Afinal como funciona a proteína?
A proteína como todos sabemos, e não apenas para quem pratica musculação, é um macronutriente essencial para o nosso corpo. As suas funções são imensas, e sem ela o nosso corpo não funcionaria, pois estaríamos a colocar em causa diferentes funções. A proteína tem funções em:
1) crescimento e reparação do tecido muscular
2) melhora a composição corporal
3) melhora a saúde gastrointestinal
4) melhora a capacidade do nosso sistema imunitário
A proteína tem uma série de importantes funções no nosso corpo, como por exemplo a produção de hormonas, de enzimas, de componentes do sistema imunitário, tal como a função mais "famosa" e que todos os praticantes de ginásio têm em conta quando a ingerem, a construção de massa muscular.
Os aminoácidos que constituem a estrutura de uma proteína são elementos críticos na estrutura e regulação das células, e sem uma ingestão adequada de proteína a partir da nossa dieta, o corpo simplesmente deixa de funcionar no seu melhor. A proteína pode ainda ajudar a reduzir os níveis de gordura, devido ao efeito saciante que proporciona, reduzindo assim o nosso apetite, e consequente ingestão de comida/calorias.
Os efeitos positivos sobre a saúde gastrointestinal estão também bem documentados através do aumento da ingestão do aminoácido glutamina, que mostrou melhorar o funcionamento do sistema digestivo no seu todo. A cisteína (a whey protein é uma fonte) que é outro aminoácido, ajuda nos níveis de glutationa, elemento que tem um efeito positivo no sistema imunitário.
Um dos benefícios mais apreciados, ou pelo menos mais conhecido, é o efeito nas fibras musculares. Quer seja na recuperação ou aumento do tamanho das mesmas. O processo da síntese proteica muscular e do catabolismo muscular é simultâneo, tendo o exercício, dieta e suplementação um efeito direto sobre a velocidade destes dois processos. O balanço final entre a síntese proteica e o catabolismo muscular vai determinar se ganhamos, mantemos ou perdemos músculo, ou seja, se existe hipertrofia das células musculares, ou atrofia.
A síntese proteica muscular é estimulada por todo o tipo de exercícios, mas claro que os mesmo exercícios que são benéficos aos ganhos musculares, são também os mesmo que provocam o catabolismo. Claro que o tipo de exercício vai influenciar a velocidade do catabolismo e do anabolismo muscular. E além do tipo de exercício escolhido, estamos dependentes da nossa alimentação, pois uma alimentação rica em proteína vai-nos estimular a síntese proteica e reduzir o catabolismo.
Resumidamente, no caso de procurarmos ganhos musculares temos que ter o estímulo certo, ou seja, a escolha do exercício, e a ingestão proteica necessária para não cairmos numa situação de catabolismo muscular.