Os nossos corpos precisam, para funcionar, de energia, que medimos na forma de calorias, da mesma forma que os automóveis precisam de combustível. Algumas fontes de energia, como a gordura e as proteínas, tomam mais tempo a ser digeridas e transformadas em energia, enquanto que os hidratos de carbono são a opção preferencial do corpo como fonte de energia rápida.
Quando falamos na energia que alimenta os músculos, tratamos especificamente da glicose, a substância que os mantêm (assim como o cérebro, coração e pulmões), juntamente com o resto do corpo, a funcionar. No entanto, não encontramos "glicose" na prateleira do supermercado ou à venda como suplemento.
Continua a ler para descobrir como a dextrose, uma forma pura de glicose, pode ajudar-te a aperfeiçoar a forma como forneces energia aos teus músculos.
O que é a dextrose?
A dextrose é um açúcar simples – o oposto dos “hidratos de carbono complexos” recomendados para uma libertação lenta de energia. Quimicamente, trata-se da mesma estrutura que a da glicose que se encontra nos nossos corpos – a fonte primária de energia do corpo. É também um componente do xarope de milho rico em frutose (a frutose provém da fruta).
A dextrose é um açúcar?
Sim, a dextrose é classificada como um açúcar. Há vários tipos de açúcar, de simples (moléculas pequenas) a complexos (vários tipos de cadeias mais longas de moléculas). A dextrose disponível no mercado é tipicamente feita de xarope de milho e tem uma digestão fácil, entrando rapidamente na corrente sanguínea.
Quem a deve usar?
Qualquer pessoa que precise da energia de um açúcar simples pode usar a dextrose. É frequentemente usada por atletas de resistência que precisam de uma fonte de energia rápida e constante durante o treino (como a que se encontra nas bebidas desportivas).
Pode também ser usada regularmente para o carb-loading. No entanto, devido à sua capacidade de ocasionar picos de insulina e aumentar a absorção de outras moléculas (como aminoácidos), pode ser usada igualmente por qualquer pessoa que pretenda aumentar o impacto de suplementos pós-treino.
Quando devo usá-la?
1. Quando precisas de mais energiaPode ser usada em momentos diferentes, dependendo do teu plano de treino. Se não comeste nada e a falta de energia é uma preocupação, tomar dextrose antes do treino pode ajudar.
2. Quando fazes exercício de resistênciaComo mencionado acima, os atletas de resistência podem preferir usá-la em pequenas doses durante as sessões de treino longas e esgotantes.
3. Como pós-treino para aumentar a absorção de nutrientesAlgumas pessoas adicionam-na simplesmente ao seu batido depois do treino para ajudar à absorção de outros nutrientes. Se estás a seguir um plano de ciclagem dos hidratos de carbono, a dextrose deve ser usada nos dias de altos hidratos.
Quais são os benefícios da dextrose?
O exercício físico cria desafios aos músculos e esvazia as suas reservas de energia (na forma de glicogénio) e as fibras musculares (constituídas por proteína). Usamos batidos de proteína para ajudar o organismo a reconstruir as fibras musculares e precisamos de hidratos de carbono para restaurar as reservas de glicogénio.
Quanto mais rapidamente substituímos estes nutrientes essenciais para os nossos músculos, mais rapidamente recuperamos e ficamos a postos para o próximo desafio ou treino.
Uma vez que a dextrose é um açúcar simples, é muito facilmente digerida e transportada para todo o corpo. Atua rapidamente para um benefício quase imediato.
Ingerir dextrose depois de um treino também aumenta a resposta de insulina do corpo, o que pode ajudar os músculos a absorver proteínas e a restaurar as reservas de glicogénio para recuperar rapidamente.
A dextrose é vegana e sem glúten?
Por ser derivada do milho, a dextrose é 100% vegana e não tem qualquer glúten. É considerada um produto natural.
Quais são os efeitos secundários da dextrose?
Os potenciais efeitos nocivos da dextrose estão relacionados com o controlo dos níveis de açúcar no sangue (hipo- ou hiperglicemia) devido à forma como faz a insulina funcionar.
Por ser um açúcar simples, implica também todos os potenciais efeitos secundários de qualquer alimento rico em hidratos de carbono – pode causar desconforto gastrointestinal e outros sintomas relacionados com picos e quebras dos níveis de açúcar no sangue.
A longo termo, demasiados açúcares na nossa alimentação podem levar a um mau controlo do açúcar no sangue, por isso é aconselhável termos cuidado com todos os açúcares que compõem a nossa alimentação.
A dextrose na alimentação
A dextrose está presente de forma natural no milho e em algumas outras plantas. Comercialmente, é muitas vezes usada em bolos e noutros alimentos que contêm adoçantes, como doces, cereais de pequeno-almoço e sobremesas congeladas. Não te surpreendas se adicionar dextrose ao teu batido pós-treino lhe der um sabor mais doce – estás a adicionar um açúcar!
Mensagem Final
A dextrose, sendo uma substância simples na sua natureza e na sua atuação, pode ter uma ampla variedade de benefícios para quem tem necessidade de melhorar a sua ingestão de hidratos de carbono. Embora influencie os níveis de açúcar do sangue e não seja uma escolha adequada para toda a gente, é um meio rápido e eficaz de aumentar os nossos níveis de energia e pode desempenhar um papel em maximizar os resultados do teu treino.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Traduzido por Hermano Moura
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.
Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.
Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.
A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.
Para saberes mais da Claire, clica aqui.