A creatina é um dos suplementos que angaria mais interesse. É reconhecido que se trata de um suplemento popular entre frequentadores de ginásio devido aos seus benefícios para o desenvolvimento muscular. Mas uma das consequências disto é que tem também um ligeiro problema de imagem, uma vez que muitas pessoas acreditam – sendo isto frequente entre as mulheres em particular – que só faz sentido usar creatina se quisermos ficar com músculos volumosos. Não é de todo o caso.
A nossa especialista sénior em desenvolvimento de produtos Katie Brown vai guiar-nos neste artigo, em que vamos abordar não apenas os benefícios gerais da creatina, mas especificamente as suas mais-valias para mulheres. Não se trata unicamente de bater recordes pessoais, mas também de melhorar o desempenho de um modo geral, desenvolver os músculos e até melhorar o bem-estar.
O que é a creatina?
A creatina é formada por três aminoácidos distintos: a arginina, a histidina e a metionina. O corpo pode sintetizar creatina no fígado e no pâncreas a partir destes aminoácidos, ou podemos ingeri-la sob a forma de um suplemento.
Enquanto a carne e o peixe são fontes alimentares naturais de creatina, uma alimentação comum, ainda que inclua estes alimentos, só a proporciona em doses mínimas.
Como funciona a creatina?
Vamos resumir os detalhes técnicos.
No nosso organismo, a creatina combina-se com fosfato para formar fosfato de creatina.
A ATP é a fonte energética que alimenta quase todas as funções corporais. Cria energia através da hidrolisação do fosfato. Quando isto acontece, a ATP é convertida em ADP, que é em grande parte um resíduo inútil.
Mas a ADP não tem de ser desperdiçada. Quando a creatina está envolvida no processo, doa a sua parte de fosfato de volta à ADP, que por sua vez reverte para algo que podemos usar – ATP.
Benefícios da creatina
A creatina ajuda-nos a aproveitar cada bocadinho de energia que temos nos músculos. Isso permite-nos trabalhar mais, levantar mais peso e sentir menos fadiga. Mas os benefícios não se ficam por aqui. Depois do treino, a creatina ajuda-nos a recuperar mais rapidamente, restaurando os níveis ideais de creatina no organismo, contribuindo para regular a nossa temperatura e ajudando a evitar lesões.
Estamos cientes das preocupações que as mulheres muitas vezes têm antes de tomar creatina: vai fazer-me sentir inchada? Vai tornar os meus músculos demasiado salientes? Vai fazer-me ganhar peso?
Mas não há motivo para preocupações. Isto é o que os estudos sobre este tema têm demonstrado.
Um estudo em que participaram atletas do sexo feminino observou que a suplementação com creatina aumentou significativamente a força na parte inferior do corpo sem ganhos significativos de tamanho ou de peso. O que é excelente.
Outro estudo descobriu que a creatina pode aumentar a força na parte superior do corpo e reduzir ao mesmo tempo a percentagem de gordura corporal. Mais uma vez, óptimas notícias.
Creatina para perda de peso
Para quem deseja perder peso, a creatina pode ser uma ajuda de duas formas diferentes.
Por um lado, um treino mais intenso pode levar a mais perda de gordura a curto prazo. Por outro lado, o aumento de massa muscular pode levar a que o nosso corpo queime mais calorias no geral.
A creatina causa inchaço?
Algumas mulheres podem notar algum inchaço depois de tomar creatina pela primeira vez, mas isto não deve ser uma preocupação. A suplementação com creatina tem efetivamente efeitos relacionados com a retenção de água, o que resulta em inchaço. Mas este efeito diminui normalmente pouco depois do consumo do suplemento. Se isto é um problema, poderás sempre repartir a dose de creatina em duas e tomá-las a momentos diferentes do dia.
Embora o inchaço seja um ponto negativo, a retenção intracelular de água é na verdade uma mais-valia, no que toca aos músculos. Ficam com um aspeto mais forte e esta água adicional contribui para um ambiente rico em oxigénio em que os músculos podem desenvolver-se melhor.
Como com a maioria dos suplementos, o consumo regular é a chave. Os dados mostram que uma dose pequena pode ser suficiente, havendo resultados observáveis no desempenho físico com apenas 3g por dia.
Mensagem final
A creatina não é motivo para qualquer preocupação, independentemente do que possas ter ouvido. Trata-se de um dos suplementos mais frequentemente investigados e tem consistentemente mostrado benefícios para o desempenho físico com poucos efeitos secundários.
Para quem ainda está na dúvida, não há solução melhor que experimentar a curto prazo. Tenta uma dose pequena todos os dias para maximizar as reservas de creatina e observa por ti os resultados no teu desempenho.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.