Vamos então falar um pouco sobre a musculação na guerra da perda de peso devido ao aumento do metabolismo que nos dá depois de terminarmos o treino. Quais seriam as respostas a estas questões colocadas a um típico frequentador de ginásio?
"O que fazes quando queres perder peso?"
"E o que fazes quando queres ganhar massa muscular?"
A resposta à primeira seria fazer mais cardio. Mas quando alguém quer construir músculo já responderia, treinar musculação. Faz algum sentido. O cardio faz-nos queimar calorias, e o treinos com pesos faz-nos ganhar massa muscular.
Mas será esta ideia algo correcto? Ou será que o treino de musculação também pode ser utilizado a pensar em perda de gordura?O treino de musculação e a perda de peso
O primeiro ponto a favor da musculação para o emagrecimento está relacionado com as calorias extra gastas pelo nosso corpo após cada treino.
Estudos demonstraram que depois de um treino de musculação o nosso gasto calórico pode ser aumentado durante 36 horas, o que significa que vais estar a queimar mais calorias em qualquer situação, mesmo quando estás sentado a ver TV.
As calorias extra que vais queimando diariamente, ao longo de um mês irão sem a menor dúvida fazer a diferença.
O cardio já não te consegue fazer isto, pois as calorias que gastas são as mesmas que usas para o fazer, ou seja, apenas queimas calorias no momento em que estás a treinar.
A musculação e o aumento do metabolismo
O segundo factor a considerar na luta com a perda de peso é o aumento do metabolismo a longo prazo. Mais do que conseguirmos aumentar o nosso gasto calórico por mais 36 horas após o treino, é o aumento do metabolismo que é um dos maiores benefícios da musculação.
A musculação ao permitir o desenvolvimento de mais massa muscular vai devido a isso aumentar o nosso metabolismo. Quanto mais massa muscular, mais calorias gastamos por dia. Isto acontece porque o músculo é um tecido que necessita de imensas calorias para se manter, ao contrário da gordura.
Esta é a principal razão dos homens conseguirem comer mais que as mulheres sem ganharem peso. Têm mais massa muscular, e por isso conseguem queimar mais calorias.
A musculação e as hormonas
Uma outra grande diferença entre a musculação e o cardio, esta relacionada com as nossas hormonas. O treino com pesos tem uma tendência de colocar o corpo num estado anabólico, e encoraja os ganhos de massa muscular. O treino de cardio promove a libertação de cortisol, e esta hormona é a principal inimiga dos ganhos de massa muscular e promove a acumulação de gordura.
Conclusão
Então o que pensar da musculação e da queima de gordura? Resumidamente, a musculação é uma das melhores formas que temos para perder gordura. Quer de forma directa, como indirecta. A ideia que o cardio resolve todos os problemas de excesso de peso não é verdadeira. O cardio tem o seu papel, mas para um trabalho o mais eficaz possível é altamente recomendável juntar o treino de musculação ao regime de exercícios que temos.