Perder peso não é fácil e, por isso, trazemos-te mais um artigo para te ajudar a atingir os teus objetivos e a ter um estilo de vida saudável.
Perder peso envolve dedicação, um excelente plano de treino e uma dieta alimentar sem falhas. Mas claro, podemos sempre acelerar um pouco mais o processo.
Vamos apresentar-te cinco poderosos suplementos que te podem ajudar a perder peso e a emagrecer.
Suplementos para emagrecer
1) Proteína
A maioria das pessoas associa a proteína a enormes bifes e a culturistas com massa muscular imensamente desenvolvida. Mas sabias que o aumento do consumo de proteína na dieta ajuda a reduzir a massa gorda e a sentires-te saciado?
A whey protein é um dos suplementos mais populares no mundo. É uma proteína com características particulares, tais como a rápida absorção e o conteúdo em aminoácidos essenciais. Além de ajudar na recuperação muscular, e contribuir para o crescimento da mesma, a whey está associada ao aumento da saciedade e à perda de peso.
Num estudo de 12 semanas feito por Frestedt et al (2008) um grupo de participantes com excesso de peso foram colocados numa dieta em que a ingestão calórica foi reduzida a 500 calorias por dia. Foi pedido a todos para consumirem um batido de whey protein ou outra bebida isocalórica 20 minutos antes do pequeno-almoço e 20 minutos antes de jantar.
A conclusão foi que ambos os grupos perderam peso de forma significativa, mas o grupo que ingeriu o batido de whey protein teve a maior perda de peso. Além de perderem mais peso, foram também aqueles que ganharam mais massa muscular.
A whey protein é sem dúvida uma mais-valia a ser incorporada na tua dieta para perda de peso.
2) L-Carnitina
O que é realmente a l-carnitina? A l-carnitina é uma substância natural produzida no fígado e rins a partir dos aminoácidos lisina e metionina. E o que tem de importante?
A l-carnitina traz vários benefícios, sendo um deles a perda de peso. A l-carnitina participa no transporte de ácidos gordos para as mitocôndrias onde são oxidados para produzir energia.
E não ficamos por aqui. Um estudo recente mostrou que a l-carnitina tem um papel importante em prevenir danos nas células provocados pelo exercício físico, e a sua suplementação tem efeitos benéficos no treino e na recuperação.
3) BCAA
BCAA é a abreviatura para aminoácidos de cadeia ramificada.
Este grupo de aminoácidos é bastante exclusivo, pois estão intimamente ligados à recuperação muscular, sendo que representam 35 a 40% de todos os aminoácidos essenciais presentes nas proteínas, e uns impressionantes 14 a 18% dos aminoácidos encontrados no tecido muscular.
E como é que eles podem ajudar na perda de peso?
- A suplementação com BCAA mostrou ser útil para regular os níveis de insulina do nosso organismo (Shah 2012), e têm um papel importante em várias reacções metabólicas. Um estudo realizado por Layman (2003) mostrou que existiam grandes evidências que a leucina pode aumentar a perda de peso.
4) Extrato de chá verde
O consumo regular de chá verde já foi considerado por imensos estudos científicos como benéfico para o bem-estar e como estando associado à perda de peso. E como é que o chá verde pode ajudar a perder peso?
O chá verde contém catequinas que participam em várias reações metabólicas, sendo que têm propriedades importantes na eliminação de radicais livres.
Um estudo feito por Hursel (2009) observou que, num grupo de participantes, o consumo de catequinas durante algum tempo reduziu o peso corporal. Os resultados finais deste estudo deram evidências que as catequinas têm um efeito positivo na perda de peso.
Por isso adiciona o extrato de chá verde à tua dieta e beneficia de todas as vantagens que este tem para te dar.
5) Ómega 3
Os ómega 3 são ácidos gordos essenciais que podemos obter de frutos secos, sementes, azeite e peixes como salmão ou sardinha.
Entre os ómega 3 temos dois ácidos gordos essenciais, o DHA e o EPA, que o nosso organismo não tem capacidade para produzir.
Um estudo feito por Parra (2008) investigou se o apetite podia ser afectado pelo ómega 3 quando incluídos numa dieta restrita em calorias.
Durante 8 semanas foi observada uma relação positiva entre o consumo de ómega 3 e a saciedade. Concluiu-se que os ómega 3 podem ajudar a reduzir o apetite, e, com isto, ajudar na perda de peso.
Conclusão
Se queres acelerar e aumentar a tua perda de peso, estes 5 suplementos serão uma boa ajuda. No entanto não existem suplementos mágicos, por isso a base de tudo tem de ser uma dieta adequada e treino regular.