Ir para o conteúdo principal
Treino

O Futuro do Fitness Passará Pela Realidade Virtual?

O Futuro do Fitness Passará Pela Realidade Virtual?
Evangeline Howarth
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Para quem presumir que os headsets de realidade virtual são apenas para jogos, ou para passeios virtuais até à praia, a ideia de um treino em realidade virtual poderá parecer estranha.

O VR percorreu um caminho longo desde os dias em que causava tonturas e há muito mais que se faz no mundo virtual para além dos videojogos. No presente momento, é possível desfrutar de uma série de tipos de treino diferentes e sentirmo-nos no centro de tudo, em vez de sentirmos que estamos a esbracejar no meio da sala de jantar.

Desde o confinamento, todos nós temos feito que chegue deste último tipo de atividade, portanto, se o ginásio não é o teu espaço de eleição, esta pode ser a forma ideal de dar um novo entusiasmo aos teus treinos. Vamos explorar um pouco o assunto…

O VR pode ajudar-nos a ficar em forma?

Os videojogos não são conhecidos por estarem associados a altos níveis de fitness, mas o VR transforma o nosso corpo inteiro num controlador. Isto significa que, se dermos por nós num ringue de boxe virtual, exercitaremos mais que apenas os polegares.

Um inquérito recente a 646 usuários de realidade virtual mostrou que o uso do mesmo havia melhorado significativamente o seu bem-estar físico e mental durante os confinamentos devidos à pandemia.1 A intensidade física dos treinos declarada pelos utilizadores de VR foi também significativamente mais alta que a dos utilizadores de consolas normais.1

Embora o tema ainda seja demasiado recente para haver dados sobre os benefícios a longo prazo do fitness em VR, a pesquisa inicial sugere que, se usado a alta intensidade e durante um período razoável de tempo, pode ter um impacto positivo na nossa forma física.2

Tornando o fitness novamente divertido

Não é apenas a intensidade dos treinos em VR que poderá estar a conquistar adeptos; todos sabemos que a consistência é o principal fator para ficarmos e nos mantermos em forma, e a realidade virtual está a ajudar também neste sentido.

O principal obstáculo ao treino regular? Não gostar de treinar. Uma investigação recente que analisou a importância da diversão para o fitness descobriu que a falta de novidades e de entusiasmo são fatores que contribuem significativamente para baixos níveis de atividade física, mas o fitness em VR pode ajudar a resolver este problema. 3

Com inúmeros treinos e cenários em que nos podemos submergir, não há hipótese de nos aborrecermos, em comparação com os treinos rotineiros no meio da sala, ou mesmo com a velha rotina de pernas no ginásio.

Assim, parece que, se estivermos com dificuldades em encontrar o estado de espírito certo para o fitness, o VR pode ajudar-nos a encontrar um novo foco e uma nova motivação.

Não se sente como um treino

Quer seja pelo ambiente competitivo ou simplesmente pela confusão à volta, o fitness em VR é ótimo para quem detesta as rotinas regulares no ginásio.

O estudo mencionado também refere as características imersivas da realidade virtual como uma distração positiva dos pensamentos negativos que muitas vezes fazem com que as pessoas evitem ou encurtem o exercício físico.3

Se sentes que os teus treinos se arrastam enquanto contas os minutos no relógio na passadeira, uma distração pode ser o elemento perfeito que vai fazer toda a diferença. Quando nos divertimos com alguma coisa, vamos querer continuar a fazê-la, e tirar prazer do treino é a melhor forma de garantir que vamos continuar a dedicar-lhe tempo.

É caro?

Se a intenção é procurar uma alternativa ao ginásio devido aos custos, esta pode não ser a solução. Embora os sistemas VR sejam hoje em dia muito mais acessíveis que outrora foram, o equipamento básico continua a ser dispendioso.

Se estás à procura de uma forma de treino que te entusiasme mais que o ginásio e não te importas de gastar algum dinheiro, esta pode ser uma excelente opção. Experimentar primeiro, antes de fazer o investimento, pode ser uma boa ideia, para garantir que vais efetivamente usá-lo e tirar partido dele.

 

Mensagem Final

As modas na indústria do fitness estão em constante mudança – vimos imensas alterações no modo como as pessoas fazem exercício apenas nos últimos 12 meses – e a realidade virtual pode sem dúvida alguma fazer parte do futuro nesta área.

Tornar o exercício físico mais divertido e excitante, a partir do conforto da nossa própria casa, é um dos principais atrativos. Generalizar-se-á alguma vez o seu uso? Teremos de esperar para ver.

 

1. Siani, A., & Marley, S. A. (2021). Impact of the recreational use of virtual reality on physical and mental wellbeing during the Covid-19 lockdown. Health and Technology, 11(2), 425-435.
2. Street, T. D., Lacey, S. J., & Langdon, R. R. (2017). Gaming your way to health: A systematic review of exergaming programs to increase health and exercise behaviors in adults. Games for health journal, 6(3), 136-146.
3. Lakicevic, N., Gentile, A., Mehrabi, S., Cassar, S., Parker, K., Roklicer, R., … & Drid, P. (2020). Make Fitness Fun: Could Novelty Be the Key Determinant for Physical Activity Adherence?. Frontiers in Psychology, 11.

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein