Como é sabido, mesmo por aqueles que não praticam esta modalidade, o surf é um desporto intervalado em termos de esforço. Por outras palavras, o esforço é altamente variável, pois passa por momentos de grande "calmaria", para outros momentos com uma enorme intensidade, como quando chega a altura de remar para entrar na onda.
Este tipo de esforço exige que tenhamos glicogénio como fonte de energia primordial, assim como a fosfocreatina, que é muito útil para dar aquele "power" extra no drop. Os ácidos gordos também poderão ser utilizados, mas estão longe de serem a fonte preferida pelo corpo, pois funcionam de forma mais eficaz em exercícios de intensidade baixa e constante, aquilo que o surf não é.
Antes de passarmos aos melhores suplementos para o surf, vamos responder uma questão pertinente que se pode colocar com facilidade. Quais as vantagens que retiramos deste tipo de esforço, visto que a queima de gordura parece não acontecer?
De facto a queima de gordura não é algo comum durante a práctica de surf, no entanto devido ao tipo de esforço de alta intensidade a que este desporto nos submete, o nosso metabolismo irá acelerar, promovendo uma maior queima de gordura após cada sessão na água. Um pouco à semelhança do treino HIIT aqui discutido.
Melhores suplementos para um surfista
Podemos dividir a suplementação do surf em duas partes: antes da sessão e depois da sessão. Isto vai resultar em diferentes escolhas de suplementação.
Antes da sessão:
A primeira coisa importante a ter em conta, é que precisas de energia. A tua fonte de energia primordial está presente nos hidratos de carbono, por isso se há nutriente que jamais te deve faltar antes de uma surfada são os hidratos e carbono. Aqui neste ponto recomendo uma boa refeição que tenha arroz, batata, batata doce ou feijão por exemplo. A aveia é também uma das melhores opções que podes fazer em termos de fonte de hidratos de carbono. Uma fonte proteica é também importante, e podes optar por um simples bife ou peixe. Um batido de proteína whey é também uma boa opção a teres.
Passando a suplementação que é benéfica para um surfista antes da sessão:
BCAAs: este conjunto de três aminoácidos de cadeia ramificada, a leucina, isoleucina e valina têm um papel fundamental na construção e preservação da massa muscular. Não queres perder músculo enquanto surfas, e por consequência o teu rendimento piorar, certo? Então toma uma boa dose de BCAAs, e protege a tua a massa muscular, além de melhorares o rendimento dos teus músculos. Os BCAAs também têm um efeito positivo no estado de alerta, o que vai beneficiar a tua sessão.
Beta Alanina: este aminoácido vai aumentar a tua força muscular, assim como a tua resistência. Isto acontece devido à capacidade que tem em aumentar os níveis de carnosina do corpo. E claro, isto no fim vai-te permitir aumentar a tua resistência dentro de água, permitindo-te surfar por mais tempo, e assim melhorares o teu nível.
Alguns snacks que recomendamos antes do treino também:
Manteiga de amendoim: se gostas de manteiga de amendoim, não há melhor altura para dares umas colheradas nela antes da surfada. A manteiga de amendoim é uma fonte de gorduras boas, proteínas, hidratos e fibras. Mas opta sempre pela manteiga de amendoim natural, não por aquelas cheias de químicos e açúcares. E que tal uma sandes de pão de avó carregada de manteiga de amendoim?
Brownies, bolachas e wafers proteicos: não queres trabalho, mas precisas de uma fonte de energia rápida para a sessão? E com sabor? E ainda por cima saudável? Experimenta estes snacks, e prepara-te para as ondas.
Depois da sessão:
Hidratos de carbono de absorção rápida: depois de umas horas na água, precisas de repor as energias gastas, e para isso nada melhor que hidratos de carbono que tenham uma absorção rápida, como por exemplo a dextrose, a maltodextrina ou o waxy maize. Esta é uma forma rápida de iniciares a recuperação dos teus músculos, e já te estares a preparar para a próxima.
Whey protein: a whey protein devido à sua rápida absorção é a combinação perfeita para os hidratos de carbono que referi acima. É o alimento que os teus músculos precisam para se reconstruírem, e estarem prontos para a próxima surfada. E com tantos sabores disponíveis (mais de 50!), não vais querer outra coisa.
No entanto se preferires, podes optar por um dos três snacks que te referimos anteriormente para comeres depois do treino, são excelentes para recuperar o teu corpo e fornecer-te a energia que precisas.