Ir para o conteúdo principal
Treino

Treino de cardio para emagrecer e perder peso

Frederico Costa
Escritor8 anos Atrás
Ver o perfil de Frederico Costa

Este artigo vai explicar o porquê do treino de cardio de baixa intensidade ser importante para a perda de peso e para emagrecer.

Um treino de cardio de baixa intensidade é algo que é realizado durante bastante tempo, com movimentos repetitivos e que envolver vários músculos ao mesmo tempo, como por exemplo correr, nadar e andar de bicicleta.

O mito do cardio e dos ganhos de gordura

O cardio não te faz ganhar gordura. O que te provoca ganhos de gordura é ingerires calorias em demasia em relação aos teus gastos energéticos diários.

Criou-se uma ideia que o cardio reduz o nosso metabolismo, fazendo com que as pessoas ganhem gordura a longo prazo. Mas estudos mostraram que isso não acontece. De facto um corpo mais leve e menos musculado tem um metabolismo mais lento, e é daqui que esse argumento surge. Se pesarmos menos, então as calorias necessárias para nos sustentar serão inferiores às de alguém mais pesado e musculado.

emagrecer

Calorias queimadas pelo cardio

O cardio é uma forma muito eficaz de queimar calorias, pois pode ser realizado durante bastante tempo com uma intensidade moderada. Ou seja, conseguimos facilmente causa um défice calórico no nosso corpo.

Quando temos um défice calórico o nosso corpo precisa de ir buscar energia a algum "sítio". É aqui que entram as reservas de energia do nosso corpo. Quer a gordura, quer o músculo são reservas de energia.

Perda de peso com cardio de baixa intensidade?

Como com qualquer exercício, o cardio causa stress ao nosso corpo. O stress no corpo é sinónimo de altos níveis de cortisol na corrente sanguínea. O cortisol alto também está relacionado com a retenção de água.

Isto pode confundir algumas pessoas, e levá-las a pensar que estão a acumular peso, ou pelo menos não estão a perder, apesar de todo o cardio já feito. No entanto a retenção de água é completamente temporária, por isso não é necessário qualquer pânico. Continuas a perder peso, desde que estejas em défice calórico.

Benefícios

Um estudo concluiu que o cardio é tão bom quanto o treino de musculação para manter o metabolismo. Isto é importante, pois a dieta e a perda de peso fazem o teu metabolismo abrandar.

emagrecer

Um treino de baixa intensidade também é de fácil recuperação quando comparado com um treino de alta intensidade. Um treino de alta intensidade pode facilmente interferir com o rendimento do treino de musculação, ao contrário de um treino de baixa intensidade.

Baixa intensidade vs alta intensidade

A razão da musculação e dos treino de alta intensidade nos levarem a poder comer mais sem acumular gordura deve-se ao facto do músculo requerer energia para ser construído e mantido.

No entanto o treino HIIT interfere facilmente com o treino de musculação devido à grande exigência que tem na recuperação.

O treino de baixa intensidade permite-nos queimar calorias, e ter uma recuperação fácil do mesmo, ou seja, estamos rapidamente prontos para uma nova sessão e sem interferir no rendimento do treino de musculação.

energia para correr

Conclusão

A inclusão de um treino de cardio de baixa intensidade na tua rotina vai-te beneficiar a tua capacidade cardiovascular e a perder gordura. Se te estiveres a iniciar, começa com 20 minutos três por semana e vai subindo à medida que fores melhorando a tua capacidade.

myprotein