Ir para o conteúdo principal
Suplementos

EAA | A alternativa à whey para desenvolvimento muscular pouco calórico

EAA | A alternativa à whey para desenvolvimento muscular pouco calórico
Claire Muszalski
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Claire Muszalski

Com tantos produtos de proteína à nossa disposição - wheycaseínaEAABCAA – não é difícil ficar na indecisão. Por isso, simplifiquemos as coisas.

A desenvolvedora de produtos da Myprotein e nutricionista Katie Brown vai proporcionar-nos um panorama geral dos factos, para que possamos fazer escolhas bem informadas e adequadas para nós. Vamos abordar a questão dos EAA. Para que servem? E serão melhores que a whey?

 

O que são os EAA?

Mais um acrónimo do mundo da nutrição desportiva. EAA representa o termo Aminoácidos Essenciais (do inglês Essential Amino Acids), que são os blocos de construção das proteínas. Muito simples.

A este ponto, a questão complica-se um pouco.

Os aminoácidos são cadeias de compostos de carbono, azoto, hidrogénio e oxigénio. Estas cadeias mais pequenas juntam-se para formar moléculas grandes de proteína.

Para digerir as proteínas que comemos, os nossos corpos têm de as quebrar em aminoácidos individuais. Estes últimos podem depois ser usados para o desenvolvimento muscular durante o exercício físico e ajudar à criação de novos tecidos musculares. Que é o que se pretende.

Ao todo, há nove aminoácidos essenciais, por vezes também chamados aminoácidos indispensáveis. O termo “essenciais” refere-se ao facto de que o nosso organismo não os pode produzir, pelo que têm de ser obtidos a partir dos alimentos. O frango, as carnes bovinas e os ovos estão cheios de aminoácidos essenciais que nos ajudam a atingir os nossos objetivos de macronutrientes diários.

Mas estas não são fontes viáveis de proteína para toda a gente – vegans podem ter dificuldades em obter todos os aminoácidos de que precisam a partir de uma alimentação baseada em plantas, e é aqui que os nossos EAA para vegans são úteis.

Estes suplementos de EAA não se destinam apenas a vegans. Com o preço de tudo aparentemente a subir, aumentar o consumo de frango, bife e ovos pode ser um caminho que prefiras evitar. No que te acompanhamos. Os EAA são uma opção para obter os nutrientes de que precisas com um valor excelente relativamente ao custo e ao tempo gasto, sobretudo se os teus objetivos de proteína são altos e difíceis de atingir.

Porquê optar pelos Impact EAA?

Os nossos Impact EAA não só contêm todos os aminoácidos essenciais, como também representam uma proporção ideal de 4:1:1 de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA - do inglês Branched Chain Amino Acids). Estes são a leucina, isoleucina e valina.

Os BCAA têm efeitos demonstrados na perda de peso, promoção do desenvolvimento muscular e manutenção do desempenho no exercício físico em geral. São uma boa ideia a todos os níveis.

A proporção de 4:1:1 da cadeia ramificada é importante porque cada aminoácido tem um papel diferente:
  • Leucina: este é o BCAA mais importante para a criação de proteínas e crescimento muscular. É por isso que está presente em maior quantidade.
  • Isoleucina: este BCAA aumenta a energia e a capacidade de recuperação.
  • Valina: faz a reparação e manutenção dos tecidos musculares, para nos manter em boa forma.

Qual é a diferença entre os EAA e a Impact Whey Protein?

Ambos são produtos populares com o mesmo perfil de aminoácidos, portanto, qual a diferença?

Os EAA contêm uma dose adicionada de BCAA em proporções ideais para o desenvolvimento muscular. E isso é música para os nossos ouvidos. Para além disso, os EAA contêm zero calorias e zero açúcares, ao contrário da Impact Whey Protein. Isto é ótimo para quem está a tentar perder gordura ou a seguir uma dieta com uma quantidade de calorias restringida.

Os EAA são perfeitos para te ajudar a obter os aminoácidos de que precisas sem teres de te preocupar com calorias extra. E adicionalmente, para quem prefere um batido mais leve, a mistura de EAA parece-se mais com um sumo que a proteína do leite.

 

Qual devo escolher?

Para os eternamente indecisos, as notícias poderão não ser as ideais, porque ambos são uma escolha excelente se a prioridade é fazer crescer os músculos. Os EAA Impact podem ser uma escolha melhor para quem quer limitar o seu consumo de calorias e prefere um batido mais leve e sumarento.

Os EAA são também mais especificamente preparados com o crescimento muscular em mente, devido à proporção ideal 4:1:1 de BCAA.

 

Mensagem final

Esperamos que a diferença entre os EAA e a Impact Whey esteja agora um pouco mais clara. Contigo fica, como sempre, a decisão principal. Faz o teste da experiência e verifica por ti qual produto é o teu favorito.

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.

Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.

A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.

Para saberes mais da Claire, clica aqui.

myprotein