A gestação não deve ser vista como um período de restrição ao exercício físico. Muito pelo contrário, é aconselhado que mantenhas um estilo de vida ativo e saudável.
Desde pilates, corrida leve, caminhada, hidroginástica, bicicleta, musculação leve ou yoga, é fulcral que comeces por procurar aconselhamento e que estas atividades sejam dadas por profissionais com experiência com gestantes.
Um plano de exercício adequado ajudará a:
- Fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade, o fluxo de sangue e o teu bem-estar, características importantes durante o período de gestação e recuperação pós-parto.
Não obstante, cada caso é diferente, pelo que antes de iniciares um programa de exercício deverás consultar um médico obstetra e procurar saber quais os exercícios aconselhados para gestantes.
Benefícios do exercício
√ Melhorar a condição física;
√ Evitar o aumento excessivo do peso corporal e da gordura;
√ Melhorar a postura corporal, a autoconfiança, o autocontrolo e o relaxamento;
√ Acalmar;
Os treinos de resistência muscular, com intensidade moderada, com ênfase no fortalecimento das costas, glúteos, membros inferiores e tronco, são uma excelente aposta, pois promovem uma correta postura e tonificação muscular do corpo da gestante.
Cuidados
√ Evitar estares deitada de barriga para cima após os primeiros 3 meses, pois esta posição provoca uma diminuição do aporte de sangue ao feto.
√ Evitar estar de pé parada/sem movimento durante longos períodos de tempo.
√ Apostar numa alimentação saudável e consumo de água: ingere hidratos de carbono antes de praticares exercício físico.
√ Evitar atividades que envolvam impacto, competitivas e com risco de queda.
√ As hormonas da gestação tendem a potenciar risco de lesões, por isso evita alongamentos demasiado complexos e desportos de contacto.
√ Utiliza a roupa correta, que permita respirar, e um soutien confortável, para além de sapatos acima do teu número, já que os pés tendem a inchar com a gestação.
√ Bebe muita água. Antes, durante e depois do treino.
√ No caso do aparecimento de algum sinal de mal-estar, deve-se cessar o exercício e consultar o médico.
Em suma
A prática de exercício físico durante a gestação é de extrema importância para uma gestação saudável, pois vai melhorar o teu bem-estar, estado de humor e ajudará a adaptares-te às alterações corporais.
A força e a resistência provenientes da actividade física são muito benéficas aquando do parto e da recuperação pós-parto.
Praticar exercício físico durante a gestação deve ser feito com acompanhamento e planeamento, dados os riscos mencionados.