O que é a L-Carnitina?
A L-Carnitina é habitualmente associada à perda de peso. Isso acontece pois ajuda o corpo a produzir energia ao libertar ácidos gordos.
O nosso corpo produz carnitina no fígado e rins a partir da lisina e metionina. No entanto, também conseguimos obtê-la a partir de fontes animais, como carne vermelha e produtos lácteos, ou mesmo a partir da suplementação com L-Carnitina.
Um estudo do The Journal of Physiology mostra evidências de que a suplementação com L-Carnitina permite melhorar a performance física, o que vai permitir criar mais massa muscular.
Em média, o corpo armazena cerca de 20g de L-Carnitina, estando a maioria armazenada no músculo esquelético.
No entanto, esta quantidade não será suficiente para obter benefícios, e por isso a suplementação com doses extras de L-Carnitina é comuns para melhorar os resultados.
A L-Carnitina emagrece?
A L-Carnitina está essencialmente concentrada em tecidos que utilizem a gordura como uma fonte energética, tais como os músculos esqueléticos e cardíacos.
Ela funciona como uma ponte para os ácidos gordos de cadeia longa dos alimentos ao transportá-los para as mitocôndrias.
Este processo permite a metabolização dos ácidos gordos, e assim utilizá-los como uma fonte de energia.
Logo, podemos dizer que a L-Carnitina é benéfica para a perda de peso e para emagrecer, pois facilita a utilização dos ácidos gordos como fonte energética, evitando assim que eles sejam armazenados. Além disso, temos o claro benefício em termos de energia, que irá melhorar a performance física, o que leva também a benefícios na perda de gordura.
Mais L-Carnitina = Mais energia para treinar = Melhores resultados
Não há estudos que provém em definitivo a relação directa da perda de peso com a suplementação com L-Carnitina, mas são conhecidos os benefícios sobre o exercício aeróbico, melhorando assim a performance.
Os benefícios da L-Carnitina
A L-Carnitina está ligada a vários benefícios, entre os quais:
– perda de peso
– melhoria da performance física
– melhoria da saúde e bem-estar
– aumento da concentração
Os argumentos para o aumento da performance devido à L-Carnitina baseiam-se na sua capacidade de aumentar o metabolismo das células de gordura, o que aumenta a energia e permite-te melhorar o rendimento atlético durante mais tempo.
Devido à capacidade para transportar os ácidos gordos para as células para serem oxidados (utilizados como energia), foram realizados vários estudos para ver o efeito na composição corporal.
Isto porque, existindo a possibilidade de melhorar a performance por permitir realizar exercícios de alta intensidade por mais tempo, seria benéfico também para a perda de gordura.
Como e quando tomar?
A dose diária recomendada de L-Carnitina está entre as 2-3g, divididas entre duas a três tomas.
Pode ser tomada em diferentes alturas do dia, sendo o mais usual entre refeições.
Usada como pré-treino, cerca de 30 a 60 minutos antes de treinar, é uma boa opção também.
Conclusão
Com os variados benefícios referidos anteriormente, a l-carnitina pode ser uma mais valia para muitos praticantes de desporto que procurem uma melhoria no seu rendimento.
Descobre mais artigos para melhorares a tua performance!
Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.
Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.
A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.
Para saberes mais da Claire, clica aqui.