A garcinia cambogia é um ingrediente que pode dar uma grande ajuda na perda de gordura. É relativamente novo no mundo fitness, por isso ainda há algumas questões que se colocam à sua volta.
É uma planta que se pode encontrar no Camboja, sul de África e Polinésia. Também conhecido pelo nome malabar tamarindo ou goraka, o extracto da sua fruta é usado para ajudar na perda de peso. Sempre foi tradicionalmente usada como um aditivo alimentar, para melhorar o sabor dos alimentos e para aumentar a saciedade no fim de cada refeição.
A garcinia cambogia emagrece mesmo?
A garcinia cambogia foi referida em diversos estudos como benéfica para baixar o peso e reduzir a massa gorda em humanos.
Por exemplo, recentemente o efeito deste suplemento na perda de peso foi estudado numa meta análise por Onakpoya et al. (2010).
Através de 12 estudos clínicos o efeito da garcinia foi investigada em indivíduos normais e com excesso de peso, medindo a gordura visceral, peso, saciedade, ingestão diária de alimentos, composição corporal, o índice de massa corporal e a proporção entre a cintura e as ancas.
No que toca à perda de peso que a garcinia promove, há várias explicações para isso. A primeira é que esta substância inibe a lipogénese, bloqueando a enzima que leva a esse processo, o que traz uma redução da acumulação de gordura. Também foi associada a um aumento da saciedade e a reduzir a compulsão alimentar, e isto associa-se ao aumento dos níveis de serotonina que a garcinia promove.
Reduzindo a acumulação de gordura e o apetite, temos uma associação perfeita para perder peso e gordura.
Outros benefícios
Há vários benefícios que podemos encontrar e associar a esta planta, uma vez que é rica em minerais e vitaminas como cálcio, fósforo, ferro, tiamina, riboflavina e niacina. O ácido hidroxicítrico, presente em grandes quantidades na casca desta fruta, é o responsável pelos benefícios que ela traz em perda de peso.