Quando nos aproximamos do verão, muitos de nós pensamos logo em definição e perda de peso, mas mesmo fora desta época de praia, o pensamento de dizer adeus à gordura está sempre presente.
Um pensamento errado é: "OK, está na altura de comer menos alimentos de "plástico", comer menos fora das refeições e treinar um pouco mais que resolvo o problema". Mas as coisas não são assim, bem longe disso.
Vamos então 8 dicas que te vão ajudar neste processo.
#1 Faz boas compras, faz stock e prepara as refeições
✓ Está sempre atento às promoções do teu supermercado. Quando apanhares aquela super promoção no peito de frango, compra uma grande quantidade sem receio. Fazes stock, e poupas dinheiro.
✓ O teu frigorífico é um dos teus grandes aliados quando estás a emagrecer. É graças a ele que vais poder preparar as refeições em avanço, e preparar toda a tua semana sem preocupações.
✓ Claro que uma das grandes vantagens de fazer compras de forma inteligente, é a grande poupança monetária que vais fazer.
#2 Sê preciso com as quantidades que ingeres
Se não tiveres cuidado com as quantidades de alimentos que ingeres, quando reparares estás a ingerir o dobro ou o triplo daquilo que deverias.
✓ A solução fácil e barata para ultrapassares este problema, é com uma simples balança digital de cozinha.
#3 Estás a contar as tuas macros?
Podes ser mais uma dos milhões de pessoas que contam calorias, mas que não fazem ideia do que sejam macronutrientes, muito menos como os dividir de forma correcta.
Ao calculares os teus macronutrientes, vais realmente saber aquilo que precisas para os teus objectivos. É aqui que entram os termos "low carb", "dieta hiperproteica", etc.
Não existe uma única receita de distribuição de macronutrientes que se possa dizer, "é a ideal". Cada caso é um caso. O que recomendamos é que tenhas as 2g de proteína por quilo de peso corporal como uma base para a tua dieta, e 1g de gordura também por quilo corporal, e partir daqui podes começar a manipular as quantidades.
#4 Trocas alimentares
É comum os extras que colocamos nas refeições aumentarem exponencialmente as calorias.
Queijos e molhos, podem aumentar as calorias em centenas sem dares por nada.
Mas se fores criativo podes ultrapassar isto com alternativas. Nos molhos porque não utilizares iogurte, ou queijo quark magro em substituição das natas?
Gostas de doces? Porque não experimentas os nossos aromas e toppings sem calorias?
#5 Aumenta a quantidade de frutas e legumes
As frutas e os legumes são fontes inigualáveis de micronutrientes, e além disto são baixas em calorias. Imaginas a quantidade de brócolos que irias ter que ingerir para atingires 200kcal? Perto de 600g, imenso.
São também excelentes fontes de fibra, e alimentos com uma grande capacidade de saciar e de te deixar satisfeito.
#6 Falta-te tempo? Os batidos são uma solução
Podes ter momentos do dia mais apressados, em que o tempo é muito curto. Nestes casos nada melhor que estares prevenido com batidos, que tenham tudo aquilo que necessitas. Desta forma não vais falhar nada na tua dieta.
#7 Aumenta a ingestão de água
A verdade é que a maioria de nós não bebe água suficiente diariamente. Nada funciona sem água, por isso a partir daqui já percebes a importância da água. Vais-te sentir mais cansado, mais irritável e com menos paciência para tudo sempre que te faltar água.
#8 Experimenta o jejum intermitente
É bastante simples. Estabelece um período de 6h em que podes comer (por exemplo, do meio dia às 6 da tarde). Tudo aquilo que tens para comer durante o dia, deve ser ingerido neste intervalo.
É uma forma que facilita a vida a quem tem rotinas muito inconstantes e com o tempo ocupado de forma permanente.