Este artigo cumprirá o propósito de abordar e explicar as principais vantagens decorrentes da toma de Metilsulfonilmetano (doravante referido abreviadamente como MSM).
Começaremos por explicar, de forma clara, o que é esta substância, seguidamente passaremos ao tema central deste artigo – os benefícios - e terminaremos a nossa análise explicando como se deve tomar o MSM e quais as doses recomendadas.
O que é?
O metilsulfonilmetano (MSM) é uma forma orgânica de enxofre, que aparece na natureza em todos os organismos vivos biologicamente ativos.
É um pó cristalino, inodoro, branco e altamente solúvel obtido nas águas dos oceanos. Além do cálcio e do fósforo, o enxofre é o terceiro mineral mais importante no corpo humano.
Uma pessoa em crescimento contém aproximadamente 140 gramas de enxofre no organismo.
Aproximadamente metade dessa quantidade é encontrada no tecido muscular, pele e ossos.
Sabe-se ainda que, a deficiência de índices biológicos de enxofre pode ter como consequência um mau funcionamento das células, tecidos e órgãos do corpo.
Benefícios do MSM
Os benefícios resultantes da toma de MSM são vários, no entanto, para facilitarmos a tua compreensão, optámos, neste artigo, por selecionar apenas os 7 principais, de forma a podermos explorar cada um deles em maior detalhe.
1. Efeito Sinergético:
- O MSM aumenta a ação de muitas vitaminas e outros nutrientes, entre eles vitamina C, coenzima Q 10, todas as vitaminas do complexo B, vitamina A, D e E, aminoácidos, selênio, cálcio, magnésio e muitos outros. O MSM melhora e otimiza o processo de captação desses nutrientes e vitaminas.
2. Neutralização de Radicais Livres:
- O MSM é capaz de se ligar e inativar radicais livres, que são moléculas instáveis e átomos com eletrões desemparelhados. Os radicais livres não são nocivos, aliás, a vida sem radicais livres é impossível.
- Estes, de facto, são imprescindíveis para a produção de energia. O fígado produz radicais livres durante a quebra de substâncias nocivas e as defesas do organismo usam esses radicais livres para matar vírus e bactérias.
- Porém, a superprodução de radicais livres pode ser prejudicial ao organismo, e é aí que entra a ação do MSM, combatendo os radicais livres "extras" que o corpo produz.
3. Inativação de Toxinas:
- Esta substância tem a capacidade de dissolver muitos compostos orgânicos e inorgânicos, pois reage com toxinas, inativando-as e promovendo a excreção delas.
- Além disso, o MSM aumenta a permeabilidade das membranas das células,tornando mais fácil a entrada de nutrientes, nas mesmas, aumentando assim drasticamente, a capacidade das células em excretar produtos sem utilidade para o organismo.
4. Neuroproteção:
- Como sabemos, o cérebro é extremamente sensível aos efeitos de materiais tóxicos e compostos orgânicos. Muitos desses compostos tendem a acumular-se nas células nervosas.
- Este é um dos poucos compostos que podem facilmente atravessar a barreira hematoencefálica, exercendo assim um efeito preventivo e reparador nos danos das células, pois restaura a elasticidade e permeabilidade das suas membranas.
7. É um importante aliado no alívio dos músculos doridos:
- Especialmente combinado com a vitamina C, este composto tem demonstrado capacidade para reduzir ou eliminar a incidência de músculos doridos nas pernas e costas.
- Esta substância apresenta ainda índices elevados de sucesso em pessoas mais idosas, prevenindo desconfortos durante a noite ou após longos períodos de inatividade. Muitas pessoas com músculos e articulações “doridas” têm obtido melhoras visíveis após o uso de MSM por um certo período.
Como Tomar e Dosagem
A dosagem ideal depende da natureza e da intensidade dos sintomas, caso estes já se verifiquem, de facto, e a ação preventiva não seja mais uma possibilidade. Na maioria dos casos, é suficiente tomar uma dose inicial de 3g duas vezes ao dia.
Após vários meses essa dose pode ser diminuída para 2g duas vezes ao dia.
É recomendável tomar o MSM com água meia hora antes das refeições. Por fim há apenas que ressalvar que os valores indicados são valores médios, que deverão, por isso, ser adaptados a cada um.