Durante muito tempo foi aceite que o melhor cardio para perder gordura era o cardio de baixa intensidade. De acordo com vários estudos este método permitia que a maioria das calorias queimadas viesse principalmente da gordura. Hoje em dia, parte disto continua aceite, mas no entanto há mais variáveis em jogo que colocam em dúvida se realmente este tipo de cardio é mesmo o mais eficaz.
Qual é então o melhor cardio para queimar gordura?
O cardio mais eficaz para queimar aquela gordura chata e teimosa vai manter-te menos tempo do que pensas no ginásio. É o treino intervalado de alta intensidade (HIIT), e o conceito é muito simples.
Vais mudar a intensidade do treino, entre baixa a moderada, para intervalos de alta intensidade.Claro que olhando para o tempo de um treino de baixa intensidade (30 a 60 minutos), e o tempo gasto para realizar um treino de alta intensidade (nunca mais de 15 minutos) irias de imediato pensar que o gasto calórico é superior no primeiro, visto estares muito mais tempo a treinar. Mas isto não é verdade, pois o teu metabolismo graças ao treino HIIT vai subir, permitindo que continues a queimar calorias após o exercício durante horas (até cerca de 36 horas).
15 minutos de treino parece um número bom demais para ser verdade, mas na verdade é. No entanto tens de ter em mente que não é fácil. É um treino muito exigente, mas que te vai poupar tempo e ainda assim dar resultados. O treino HIIT vai manter o teu metabolismo acelerado, e isso permite que queimes mais calorias durante o dia.
O treino HIIT pode ser realizado com diferentes exercícios, seja eles no ginásio ou na rua. Faz sempre um aquecimento de 5 minutos para poderes realmente estar pronto para treinar e minimizares qualquer risco de lesão.
Vamos dar um exemplo de treino HIIT com sprints. Como és um principiante começa com uma corrida lenta de 30 segundos, e depois faz um arranque de 30 segundos a ritmo alto. Completa pelo menos 5 séries. Se achares que precisas de mais tempo a intensidade moderada, não há qualquer problema. Sobe para 45 ou 60 segundos se necessário.
Parece algo acessível, mas vais ver que é muito mais difícil do que aquilo que imaginas. Este treino vai exigir muito de ti. Vai procurando subir o número de séries à medida que te sentes capaz, tal como o tempo de baixa intensidade. Se conseguires realizar este treino num rácio de 1:2 estás numa forma fora do normal (exemplo: 15 segundos de descanso e 30 segundos de alta intensidade). Se preferires utilizar uma bicicleta, uma máquina de remo ou outro qualquer aparelho, a decisão é tua. Escolhe o aparelho que te der mais conforto.
Este treino vai permitir ires mais além na queima de gordura, por isso dá um pouco mais de ti porque vai valer a pena quando vires os resultados finais.
Conclusão
Mas atenção. O treino de baixa intensidade é também uma arma poderosa para queimares gordura. O ideal será combinares os dois durante a tua semana de treino, e aí sim, vais tirar partido de ambos, absorvendo os benefícios que ambos te dão.