O treino metabólico de musculação é umas das melhores e mais intensas formas que temos para construir massa muscular, queimar gordura e melhorar a nossa condição física de uma forma geral.Este tipo de treino vai disparar o nosso metabolismo, queimar calorias, aumentar a nossa resistência, melhorar a nossa capacidade de construir músculo e vai maximizar a capacidade do nosso corpo para mudanças.
Não existe grande segredo aqui. O treino metabólico é apenas um nome que foi dado a um tipo de treino que recruta a nossa capacidade cardiovascular, e a nossa capacidade muscular para responder a estímulos intensos constantes. Este treino combina o trabalho aeróbico do cardio, com o trabalho anaeróbico do treino com pesos.
Se estás cansado de treinos monótonos, este tipo de treino é para ti.
Então porque razão o treino metabólico emagrece?
O treino metabólico aumenta o "custo" do exercício. Parece estranho, mas é o que acontece. Simplesmente vamos ter um maior gasto calórico com este tipo de treino do que com um treino aeróbico normal, sem intensidade.
Quando realizado de forma adequada, o treino metabólico potencia os nossos ganhos musculares, ganhos de força, e claro, a queima de gordura.
O gasto calórico durante um treino metabólico é enorme, mas claro que vai sempre depender da rotina que fizermos. Mas o bónus deste treino é o excesso de consumo de oxigénio pós treino que ele promove (EPOC). Ou seja, isto refere-se ao aumento de consumo de calorias que vamos sofrer mesmo após o treino, que se prolonga por mais de 36 horas. Basicamente vamos gastar mais calorias durante o dia, mesmo quando estamos simplesmente sentados no sofá a ver TV.
Ganhos musculares
Em adição ao aumento de queima de gordura, o treino metabólico também nos beneficia em termos de ganhos musculares. Isto acontece graças ao aumento do nosso limite de lactato. Ao conseguirmos isso, vamos evitar o acumular de ácido láctico, que é uma substância que nos prejudica nas contracções musculares, reduzindo a nossa capacidade de as realizar.
Como realizar um treino metabólico eficaz?
1) Esforço máximo
Numa escala de esforço teórica que vá de 1 até 10, deves treinar no nível 9. Só assim irás tirar partido deste treino.
2) Mais músculos trabalhados, mais energia gasta
O treino metabólico deve ser uma rotina de corpo inteiro, onde vais treinar os teus músculos principais em cada sessão. Como o custo energético de um exercício está directamente relacionado com a quantidade músculos treinados, optares por exercícios multi articulares é a melhor solução. Quantos mais músculos envolvidos, mais energia gastas.
3) Velocidades controladas
As repetições devem ser realizadas a uma velocidade moderada/alta. Procura realizar uma fase negativa do movimento bem controlada e lenta, e explode na fase concêntrica do movimento.
Conclusão
O treino metabólico vai te permitir livrar daquela gordura extra e inútil que te incomoda. Além de claro, ser um tipo de treino desafiante e nada monótono.