Com tanta gente em casa para uma nova quarentena, todos temos tido que fazer adaptações à nova rotina. E enquanto que ter as crianças durante mais tempo em casa é uma fonte de preocupação acrescida para muitos pais, não é a única coisa a ter em conta.
O Covid-19 mudou as nossas vidas, ainda que temporariamente, mas isto dá-nos também a oportunidade de reavaliar e reinventar algumas coisas. Não só tivemos subitamente que repensar a nossa rotina, como estamos também a tentar manter-nos a nós e à nossa família ativos e felizes.
Há muito por onde explorar em matéria de exercícios divertidos para toda a família que nem parecem exercício, isto é, que não vão implicar muito esforço para convencer os miúdos a “alinhar”.
Aqui vão algumas ideias divertidas de fitness para toda a família que vão pôr toda a gente a mexer, incluindo o cão.
Hula Hoops
Talvez te recordes de horas incontáveis e bem passadas com os hula hoops quando criança. Com o surgimento de jogos e tecnologia mais avançados, os prazeres simples como o hula hoop ficaram um pouco postos de parte.
Mas não lhes faltam pontos a favor – continuam a ser divertidos, e são super baratos.
Uma sessão de hula hoop é uma atividade ótima para toda a família participar, e brincar com o hula hoop durante uma hora é um bom modo de queimar calorias. Se estiveres à procura de um desafio acrescido, porque não encomendar um hula hoop com pesos?
Saltar à Corda
Tal como os hula hoops, saltar à corda traz à memória imagens da infância.
Uma corda de saltar é relativamente barata, pelo que podes encomendar uma para toda a família. Para além de serem uma ideia pouco dispendiosa e eficaz de pôr toda a família a fazer exercício, são portáteis, de modo que podes levar uma com facilidade até ao parque mais próximo.
Saltar à corda é um excelente treino cardiovascular, que põe o coração a bombar e, a um ritmo adequado, pode queimar 600 quilocalorias por hora. Faz uma pesquisa online por variações do salto à corda para acrescentar diversidade ao treino e elevá-lo a outro nível de diversão.
Andar de Patins
Se tens uns patins velhos guardados na garagem, agora é uma boa altura para lhes tirar o pó!
Se és um caso típico, provavelmente guardaste-os há anos e já te esqueceste de quão divertidos podem ser.
Em vez de uma caminhada com a família, experimenta um passeio de patins. É uma forma de fazer o coração trabalhar, e um adulto pode queimar até 300 quilocalorias por hora.
Dançar
Se a dança é uma paixão tua, uma sessão de dança pode ser tempo de qualidade dedicado à família e um bom treino cardiovascular em simultâneo.
Um concurso de dança familiar é uma ocasião perfeita para descontrair completamente, e neste momento estamos todos a precisar de umas boas risadas.
Danças rápidas e hip hop são os melhores tipos de dança para eliminar calorias, e um adulto de tamanho médio queimará cerca de 400 quilocalorias por hora.
No essencial, não importa de facto o tipo de dança que preferes, uma vez que todos os tipos libertam endorfinas (a hormona do prazer).
Jogar Frisbee
Nos Estados Unidos, o Frisbee é quase objeto de culto. Noutros países, a sua popularidade também tem crescido. De facto, em alguns países, o “Ultimate Frisbee” é até uma opção de desporto em algumas escolas e faculdades.
Se tens espaço, como um jardim grande, jogar Frisbee é um excelente pretexto para apanhar ar fresco e correr um pouco.
Se não te atrai a ideia do Ultimate Frisbee, podes simplesmente atirar o Frisbee e recebê-lo, ou podes experimentar o “Golf de Disco” (sim, isso existe... experimenta fazer uma pesquisa!..).
Caminhar
Caminhar ao ar livre é algo que ainda podemos, felizmente, fazer, portanto certifica-te que usas bem o teu tempo disponível todos os dias para exercício. Mesmo que não vivas numa zona rural ou arborizada, podes fazer os possíveis com o que tiveres por perto.
Caminhar, seja dar apenas a volta ao quarteirão ou calcorrear um parque público, é uma boa forma de respirar ar puro. Se tiveres um cão, não te esqueças de que eles também precisam de exercício todos os dias.
Algumas crianças, em especial adolescentes, aborrecem-se com facilidade, mas podes injetar alguma variedade escolhendo percursos diferentes e incluindo atividades ou até um pouco de corrida ligeira.
Jogos de Recreio
Está na altura de regressares aos dias de escola. De que jogos gostavas? Dá o mote para um jogo da apanhada, escondidas ou bandeirinha para pôr toda a gente a mexer.
Dar uma oportunidade à família de sair um pouco e se afastar dos computadores, telefones e iPads é mais essencial que nunca, uma vez que toda a educação das crianças mudou para a esfera online. De facto, serão provavelmente as crianças quem mais apreciará a pausa longe dos écrans.
Este período de isolamento pode ser uma oportunidade de ouro para passar um pouco de tempo no jardim, jogar jogos mais tradicionais e fazer outras atividades.
Mensagem Final
As crianças estão acostumadas a um nível de atividade relativamente alto, especialmente as mais novas – fazem muitas atividades na escola, que é uma das razões por que é tão importante pô-las a mexer e encontrar alternativas.
Não queremos de forma alguma sugerir que tens de organizar aulas de educação física – poupa-te um pouco!
Mas em vez disso, vê esta situação como uma forma de passar tempo de qualidade e fazer exercício em família.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra Subscreve já, clicando aqui!
Traduzido por Hermano Moura
Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.
Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!
Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.