Parte II: L Carnitina, ZMA e Vitamina B6
1. L Carnitina: O que é, para que serve, como tomar?
O que é?
A L Carnitina pertence à categoria alimentar das vitaminas, podendo ser enquadrada como Vitamina B. Esta substância, é produzida naturalmente pelo nosso fígado e rins, a partir de Lisina e Metionina
A principal função da L Carnitina é ajudar o corpo a transportar gordura para dentro das mitocôndrias. Consequentemente, após a gordura transportada lá chegar, esta é oxidada e transformada em energia.
A partir deste breve preâmbulo já conseguimos compreender a importância desta substância para o treino de musculação, pois trata-se de um excelente veículo para nos fornecer energia que tanto precisamos.
Funções
Podemos assim, começar por sintetizar uma das principais funções da L Carnitina: produção de energia, devido ao processo de libertação de aminoácidos “gordos”. Passando a explicar:
A L-Carnitina está essencialmente concentrada em tecidos que utilizem a gordura como uma fonte energética, tais como os músculos esqueléticos e cardíacos, funcionando como uma ponte para os ácidos gordos de cadeia longa dos alimentos, ao transportá-los para as mitocôndrias.
Este processo permite a metabolização dos ácidos gordos, e assim utilizá-los como uma fonte de energia.
Perda de peso:
- Devido o processo metabólico que explicamos anteriormente. De forma mais simplista, a L Carnitina ajuda-nos a perder peso pois ao promover a libertação de aminoácidos gordos, utilizando-os como fonte energética, impede que estes sejam armazenados pelo nosso corpo, sob a forma de gordura.
- Além disso, mais energia durante o treino equivale a uma melhor performance, logo, caso seja caso disso, maior intensidade, que se traduzirá, caso se realize um treino aeróbio, em perda de peso.
Melhorar a performance no treino:
- Aumento da performance devido ao uso de L-Carnitina baseiam-se na sua capacidade de aumentar o metabolismo das células de gordura, o que aumenta a energia.
Como tomar L Carnitina?
Por fim, em relação a como deve ser tomada, oferece dizer que a dose diária recomendada de L-Carnitina está entre as 2-3g, divididas entre duas a três tomas.
Pode ser tomada em diferentes alturas do dia, sendo o mais usual entre refeições. Usada como pré-treino, cerca de 30 a 60 minutos antes de treinar, é uma boa opção também.
2. ZMA: o que são, para que servem, como tomar?
O que é?
O ZMA é um suplemento feito com dois minerais, que são o magnésio e o zinco, e ainda vitamina B6.
Os seus benefícios para a tua saúde e o teu treino são inquestionáveis, sendo estes vários e de grande magnitude, no entanto, visto que este artigo serve meramente um fito introdutório, apenas cingiremos a nossa análise aos principais, e que a nosso ver, detêm a maior importância.
Nota: A dose de ZMA convém seguir a regra de 10 vezes mais magnésio que zinco.
Benefícios e Funções
Zinco
Assim, e começando pelo mineral Zinco, este desempenha várias funções, incluindo um papel na metabolização de hidratos de carbono, proteínas e gorduras, e no desenvolvimento normal durante a gravidez, infância e adolescência.
O Zinco desempenha também um papel de otimização do processo de síntese proteica, pois estimula as enzimas responsáveis pelo mesmo.
O Zinco pode ser encontrado em alimentos tais como: frutos secos, salmão e frango, banana, avelã, camarão cozido, além de carne, crustáceos, lacticínios e cereais.
Magnésio
Há mais de 300 reacções químicas que acontecem no corpo que necessitam de magnésio, sendo, efetivamente, um mineral essencial para termos o corpo a funcionar.
Podemos encontrá-lo em vegetais folhosos, grãos integrais, sementes, frutos secos e lacticínios, por exemplo.
Descobre mais sobre o Magnésio:
3.Vitamina B6
A vitamina B6, também chamada de piridoxina, desempenha funções no organismo como manter o metabolismo e a produção de energia adequados
Esta vitamina está presente em alimentos como peixes, fígado, batata e frutas, e a sua falta provoca problemas no organismo.
Relativamente a doses recomendadas, um adulto, seja homem ou melhor, deve ingerir cerca de 1,3 gramas de Vitamina B6, sendo esta a dose recomendada pela Organização Mundial de saúde.
Por fim, A melhor altura para a toma de ZMA é sem a menor dúvida antes de dormir devido aos benefícios já discutidos anteriormente. 30 minutos antes de deitares é um bom timing.
Parte I...
NOVIDADE ?
Agora também estamos no Whatsapp. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra.
Subscreve já, clicando aqui!