Ao começar no ginásio sabes que estás a entrar em um novo mundo, em uma nova jornada e há vários pontos que são importantes analisar antes ou no decorrer de todo o processo.
O que deves analisar e definir para a tua nova jornada? Aqui ficam alguns pontos principais e dicas importantes para ti:
• Estabelecer objetivos
Objetivos a curto e em longo prazo são importantes a serem definidos. Para que a motivação seja uma constância é importante que não te foques apenas em metas alcançáveis em um ou mais anos.
Veres mudanças em curto prazo é sempre gratificante independentemente de quais metas tenhas em mente!
O aconselhado é colocares pequenas mudanças – seja de mudança física, seja de desempenho, seja em nível de saúde – como metas de curto prazo e para grandes mudanças em metas de longo prazo.
É muito importante não estabelecer metas impossíveis. O impossível é atingível, porém não faças delas as tuas únicas metas. Não te esqueças, a frustração pode levar com que todo o progresso seja em vão e te faça perder o foco e, por fim, fazer-te desistir.
Já tens os teus objetivos definidos? Então está na hora de avançar para o próximo passo.
• Definir plano de treino
Algo a refletir: estás preparado para treinar sozinho (a) ou um acompanhamento profissional é necessário?
O aconselhado é teres sempre um acompanhamento para que assim consigas atingir os teus objetivos da forma correta, mais rápida e saudável.
Depois de tomada a decisão sobre o acompanhamento e teres absoluta certeza sobre as tuas metas, está na hora de encontrares qual o plano de treino indicado para ti e para os teus objetivos.
Cada tipo de meta implica um diferente tipo de treino. Existem algumas práticas que podem e devem ser comuns independentemente do objetivo – como rotinas de exercícios cardiovasculares –, mas também há exercícios não comuns direccionados à musculação.
Para definires o teu plano de treino, é sempre aconselhável um acompanhamento de um treinador profissional.
Todavia, existe uma imensa quantidade de informação no nosso blog que pode ajudar-te de uma forma direta, simples e correta.
• Analisar dieta
“A melhor dieta é aquela que consegues manter todos os dias” é uma das frases mais ditas por atletas competidores ou amadores de longa data.
É fácil criar uma lista de alimentos diários que precisas ingerir para atingires a tua meta. Todavia, o verdadeiro desafio está em conseguires completar esta lista com consistência.
Antes e durante de definires uma dieta restrita ou fazeres uma reeducação alimentar, aprende a ouvir o teu corpo e ao que ele e a tua mente conseguem suportar.
Um ponto importante a sublinhar é que mudanças drásticas tendem a levar ao insucesso.
Removeres do teu cardápio toda a “comida de plástico” e todas as fontes de açúcar pode não ser a melhor ideia se o fizeres de uma só vez! Procede por uma progressão e regista todos os pequenos passos de sucesso.
Lembra-te: consegues ir mais longe se caminhares ao ritmo certo.
• Manter motivação
Este é, com certeza, o passo mais difícil de manter, mas também é o mais importante. Manter a motivação na luta pela mudança não é fácil ainda que tenhas todos os preparos físicos e psicológicos.
No entanto, existem bastantes fatores que podem te ajudar.
o Estabelecer objetivos de longo e curto prazo
Estabelecer objetivos não apenas em longo prazo será, talvez, a melhor forma de manteres a tua motivação.
Fazer um registo de todas as mudanças ou melhorias no teu corpo ou no teu desempenho é uma ótima forma de te sentires concretizado e sentires que a tua luta está no caminho certo.
o Encontra uma companhia para as tuas metas
Não caminhares no teu objetivo sozinho pode ser um fator a teu favor e isto não implica necessariamente que o teu companheiro de jornada seja um profissional da área.
Ter um amigo ou colega que partilhe os mesmos objetivos será uma enorme fonte de apoio mental. Além disso, treinar juntos poderá ser bem mais divertido!
o Prevê possíveis obstáculos
Ao decorrer de todo o processo de evolução há obstáculos que nos dificultam em atingir as nossas metas. Tentar prever estes ditos obstáculos irá proporcionar-te um bom preparo e irá ajudar-te a os contornar.
o Regista e valoriza as tuas conquistas:
Não basta apenas batalhar todos os dias sem parar. É importante parar um pouco, de forma periódica, para analisar todo o progresso já feito. Visualiza o que já conseguiste, o que podes melhorar, o que podes fazer diferente e que possa facilitar o teu caminho.
o Escolher o ginásio certo:
Encontrar o ginásio certo é fulcral. Não assestando apenas à qualidade do equipamento e as condições que necessitas, dá importância a um ginásio onde te sintas em casa e acolhido.