Não podes quebrar recordes com os pesos para os agachamentos ou para o supino por causa do isolamento? Sugerimos alguns objetivos de fitness a que podes almejar para tentar atingir o nível seguinte na tua condição física.
Os objetivos são a força motriz que impulsiona o progresso, por isso, estabelecer uma nova meta mantém-te no rumo certo para atingir novos níveis de força, estética ou flexibilidade. Vão depender do teu tipo de corpo e forma física, portanto, modifica-os para os adaptar a ti – não te fixes nos números.
Qualquer que seja o teu objetivo, torna-o mensurável, específico, e estabelece um prazo para o cumprir, e prepara-te para assinalar a agenda de fitness com alguns “vistos”.
1. Conseguir fazer a Bakasana: a posição do corvo
Concentrares-te em objetivos de ioga pode melhorar a saúde das tuas articulações e reduzir os níveis de stress, e a pose do corvo é um desafio interessante. É uma posição de equilíbrio nos braços, que testa os limites dos teus músculos estabilizadores e equilíbrio.
A pose do corvo, como o nome sugere, faz lembrar um corvo: equilibras-te nos braços com o torso no ar e os joelhos encolhidos junto aos cotovelos.
Esta é uma pose intermediária, que pode ser feita como parte de uma rotina de ioga em casa, por isso certifica-te que praticas até a conseguires. É um treino intenso para os teus tríceps e core, e também exige alguma força nos pulsos e flexibilidade.
Contudo, com alguma prática acabarás por chegar lá. Lembra-te sempre de dispor algumas almofadas para amparar as quedas inevitáveis – não te preocupes, acontece aos melhores.
2. Correr 10 km em menos de uma hora
Este depende da tua forma física atual, mas correr 10 quilómetros numa hora é um objetivo adequado, sólido e atingível. Aproveita ao máximo o teu tempo diário para exercício com uma boa corrida, e procura atingir a marca dos 10 km.
Podes estabelecer a tua rota com mapas online: 5 km a partir de casa e 5 km de regresso. Faz-te ao caminho e regista o tempo até estares de volta a casa. Estabelece um plano de progressão e, se não costumas fazer cardio, começa devagar e com distâncias mais curtas, porque contrair uma lesão é, sem dúvida alguma, um péssimo objetivo de fitness.
3. Série de 25-30 flexões
A humilde flexão é um grande equalizador: lembra toda a gente igualmente que não estão na forma que queriam. A partir de um dado ponto, é demasiado difícil levantar o corpo do chão, independentemente de quão forte possas ser. Quanto maior o teu peso, mais difícil se torna.
E por vezes esquecemos do quão eficaz este exercício é para desenvolver os músculos do peito.
25 a 30 repetições numa única série é um objetivo apropriado e moderado para quem não costuma especializar-se em flexões, mas, se esse número não for um problema para ti, aumenta-o. É essa a beleza das flexões: são ajustáveis.
4. Completar um muscle-up
O muscle up: possivelmente o movimento mais difícil e vistoso que existe. Todos gostariam de o conseguir, mas poucos são capazes. Se não sabes como fazer um muscle up ou como desenvolver a força para chegar lá, aprende alguns exercícios de preparação primeiro. Requer força, timing e tempo. Vais precisar de força nas costas para te içares quando estás abaixo da barra, e de força nos ombros e nos braços depois de estares acima da barra.
E é um truque vistoso para festas, portanto, mãos ao trabalho.
5. Abdominais
É um dos objetivos estéticos de muita gente que frequenta um ginásio, mas quantos de nós têm um six-pack de que se orgulhar?
Como tudo o resto, é uma conjugação de três fatores: treino, nutrição e sono. Mas a questão-chave é o nível de gordura corporal; se tens demasiada gordura no corpo, os abdominais não se vão notar.
Então qual é o motivo de te focares nos abdominais agora?
Bem, se estás mais tempo em casa, não vai haver tanta imprevisibilidade em relação à comida que ingeres. Não há pizzas-surpresa com amigos ou saídas à noite. Mais que nunca, podes seguir hábitos alimentares previsíveis e mensuráveis. Podes medir o teu consumo de comida: tudo o que sai do frigorífico e entra na tua boca está à vista e pode ser pesado; portanto, é uma excelente altura para emagrecer.
E se ainda estás em casa, é fácil ires fazendo alguns exercícios para os abdominais durante o dia – no sofá, na cama, em qualquer lado.
Esta é uma oportunidade fantástica para trabalhar em prol deste objetivo universal. Torna isto uma meta durante o isolamento e fica com abdominais para o verão – mesmo que seja mais complicado exibi-los na praia.
Mensagem Final
Se não é altura de trabalhar nos objetivos de treino habituais, devemos encontrar outros caminhos. Inventa novas metas, que podes ter negligenciado na rotina normal. Isso vai obrigar-te a novas adaptações e permitir novos sucessos durante o isolamento.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra Subscreve já, clicando aqui!Traduzido por Hermano Moura
Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.
Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!
Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.