Ir para o conteúdo principal
Treino

Como reduzir a gordura abdominal? 5 dicas básicas

Frederico Costa
Escritor8 anos Atrás
Ver o perfil de Frederico Costa

A redução de gordura começa com a tua vontade de fazer uma mudança.

Ter o controlo e acreditar que consegues atingir o teu objectivo de perda de peso é a chave para o sucesso. Experimenta as técnicas abaixo e dá os primeiros passos para mudares a tua vida este ano.

Dicas para reduzir a gordura abdominal

#1 passo: muda a tua mentalidade

Ter uma vida saudável e sentirmo-nos bem é algo muito poderoso. Pode mudar por completo a nossa confiança, o que depois vai ser transmitido para outras áreas da nossa vida. Apenas é preciso algum conhecimento e a mentalidade correcta.

Com isto, seguir estes passos e ter o pensamento de que podemos melhorar a nossa imagem e sermos melhores, é algo que pode ser atingido agora. Escreve todos os teus objectivos e lembra-te constantemente que os vais atingir, e isso vai-te dar uma força extra no teu subconsciente.

ww2
#2 passo: mudar os hábitos alimentares

Não há grandes problemas em comermos uns doces ou outros alimentos menos saudáveis. O problema é que muita gente tem constantemente vontade de comer esses alimentos. Mas porque razão é tão complicado?

Há claramente uma conexão emocional a alimentos como pizzas, refrigerantes, bolos, bolachas, salgados e todo o tipo de doces. Isso leva muita gente a querer sempre mais.

reduzir gordura

Estudos demonstraram que alimentos que contenham trigo na composição estimulam o apetite e causam alguma "dependência". Por isso é fácil de imaginar como produtos compostos por farinha de trigo e grandes quantidades de açúcar são tão viciantes.

Para algumas pessoas é impensável cortar por completo este tipo de alimentos, mas para perda de gordura, a moderação com alimentos como pão e massas é muito importante para quem quer mudar a composição corporal.

Moderação

Mudar os hábitos alimentares vai além de fugirmos à vontade de comermos doces e salgados. É muito importante que mudemos os hábitos, e que não arranjemos desculpas como a falta de tempo para justificarmos erros cometidos.

Podemos não ser os melhores cozinheiros, mas temos de nos preocupar em confecionar as melhores refeições possíveis nutricionalmente, e claro, o sabor também vai ser importante para nos mantermos na dieta.

Algumas dicas que podem ser importantes e uma grande ajuda para mudar os hábitos alimentares:

Semana 1:  corta os açúcares refinados (doces, chocolate, bebidas açucaradas e biscoitos=

Semana 2: retira os alimentos processados (pizza, pão, massa, refeições prontas)

Semana 3: bebe mais água (mínimo de 2 litros por dia)

Semana 4: come mais alimentos frescos e integrais (carnes magras, legumes, frutas, frutos secos e ovos)

#3 passo: treina 3 a 5 vezes por semana

Parece um conselho bastante óbvio, mas só vais fazer se tiveres o teu tempo organizado. Não precisas de passar 3 horas por dia no ginásio, mas tens de te dedicar algum tempo se queres perder peso. Tens de criar uma rotina sólida de treino se queres ver resultados.

Principiante?

Se fores um iniciado, podes começar por treinar à 2ª, 4ª e 6ª feira durante 20 minutos. Na 2ª semana sobe para 30 minutos por 4 dias, e na vai sempre subindo um pouco o tempo de treino. Desenvolveres as tuas capacidades aos poucos é a melhor forma para o teu corpo se adaptar aos treinos.

reduzir gordura
#4 passo: conheces os alimentos que ingeres

Muitos até começam com exercício de forma regular, mas esquecem-se da importância de comer de forma adequada. Precisas de uma alimentação equilibrada, com uma boa divisão de macronutrientes. Deves optar por bons hidratos de carbono (de absorção lenta) e proteína de qualidade. Precisas também de gordura saudável para um bom funcionamento do corpo.

emagrecer

Pode parecer complicado para quem não sabe nada acerca de nutrição, mas com um pouco de dedicação iremos perceber a base necessária.

A base deve ser sempre uma alimentação rica em produtos naturais. São estes alimentos que nos oferecem os macro e micronutrientes que precisamos.

Fontes de proteína

Carne vermelha magra, peito de frango e peru, peixe e ovos

Hidratos de carbono

Aveia, arroz, quinoa e batata doce.

Gorduras

Azeite, óleo de coco, salmão, frutos secos, abacate e manteigas de frutos secos.

#5 passo: consistência

E por último, a consistência é sem a menor dúvida a base do sucesso. Sem isso nunca iremos atingir algo sólido.

Não desesperes por pizzas, doces e muitos outros alimentos que apenas te prejudicam. Podes ingeri-los, mas de uma forma bem moderada e assim irás atingir aquilo que queres.

myprotein