Seja qual for o teu desporto, é normal por vezes sentires uma dor irritante que chega tão depressa como desaparece.
Sentir algumas dores é comum em desportos como corrida que envolvem movimentos repetitivos e de alto impacto, e muitas dessas dores dão-se quando há uma mudança nos treinos. Quando inicias algo diferente, o teu corpo precisa adaptar-se às novas exigências. Mais tarde nos treinos irás descobrir que um aumento da distância, da velocidade no caso da corrida, ou um aumento das séries ou cargas na musculação, podem provocar dores articulares e musculares.
As pessoas que desenvolvem lesões agem de formas diferentes, desde ir ao google para perceber o que se poderá passar, usar gelo por uns dias, ou ir até ao médico se não melhorarem, mas por norma nunca procuram mudar o treino e tentar perceber o que aconteceu.
Seguem abaixo algumas dicas e sugestões que podes seguir para entenderes melhor as lesões e também como as evitares ao máximo.
Dicas para evitar lesões desportivas
#1 Ouve o teu corpoO que significa exatamente isto? Pode ser complicado separar aquilo que o teu corpo te diz, daquilo que por vezes é o teu cérebro a dizer-te "cuidado". Procura colocar de lado o teu medo de ter uma lesão. As dores que tens afectam-te depois do treino? Continuas com dores mesmo dias depois de teres feito o último treino? Está a afectar-te os teus movimentos, obrigando-te a "mancar" e a limitar movimentos? Apareceu repentinamente?
Se dizes que sim a estas perguntas, deves ter muita atenção, descansar adequadamente e possivelmente é boa ideia procurares ajuda profissional.
#2 Descansa ou adapta o teu treinoSe sentes dores antes de iniciares o treino, certamente não te irás sentir melhor depois de o começares. Pergunta-te a ti mesmo se faz diferença falhares o treino, ou mudá-lo para outro dia. Por vezes um dia sem treino podem-te salvar de semanas numa lesão muscular.
Se não consegues ficar sem treinar, ou apenas sentes dor quando treinas, procura alterar o teu treino, e procura "fugir" ao que te causa a dor.
#3 Procura técnicas de auto-ajudaNa internet podes encontrar todo o tipo de informação, o que te pode levar a conclusões erradas, por isso é importante seres crítico e aprenderes a filtrar o que lês. Muitas vezes encontras boa informação para tratares lesões desportivas por ti próprio na internet, e que te podem salvar de problemas maiores.
#4 Desenvolve a tua forçaPor vezes algumas dores dão-se porque o corpo não é forte o suficiente para as exigências a que é submetido. Por isso aposta em fortalecer algumas partes do teu corpo, como o core, pois são áreas muito recrutadas e muitas vezes não acompanham outros grupos musculares com a mesma velocidade, resultando então numa lesão.
#5 Procura ajuda profissionalMesmo que a dor não aumente, se tentaste o que te sugerimos acima, sem dúvida que deves contactar um profissional.
O ideal será procurares alguém ligado ao desporto, pois essa experiência irá beneficiar o teu tratamento e futura recuperação.
Conclusão a retirar sobre lesões musculares
Qualquer dor que sintas a treinar deve ser levada a sério.
Nunca ignores o que teu corpo te diz, e não te esqueças que podes minimizar problemas seguindo algumas das recomendações que te demos acima.