Os produtos orgânicos estão a tornar-se cada vez mais populares na indústria . O produto mais vendido nesta área é sem margem para dúvidas a whey protein. Por isso para respondermos às exigências dos nossos consumidores criámos a nossa whey orgânica. Quais são então as diferenças, e o que podes encontrar nesta whey
Então como uma proteína é definida de "orgânica"? Esse processo começa nas quintas. As quintas orgânicas produzem os seus produtos sob regras bem duras e restritas. Algumas das regras prendem-se com o bem estar dos animais, como por exemplo, o gado que produz leite orgânico tem que ter livre acesso ao pasto, e bastante espaço nos locais de abrigo. Apenas podem ser administrados antibióticos caso fiquem doentes, e não é permitida a utilização de hormonas de crescimento. Por outro lado, o gado convencional não é criado com o mesmo padrão. São rotineiramente administradas antibióticos e hormonas, e podem alimentar-se de grãos e soja geneticamente modificados. O leite obtido a partir deste gado pode conter vestígios de antibióticos, hormonas e organismos geneticamente modificados provenientes da sua alimentação. Ou seja, a whey proveniente destes animais também pode ter os mesmo problemas que o leite.
A proteína orgânica também precisa ser produzida sem quaisquer químicos ou aditivos. Tem de ser feita utilizando apenas ingredientes 100% naturais. Assim estarás a obter a mais pura e saudável forma de whey protein. Muitas whey protein são "enchidas" com fillers em grande quantidade como a lecitina de soja. Alguns estudos sugerem que o consumo de grandes quantidades de soja pode prejudicar e reduzir a produção de testosterona e aumentar a produção de estrogénio no corpo, o que é o oposto daquilo que um praticante de ginásio quer.
Algumas wheys têm maltodextrina, que é um hidrato de carbono altamente processado com um índice glicémico alto que te pode aumentar os níveis de insulina. Outros fillers podem ser adoçantes, ou até açúcares.
Todos estes ingredientes podem ter um efeito negativo nos teus resultados, e claro, quando estás a comprar proteína quer comprar a maior quantidade possível pelo preço mais baixo, sem extras desnecessários. São no entanto ingredientes perfeitamente seguros e bastante consumidos pela população em geral, mas se procuras seguir uma dieta livre de aditivos artificiais, então a whey protein orgânica é a melhor escolha que podes fazer.
Actualmente não existem estudos em atletas que procurem as diferenças entre a utilização de uma whey convencional ou uma orgânica.
Existem muitos estudos sobre carne e leite orgânicos em comparação com gado convencional. Esses estudos mostraram que o gado orgânico tinha mais ómega 3, CLA e vitamina E, logo, o leite e carne produzidos também serão mais ricos nutricionalmente.
A mudança para a whey orgânica não é para todos, seja porque por norma é sem sabor ou devido ao alto preço em relação a uma whey tradicional. No entanto se procuras seguir uma alimentação orgânica, o mais "limpa" possível, a whey orgânica é a opção a tomar.