Ir para o conteúdo principal
Treino

Como escolher o ginásio certo? 6 fatores para te ajudar

Como escolher o ginásio certo? 6 fatores para te ajudar
Bernardo Lourenco
Escritor7 anos Atrás
Ver o perfil de Bernardo Lourenco

Entrar num ginásio é, para muitas pessoas, o ponto de partida ou uma forma de elevar o seu percurso atlético.

É o primeiro passo para se comprometer aos treinos de forma regular. Escolher o ginásio certo é essencial para manter a tua motivação no treino em alta e consistente.

No entanto, no momento de escolher um ginásio de eleição, quais são os fatores que poderão marcar a diferença? Nós temos todas as melhores dicas e considerações que deverás ter antes de fazeres o primeiro passo.

1. Localização

Inicialmente, tem em consideração onde estás disposto(a) a viajar para um treino. Geralmente, a tua regra de ouro devia ser “quanto mais perto melhor”.

Também depende de onde pensas treinar.

Se tencionas treinar nos teus dias de folga, escolhe um local perto de casa.

Se tencionas treinar mesmo antes ou depois do trabalho, um sítio perto do teu local de trabalho deve ser a tua primeira opção.

Quanto mais sacrifício tiveres de fazer para ires treinar, menos provável será manteres-te fiel ao plano inicial, sobretudo depois da “motivação de principiante” passar. Para além disso, irás lembrar-te disso cada vez que passares pelo ginásio durante o teu caminho para casa.

atleta_mulher_exercicios

2. Equipamento & Instalações

Que tipo de treino queres fazer?

Não faz sentido pagares mais para andares num ginásio que tem as melhores máquinas de musculação de sempre se o que gostas é de cardio. Uma das instalações que mais poderá influenciar a tua escolha é a piscina.

Uma excelente piscina pode valer muito o investimento extra na mensalidade se a usares regularmente.

prancha_lateral

3. Horas de Ponta

Marca um treino experimental à tua futura hora de treino mais provável. Observa o quão cheio estará o ginásio a essa hora.

Vê se o equipamento que quererás utilizar está livre.

Se é um ginásio absolutamente sobrelotado, terás de reconsiderar o teu regime de treino, ou pôr esse ginásio de lado.

Não faz sentido perderes tempo a ficar a olhar para outra pessoa a usar o equipamento que queres usar!

escolher_gym_mulher

4. Custos

Quando começas o teu percurso atlético, pode ser tentador pensar que “qualquer sacrifício vale a pena para alcançar os meus objetivos!” e apesar de isso ser admirável e tecnicamente verdade, quando o teu orçamento fica apertado, uma mensalidade de treino pode tornar-se num luxo que deve ser posto de lado.

No entanto, o custo consoante a utilização faz sentido.

Se um ginásio com melhores condições irá fazer-te ir regularmente e aumentar as tuas probabilidades de ir treinar, vale a pena se um ginásio mais barato não te motiva tanto.

Gastar 30 euros por mês num ginásio que não irás usar tão frequentemente é bem menos rentável do que 60 euros por mês num ginásio onde irás treinar 5 vezes por semana.

5. Aulas

A maioria dos ginásios oferecem aulas e vale a pena obter uma cópia dos horários da tua seleção de ginásios.

Por exemplo, se pretendes ir depois do trabalho e a última aula disponível é às 17h30, é provável que não te dê jeito.

Adicionalmente, alguns ginásios têm aulas suplementares em certas modalidades, então se apenas estás interessado(a) em yoga e o valor de cada aula é de 3 euros, calcula o valor total da mensalidade por mês para ter em conta no teu orçamento final.

Questiona os responsáveis se irão ter novas aulas ou horários—se és uma pessoa muita distraída ou com pouca paciência para treinos monótonos, isso poderá ajudar-te a regressar e a manter o ritmo.

6. A Clientela

Pergunta a outras pessoas que ginásios recomendam.

Se o teu melhor amigo, ou a tua melhor amiga, andam num ginásio por perto, isso poderá ser um incentivo para ires com ele/ela e treinarem juntos(as).

Contudo, se o teu colega de trabalho estranho é um membro nesse ginásio, poderás querer evitar lá andar para não te cruzares com ele. Algumas pessoas preferem ginásios divididos por género por fazê-los sentir menos inseguros.

Outras pessoas preferem ginásios sem essa divisão por sentirem mais motivação a frequentarem um ginásio com membros atléticos, ou atletas profissionais.

Independentemente da tua escolha pessoal, entrar num ginásio pode ser um grande passo no teu regime de treino.

NOVIDADE

Agora também estamos no Whatsapp. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra ? Subscreve já, clicando aqui!

Apaixonado por content marketing e por futebol. Criar conteúdo com elevada qualidade e que faça os leitores querer voltar ao blog todos os dias é o meu maior objectivo. É o que me guia todos dias. Conseguir criar uma experiência imersiva e duradoura com os leitores seria como marcar um golo da final de uma competição europeia!
myprotein