Cardio em jejum - o que é?
Éum termo bastante popular entre os entusiastas do fitness. Em termos simples, é realizares cardio sem nada no estômago, por norma logo pela manhã.
A fonte energética preferida do nosso corpo são os hidratos de carbono. No cardio em jejum, como estás de estômago vazio o teu corpo terá de recorrer a outras fontes de energia, e a gordura seria a ideal a ser consumida, pois assim perderíamos peso.
Alguns dizem que sim, que vale a pena, outros dizem que nem pensar, é mau para a saúde. Em quem acreditar afinal?
É muito popular entre desportistas de alto rendimento pois é conhecido por ajudar a queimar gordura mesmo realizado em baixas intensidades. Sendo o exercício pouco intenso, é dito que o catabolismo também será reduzido, e a queima de gordura acontece. Por esta razão é tão popular neste desporto.
Os factos: correr em jejum para perder gordura, sim ou não?
Estudos demonstram que o cardio em jejum aumenta a capacidade de queimar gordura durante o exercício comparado com esse mesmo tipo de cardio, mas realizado com estômago alimentado.
No entanto, isto apenas acontece quando realizado com uma intensidade baixa, indicando que a gordura é queimada de forma eficiente apenas nesta situação.
Com isto em mente, podes contar com este exercício para te ajudar a reduzir o peso e a gordura.
Pensando de uma forma simples, mas lógica, basicamente estás a forçar o teu corpo a queimar as reservas de gordura, e a usá-las como fonte energética, pois não existe a fonte preferidada de energia, os hidratos de carbono.
Trinta minutos logo pela manhã vão ser suficiente, mas claro, se sentires necessidade podes aumentar o tempo. O truque é manteres sempre a intensidade baixa, pois desta forma vais minorar perdas de massa muscular.
Dicas & Conclusão
Sim. É um exercício a incluir numa rotina de perda de peso/gordura. É um tema controverso, mas se realizado com baixa intensidade as perdas de massa muscular irão estar minimizadas.
Recomendamos que ingiras 5g de BCAA's antes da corrida, pois vão evitar que corras o risco de te sentires fraco, minimizando as perdas de massa muscular.