Neste artigo vamos ter dar o ponto de vista da musculação na perda de peso e gordura.
Mas será que funciona mesmo? Poderá o treino com pesos ser usado com o objectivo de perda de gordura sem pensar em cardio?
Musculação e o aumento do metabolismo
A primeira razão de termos bem em consideração a musculação na perda de peso, são as queimas de calorias depois do treino concluído.
Foi demonstrado com estudos que depois d eum treino intenso de musculação, o metabolismo pode ser acelerado até cerca de 36 horas depois, o que significa que quando estiveres sentado a ver televisão, vais estar a queimar mais calorias. Com um cardio convencional após uma sessão poucas calorias extra irás gastar, pois basicamente o consumo de calorias acontece durante a corrida.
Para conseguires queimar uma enorme quantidade de calorias a partir de exercício aeróbico, terias que realizá-lo por imenso tempo, o que não é razoável caso estejas a querer ganhar massa muscular, ou pelo não a queres perder.
Claro que os sprints não entram nesta categoria de exercício aeróbico, e sim, são um excelente exercício a ser realizado caso queiras estimular o metabolismo e queimar gordura.
É excelente conseguirmos um aumento do metabolismo, e conseguirmos queimar mais calorias durante 36 horas, mas é obrigatório que sejas consistente no teu treino, caso contrário não terás os resultados que esperas.
A musculação vai-te permitir desenvolver mais massa muscular, o que na prática vai ser uma forma indirecta de conseguires queimar mais calorias diariamente.
Quando fazes um cálculo da tua taxa metabólica basal (é o número de calorias que gastas por dia apenas para manter o teu corpo sem actividade), um factor importante a ter em conta é o peso e se possível a massa muscular, pois só assim terás um valor com uma boa precisão.
Musculação e a libertação hormonal
A musculação ao contrário do cardio beneficia o ambiente hormonal no nosso corpo. O treino com pesos coloca o nosso corpo num estado anabólico e encoraja ao ganha de massa muscular. As hormonas como a testosterona e a hormona do crescimento são tuas aliadas na perda de gordura, por isso um exercício como a musculação que as promove não deve ser deixado de lado caso procures perder peso e massa gorda.
Conclusão
Acho que te demos razões suficientes para não deixares a musculação de lado quando procuras perder peso. Deves sim tê-la como uma grande aliada nesse processo.
E quanto ao cardio? Não penses que o cardio não tem o seu papel na perda de gordura. O cardio tem o seu lugar, e aliado à musculação tens duas armas poderosas para derreter essa gordura que te incomoda há muito tempo.