Adaptares-te a um estilo de vida saudável é mais fácil de se dizer do que realmente fazer. As boas intenções são isso mesmo, intenções. Basta algum obstáculo surgir na nossa frente que nos desviamos da nossa intenção, um estilo de vida saudável, e voltamos ao de sempre.
Vamos te dar dicas simples para te ajudar a manter na linha, e não te perderes com qualquer obstáculo que surja.
#1 Torna os teus objectivos bem claros
Se sentes que precisas de uma mudança séria, vais precisar de dividir tudo o que precisas fazer em categorias palpáveis. Fitness, alimentação e bem estar geral são três categorias distintas pelas quais podes começar.
Podes começar por pensar naquilo que gostarias de atingir em cada uma dessas áreas.
✓ Ir ao ginásio de forma regular é um bom começo, mas definir realmente quantas vezes iremos é uma abordagem mais eficaz.
✓ “Comer limpo" pode ser um pouco vago. Define as porções de vegetais diárias e uma cheat semanal. É algo bem mais concreto.
Começa a implementar estas mudanças, e saberás assim por onde começar.
#2 Procura ter uma base de suporte
É menos provável que falhes a tua sessão de treino se tiveres combinado com alguém a ida ao ginásio. Se conseguires criar uma dinâmica de trabalho de equipa tudo se tornará mais fácil.
✓ Ao criares e manteres uma boa base de suporte, nunca vais estar a lutar sozinho. Isto é particularmente importante em momentos sociais.
✓ Com um amigo por perto que tenha os mesmos objectivos nunca será a piada por parte de algumas pessoas.
#3 Recompensas
As tentações vão sempre surgir, mas se te souberes recompensar de forma inteligente vais correr muito menos riscos de falhar. Define um dia e uma hora para comeres algo menos saudável, mas com uma condição: primeiro terás de fazer um treino super intenso.
#4 Começa tudo aos poucos
Resolves definir que vais fazer uma mudança radical, e por isso decides que vais deixar de fumar, deixar de beber, vais ter uma alimentação saudável e começar também a praticar desporto diariamente. Será isto razoável de ser feito? Muito provavelmente não vais cumprir nada disto, pois é uma mudança demasiado brusca.
✓ Define um objectivo para começares, e dedica-te a ele algumas semanas. Mais tarde então estabelece mais um objectivo. É muito mais fácil se fores fazendo tudo aos poucos, mas de forma eficaz.
#5 Percebe a diferença entre um obstáculo e uma derrota
Por vezes podemos ter algumas falhas devido a obstáculos que surgem. No entanto isso não é razão para continuar a falhar, não fomos derrotados de nada.
Se algo nos desviou daquilo que devíamos, temos que entrar na linha na primeira oportunidade que surja, e não continuar a falhar. A atitude do tudo ou nada é algo que muitas vezes não funciona bem, são poucas as pessoas que sabem lidar com essa atitude de forma correcta.
#6 Sê consistente
Infelizmente muitos de nós não têm rotinas previsíveis. Se conseguires manter uma boa consistência, rapidamente isso se torna um hábito. E os hábitos são fáceis de serem cumpridos.
#7 Organiza a tua rotina
Se passares algum tempo a organizar as tuas actividades com antecedência vais ter menos problemas em cumprir tudo aquilo que queres.
Prepara as tuas refeições com antecedência, organiza os teus treinos e as tuas listas de compras do supermercado. Se não falhares nestas pequenas coisas, tudo se torna fácil.
#8 Define um horário adequado para ti
Procura organizar as tuas tarefas de forma a encaixarem bem na tua rotina diária. Se for mais fácil para ti ir ao ginásio à meia noite, não há qualquer problema. Não somos todos iguais, e por isso temos de definir horários diferentes.
#9 Não existem atalhos
A nossa cultura procura resultados rápidos em tudo. Mas isso é algo muito pouco provável de acontecer. Percebe que é necessário tempo para as coisas acontecerem, e as coisas não são para o dia seguinte.