prática terapêutica geral:
- Mantem a forma física geral
- Mantém a mente concentrada
Com o Yoga os resultados são rapidamente visíveis a vários níveis: mudanos, por fora e por dentro.
Tanto tonifica os músculos, como acalma a mente, devolve‐nos a mobilidade articular e estabiliza as emoções. Que tal experimentares e incorporar yoga nas tuas rotinas?
Descobre mais do nosso guru do Yoga nestes artigos:
Queres ter acesso a conteúdo exclusivo do professor Jean-Pierre?
Subscreve aqui o nosso serviço de whatsapp e fica atento! ?