Ir para o conteúdo principal
Treino

Corrida | Correr descalço, sim ou não?

Frederico Costa
Escritor8 anos Atrás
Ver o perfil de Frederico Costa

Quer andes pelas ruas super movimentadas de uma grande metrópole, ou estejas a treinar no teu ginásio

correr descalço
já deves ter visto algumas pessoas com umas sapatilhas muito curiosas calçadas. Este tipo são conhecidas por replicarem bem o andar descalço.

Durante décadas a população mundial andou a correr em sapatilhas cada vez mais avançadas, pois seriam esse tipo de sapatilhas a solução para lesões, e para termos o máximo de conforto possível.

No entanto há muitos que dizem que a melhor forma de corrermos é com este tipo de calçado.

Corrida descalça - Ida ao passado

Antes da criação das sapatilhas de corrida acolchoadas, as pessoas corriam descalças, ou no máximo de sandálias. Elas corriam pelos campos sem se preocuparem se tinham calçadas sapatilhas acolchoadas com suporte do calcanhar e mais umas quantas coisas para os proteger, como todos fazem hoje em dia. Elas apenas corriam de forma instintiva, sem pensarem em mais nada.

correr descalço

Hoje em dia, a maioria de nós se não tiver um incrível par de sapatilhas de última geração, sente-se incapaz de correr, pois acha que se está a sujeitar a todas as lesões possíveis.

Mas há a opinião contrária que vem de um grupo de pessoas que corre descalça. Eles acreditam que se corrermos de forma instintiva como fazíamos antigamente, estamos a evitar várias lesões ligadas a corrida.

No entanto isto não significa que usemos a mesma biomecânica de quando corremos com sapatilhas de última geração. É um tipo de corrida diferente, e o objectivo é a utilização do mínimo nos pés durante a corrida.

Técnica para correr descalço

Vai para o teu parque mais próximo, descalça-te, tira as meias e faz um sprint com a máxima velocidade que consigas na relva. Certamente irás sentir uma grande diferença na forma como os teus pés tocam no chão. Vais reparar que o teu calcanhar não toca no chão.

O primeiro contacto que vais fazer com o chão vai ser com o teu antepé. A tua perna e o resto do teu corpo vão funcionar como uma mola biomecânica que te vão impulsionar para a frente.

Se não tens a certeza do que está aqui a ser explicado, imagina quando corres com um par de sapatilhas modernas. O primeiro ponto de contacto é com o teu calcanhar. De seguida passas para a parte central do teu pé, terminando com a pressão a ser colocada no dedo grande do pé para a próxima passada.

Correr descalço, sim ou não?

Correr descalço é muitas vezes ridicularizado, existindo a ideia que pode causar grandes lesões aos pés. No entanto, há argumentos para os dois lados.

correr descalço
Vantagens:

1) Melhoria do equilíbrio

2) Fortalecimento dos músculos dos pés

3) Pode reduzir lesões (em particular no tendão de aquiles)

Desvantagens:

1) Proteção mínima do pé

2) Bolhas

3) Algumas dores no pé

myprotein