Ir para o conteúdo principal
Treino

Como Variar o Treino Cardiovascular | 5 Exercícios (que não correr)

Como Variar o Treino Cardiovascular | 5 Exercícios (que não correr)
Lauren Dawes
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Lauren Dawes

Os ginásios estão fechados, e voltaste à boa velha corrida ao ar livre quando tens meia hora livre depois de ter estado à secretária (que pode ter-se tornado entretanto o sofá) o dia inteiro. Por muito que apreciemos uma boa corrida, e por muito lugar que esta deva indubitavelmente ter na nossa rotina de exercício, por vezes queremos algo diferente para pôr o coração a trabalhar.

Sim, correr faz bem, mas podemos experimentar algo novo de vez em quando. Isso coloca novos desafios ao corpo e pode ser dúvida alguma contribuir para que tiremos mais prazer do exercício. É claro, se o teu vício inabalável é a corrida, vale a pena aderir ao nosso clube de corrida Strava. Mas se te sentes com vontade de experimentar algo diferente, vê as nossas sugestões abaixo.

1. Dança

Mesmo que não tenhas um dom natural para o assunto, dançar é um treino cardiovascular fantástico, com mobilização do core e de outros músculos. Quer prefiras organizar uma playlist e dançar na cozinha por meia hora, ou procurar online por um treino baseado na dança, esta atividade vai deixar-te a suar e com um sorriso na cara ao mesmo tempo.

À procura de algumas playlists para inspiração? Experimenta estas.

2. HIIT

O treino intervalado de alta intensidade, ou HIIT, não é nenhum segredo, vai deixar-te de rastos (no melhor dos sentidos). Períodos rápidos de exercício cardiovascular intenso são o ideal para aquelas pessoas que não conseguem achar piada à corrida. Mantêm a mente um pouco mais interessada, com toda a variedade de exercícios no circuito, e tem também a vantagem de trabalhar o corpo inteiro.

Pode ser difícil encontrar a motivação para o levar a cabo, porque o HIIT é certamente um treino desgastante. Mas, para aqueles que procuram um novo desafio, incorporar algumas sessões de HIIT por semana vai ajudar ao progresso.

Experimenta este treino de HIIT em casa quando tiveres 20 minutos de sobra.

https://youtu.be/9itVi7FCf0Y

3. Saltar à corda

Vai buscar aquela corda de saltar que compraste já no início do confinamento mas voltaste a esconder assim que te recordaste do quão difícil saltar à corda realmente é. Uns poucos minutos a saltar à corda vão fazer-te questionar como é que com 10 anos conseguias fazê-lo tão facilmente e durante o que pareciam ser horas. Mas um treino árduo é um bom treino, certo? Podes tentar fazer diferentes circuitos, por exemplo, 30 segundos de saltos, 30 segundos de repouso, ou podes simplesmente saltar durante tanto tempo quanto consigas, pondo à prova a tua resistência.

Mas prepara-te para dores musculares a sério nas canelas, no dia seguinte.

4. Ciclismo

Se tens uma velha bicicleta guardada na garagem, triste e solitária, vai buscá-la e dá-lhe uma limpadela. O ciclismo é uma das melhores formas de cardio, e trabalha a endurance, a resistência e as pernas.

Coloca-te o desafio de uma nova distância, um novo recorde pessoal de velocidade, ou uma nova rota todas as semanas, e toma nota dos teus progressos, para garantir que estás a pôr desafios renovados ao teu corpo a todas as semanas.

Quer se trate de uma bicicleta verdadeira ou de uma bicicleta de exercício a um canto que tem estado a acumular pó, salta-lhe para cima. Descobrirás que um novo desafio te motiva a cumprir regularmente os treinos.

5. Boxe

Um dos tipos de treino cardiovascular mais subestimados é o boxe. Não temos que ser o Anthony Joshua ou o Tyson Fury, mesmo uma aula para principiantes vai deixar-nos a suar.

Todos os clichés do boxe, como um saco e luvas, não são necessários: não terás que investir numa data de equipamento para experimentar.

Mas se o teu cardio habitual já te entedia um pouco, o boxe vai proporcionar um desafio em que trabalhar e uma nova capacidade a desenvolver.

Mensagem Final

Há muitas maneiras de diversificar a nossa rotina de treino cardiovascular (ou seja - de não nos ficarmos pela corrida!) e de colocarmos desafios constantes a nós próprios. Quer estejas com disposição para um pé de dança, ou à procura de um desafio mais intenso, como o HIIT, não precisas de te limitar a correr à volta do quarteirão.

Lauren Dawes
Escritor
Ver o perfil de Lauren Dawes

A Lauren é licenciada em Literatura Inglesa. No mundo do desporto e lifestyle é apaixonada por natação e recentemente descobriu a paixão por levantar pesos e Hot Yoga.

Normalmente aos fins de semana adora um bom almoço, experimentar receitas novas com os seus colegas de casa e tudo o que a ajude a quebrar a monotonia. Para si, o mais importante é manter um equilíbrio entre exercício físico e festas.

Descobre mais da vida da Lauren aqui.

myprotein