O TRX é ainda um equipamento de ginásio bastante subestimado, e muitos não pensam incluí-lo nas suas rotinas de treino. Na realizada é um excelente equipamento, e pode ser utilizado em praticamente qualquer local para um treino de todo o corpo.
Os benefícios do treino com TRX
Um dos pontos mais interessantes do treino em suspensão é a forma intensa e constante como treinamos o core. É um estabilizador incrível.
Mas claro que existem muitos outros benefícios com o treino em suspensão como:
✓ Ajuda a melhorar a mobilidade e a flexibilidade
✓ Aumenta a resistência muscular
✓ Pode ser realizado em qualquer local desde que o consigas fixar/ancorar
✓ Ajuda na construção muscular
De seguida vamos listar 5 exercícios que consideramos serem dos melhores para aumentarmos a capacidade do nosso core. Não te esqueças, um core desenvolvido e forte, além de ser algo esteticamente fantástico, é muito benéfico para a tua qualidade de vida, pois irá evitar problemas de saúde ligados à coluna por exemplo, como te irá ajudar nos teus levantamentos mais pesados no ginásio, como por exemplo agachamentos, peso morto ou supinos.
Exercícios de TRX
#1 Prancha
✓ mantém a posição de prancha sobre os antebraços ou palmas das mãos enquanto "esmagas" ao máximo os teus abdominais e core por inteiro.
✓ foca-te em manteres os músculos dos abdominais tensos e o teu corpo está numa posição o mais neutra possível.
✓ Evita deixar a tua lombar/glúteos "afundar"
# 2 Encolhimentos
✓ Começa na posição de prancha, mas em vez de te manteres estático, puxa as tuas pernas na tua direcção utilizando os abdominais.
✓ Mantém a contração abdominal, e de seguida lentamente volta à posição inicial de prancha.
✓ Repete este movimento 15 a 20 vezes.
Nota | Um gesto importante neste movimento é parares por completo este movimento no início e fim do movimento. Desta forma vais evitar o balanço que para o fazer, e focas-te na contração muscular.
#3 Pikes
✓ Começa na posição de prancha novamente, e coloca as palmas das tuas mãos na direcção dos teus ombros.
✓ Pressiona as palmas das mãos no chão, e foca-te em levantar as tuas ancas, enquanto puxas as tuas ancas em direcção ao peito.
✓ A tua posição final deve ser semelhante a um V invertido. No início é difícil, mas com treino irás conseguir.
✓ Pára na posição final – mantém a tensão, e lentamente baixa as tuas pernas para a posição inicial. Repete o movimento 15 a 20 vezes.
Dica | Procura executar este movimento sempre o mais lentamente e controladamente possível, sempre tendo em mente o trabalho do core durante a execução.
#4 Mountain climbers
✓ Começa na posição de prancha, contrai os abdominais e puxa uma perna de cada vez em direcção ao peito.
✓ Segura a contração, e lentamente retorna a perna à posição de prancha enquanto "puxas" a perna contrária para o mesmo movimento.
✓ Repete este processo 15 vezes para cada perna.
#5 Oblíquos
✓ Começa na posição inicial de prancha. Contrai o core, como no primeiro exercício puxa as pernas para ti, mas desta vez em direcção aos teus cotovelos, na diagonal.
✓ Controla o teu movimento e volta à posição inicial de prancha.
✓ Repete o movimento do lado oposto.