Ir para o conteúdo principal
Treino

5 Vantagens de Treinar em Casa – Olhemos para as partes boas!

5 Vantagens de Treinar em Casa – Olhemos para as partes boas!
Evangeline Howarth
Escritor4 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Com todos os ginásios fechados por ainda, muitas pessoas estão dedicadas ao treino em casa. Mas talvez tu não estejas – talvez estejas a aproveitar para fazer uma pausa, ou penses que não vai valer a pena fazer exercício sem o acesso a equipamentos.

Para reavaliares essa ideia, tem em consideração que existem algumas razões excelentes para treinar em casa. O ginásio é ótimo, claro, mas mesmo que não tenhas montado um ginásio caseiro, fazer exercício de outras formas vai continuar a impelir o teu progresso.

Há muitos benefícios e, em tempos difíceis, uma atitude positiva é essencial, portanto, aqui vão cinco vantagens de treinar em casa.

 

1. Obriga-te a mudar a rotina

Novos estímulos, novos progressos.

A permanência em casa alterou toda a nossa rotina, não apenas a do ginásio. Mudar o nosso programa de treino pode levar ao progresso em áreas nas quais nunca nos havíamos focado antes.

É possível fazer imensos progressos no fitness sem sequer tocar uma barra com pesos. Esta é uma oportunidade de ouro para desenvolver a tua força de pega, treino cardiovascular, alongamentos, flexibilidade e exercícios com o peso do corpo. Também podes usar este tempo em casa para experimentar novas rotinas e desenvolver novas aptidões.

Começa a praticar ioga e o teu corpo vai curvar-se e agitar-se como nunca. Podes focar-te no treino cardiovascular ou calisténicos, o que vai beneficiar imenso a tua forma física geral. Vais trabalhar os músculos de formas não habituais, e usar diferentes músculos e diferentes intensidades. Tal acrescenta interesse ao treino, e podes evoluir muito antes de voltares a entrar num ginásio. “Flexões na posição de pino? Feito.”

 

2. Não te vais esquecer dos headphones!

Cozinha. A postos. Duche. A postos. O necessário em matéria de roupas, água, sumos, suplementos, café, pré-treino, pós-treino. A postos.

Estares em tua própria casa significa acesso a tudo o que precisas, ao contrário do que acontece num ginásio. Esqueceste-te de material ou acabou-se a água na garrafa? Basta entrar na cozinha e abrir a torneira. Tens todas as barras de proteína e batidos que quiseres à mão.

Há uma dimensão libertadora no treino caseiro. Talvez essa seja a melhor parte - quando podes preparar uma sande entre séries, isso transforma a tua relação com o exercício.

 

3. Poupa tempo e esforço

Mudar de roupa, conduzir ou caminhar, enfiar as nossas coisas num armário, e fazer o mesmo à saída. Ir ao ginásio exige tempo.

Este é outro dos grandes pontos positivos do treino em casa – não é preciso deslocarmo-nos. Podemos começar imediatamente a fazer exercício e, uma vez que estamos em casa, podemos usar o que quisermos. Podes nem precisar de mudar de roupa (muito embora, se fores suar, se recomende que mudes!).

Também não vai ser preciso esperar por máquinas, bancos ou pesos. Podes fazer a tua rotina planeada sem questões nem problemas. E não é necessário sair sequer do quarto, pelo que tudo é mais fácil e conveniente.

Mesmo que não seja premente para ti a questão do tempo, é uma vantagem poderes demorar tanto quanto queiras. Podes fazer uma pausa de 5 minutos entre séries sem ninguém te pedir para saíres do sítio.

 

4. É mais higiénico

Bem, isto depende da tua casa, mas é claro que os bancos de ginásio ficam cobertos de suor, e que o equipamento é manuseado durante todo o dia pelas mãos sujas de toda a gente. É normal, e não é algo que normalmente te deva preocupar – especialmente se lavares as mãos antes e depois – mas é bom saber que estamos num ambiente limpo quando fazemos exercício em casa.

Estás também logo ali pertinho do duche. Podes esmerar-te tanto na limpeza pessoal quanto desejes e saber que não vais espalhar germes.

 

5. Tens controlo total

A música, o plano de treino, o material que empregas, a quantidade de tempo que tomas, tudo está sob teu completo critério. O treino em casa é inteiramente teu. Podes fazer deadlifts ao som de heavy metal, sem ser preciso usar headphones, e cantar ao som da música conforme te apetecer.

É uma grande oportunidade para experimentar alguns exercícios mais elaborados que podes não querer explorar em público. Se tens um par de halteres, podes fazer farmer's walks sem atrapalhar ninguém, ou curls e jumping jacks sem problemas de espaço. Acompanhar um video de Zumba? Sem problema. Podes fazer qualquer rotina de treino caseira que escolhas, por tanto tempo quanto queiras e gerando tanto barulho quanto te apeteça. De facto, porque não sair e praticar exercício ao ar livre?

Ter esta liberdade é uma sensação ótima.

 

Mensagem Final

O exercício em casa pode ser fantástico. Especialmente quando o tentamos encarar como uma oportunidade de aprender coisas novas e tentar rotinas diferentes. Precisamos de olhar para os pontos positivos e ter em mente que, independentemente do resto, podes continuar a dedicar tempo à tua forma física. Não pares e encontra os melhores planos de treino caseiros para ti.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra Subscreve já, clicando aqui!Traduzido por Hermano Moura

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein