Todos querem o famoso "beach body", ou em português, "corpo de praia. No entanto a maioria não o consegue. Muitas vezes não é por falta de esforço. A maioria das vezes é por não saberem como seguirem de forma adequada um plano de treino que ajude a queimar o máximo de gordura possível.
Uma rotina de perda de peso bem pensada tem vários pontos importantes: há imensas variáveis que determinam o teu sucesso.
Quais são os melhores exercícios para emagrecer?
Treino de musculação
O melhor exercício para emagrecer é uma mistura de treino pesado de musculação e cardio. O treino de musculação é o melhor exercício que podemos realizar quando estamos em dieta para perda de peso. Treinar com pesos pesados é o melhor que podemos fazer para construir músculo e ganhar força. Se conseguirmos manter a nossa força lá em cima enquanto perdermos peso e fazemos cardio, estamos no caminho certo para o sucesso.
Se és um iniciado no ginásio 3 treinos por semana. Os dias devem ser divididos por tronco e membros inferiores. Na primeira semana treinas duas vezes tronco e uma vez pernas. Na segunda semana já fazes o contrário. Desta forma vais dar um estímulo novo ao teu corpo, o que te vai potenciar os ganhos.
Esta divisão de treinos vai-se focar essencialmente em movimentos compostos, o que permite uma grande libertação hormonal para uma máximo crescimento muscular e ganhos de força enquanto estamos a cortas nas calorias.
Mantém um registo daquilo que fazes. Aponta o peso, as repetições e o número de séries que fazes nos treino. Isto vai-te ajudar no progresso, e determinar o quanto a dieta te está a limitar o treino. Vais perceber se estás com a dieta demasiado restrita quando vires as cargas e o teu rendimento a diminuírem.
Treino de cardio
O cardio tem um papel muito importante num programa de perda de peso. Seja em jejum, depois do treino ou ao final do dia, nunca nos devemos esquecer de o fazer. O cardio em jejum é particularmente eficaz, mas exige uma boa condição atlética. Caso não te sintas confiante o suficiente para o fazer, opta pelo cardio depois do treino ou mesmo ao final do dia ou antes de dormir.
Deves fazê-lo todos os dias caso te sintas confortável para isso. Senão, adapta-o à tua condição e à medida que fores evoluindo vai também aumentando os dias de cardio.
Não te esqueças também de mexer na velocidade e inclinações em que realizas o cardio.
Conclusão
Como podes ver não é algo muito complexo em termos técnicos. Apenas tens que ter a vontade para o fazer. Se te esforçares e deres tudo em cada treino, os resultados surgirão.