Os multivitamínicos já existem há muitos anos, e são produtos muito populares, permitindo obter de uma forma fácil e rápida as vitaminas de que precisamos. Até 1/3 de adultos toma um multivitamínico (ou mais) diariamente, por diversos motivos.1
Como saber se precisamos de um, ou como escolher o mais adequado? Exploramos aqui os fatores a considerar para a escolha de um multivitamínico, para assegurar o maior impacto positivo na tua saúde e bem-estar.
O que é um multivitamínico?
Os multivitamínicos são, por definição, um suplemento que contém mais de uma vitamina. Tipicamente, vêm em forma de comprimido ou cápsula, mas também estão disponíveis em forma de líquido, em pó e até como gomas, o que torna mais fácil lembrarmo-nos de os tomar. Já existem desde os anos 40 e têm crescido gradualmente em popularidade.1
Foram concebidos para compensar quaisquer deficiências na nossa alimentação. Pode ser difícil consumir as quantidades ideais de frutos, vegetais e grãos integrais todos os dias, por isso, os multivitamínicos foram pensados para garantir consistentemente doses apropriadas das vitaminas de que o organismo precisa.
Há três tipos principais de multivitamínicos disponíveis no mercado hoje em dia:
1. De amplo espectro (“uma-pastilha-por-dia”)
Foram concebidos para serem tomados independentemente das necessidades nutricionais específicas ou restrições dietéticas que se apliquem. Contêm tipicamente uma dose próxima da quantidade diária recomendada das vitaminas e minerais incluídos.
2. Multivitamínicos de alta potência
Contêm normalmente muito mais de 100% da dose diária de algumas vitaminas e minerais. Por exemplo, 400% das vitaminas A, C e E recomendadas. Foram pensados para pessoas que querem obter uma dose extra de um nutriente específico rapidamente, e podem conter outros suplementos ou minerais. Muitas vezes, tomar muito mais que o necessário significa que o corpo simplesmente se livra do excedente, mas níveis extremamente altos de algumas vitaminas e minerais podem ser perigosos.
3. Multivitamínicos especializados ou específicos
Estes multivitamínicos são classificados com base no objetivo que tencionam apoiar – como o controlo do peso, o aumento de energia, a imunidade, ou o equilíbrio hormonal. Têm frequentemente altos níveis de uma combinação de vitaminas, minerais e outros suplementos, como extrato de chá verde ou aminoácidos.
Quais são os benefícios?
O principal benefício é para quem pretende uma dose adicional de um nutriente específico que não obtém da alimentação.
Tomado regularmente, um multivitamínico pode ajudar a prevenir as deficiências vitamínicas e potencialmente tratar deficiências existentes, elevando os níveis de vitaminas ao seu estado ideal.
Quando precisamos de um multivitamínico?
Com base na idade, condições médicas, hábitos alimentares e outros fatores, há diversas razões para podermos querer usar um multivitamínico. Tem em consideração os fatores abaixo para determinar se poderás beneficiar de um.
Gravidez
No caso de mulheres grávidas, o corpo está a criar outro ser humano, que necessita das mesmas (ou até de mais) vitaminas e minerais de que o seu próprio corpo precisa. Durante a gravidez, o ávido fólico e as gorduras saudáveis são extremamente importantes para o desenvolvimento do bebé, e poderás beneficiar de doses adicionais de ferro e B12 extra, com base nos teus níveis sanguíneos. Felizmente, há muitos multivitamínicos diferentes à disposição no mercado – a maioria dos médicos recomenda tomá-los antes da gravidez e possivelmente até depois do nascimento do bebé, se planeias amamentar.
À medida que envelhecemos
Com a idade, os nossos corpos tornam-se menos eficientes a absorver vitaminas e minerais a partir da comida, especialmente as vitaminas D e B12. Muitas vezes, multivitamínicos orientados para pessoas mais velhas também contêm cálcio, para promover a saúde dos ossos, o que é muito importante com o passar dos anos.
Alergias
Se as alergias a alguns tipos de alimentos te impedem de consumir grupos alimentares inteiros (como laticínios ou produtos com trigo), podes beneficiar de um multivitamínico. Muitas alternativas aos laticínios também contêm cálcio (um dos principais nutrientes que obtemos a partir dos laticínios), mas em quantidades diferentes.
Se evitas todos os produtos com trigo, podes estar a obter poucas vitaminas B a partir da alimentação, pelo que um multivitamínico poderá ser boa ideia.
Outras restrições alimentares
Se fazes uma alimentação vegana ou vegetariana, é provável que obtenhas uma quantidade baixa de alguns nutrientes que estão presentes em maior abundância na carne e em produtos de base animal, como o ferro e a B12.
E se a tua alimentação inclui pouca fibra, um multivitamínico regular seria certamente uma ideia a considerar.
Condições médicas
Se sofres de alguma condição, fala com o teu médico sobre quaisquer potenciais preocupações, e ele poderá aconselhar-te, com base em análises ao sangue, sobre os tipos de multivitamínicos ideais para ti.
Como escolher o multivitamínico certo
O género faz diferença
Os homens e as mulheres têm constituições diferentes – as mulheres têm maior tendência para a osteoporose e podem beneficiar de cálcio adicional, enquanto os homens têm menor probabilidade de precisar de ferro adicional. Poderás escolher um multivitamínico orientado para o teu género, mas também podes simplesmente consultar o rótulo para verificar se os nutrientes estão de acordo com o que pretendes.
A idade conta
O nosso corpo muda com o tempo – precisamos de algumas vitaminas em doses maiores quando somos crianças e de outras em adultos.
Enquanto que as vitaminas D e B12 são mais importantes com o avançar dos anos, crianças em idade escolar e adultos jovens poderão beneficiar mais da vitamina C e do zinco, que contribuem para prevenir constipações que poderiam ser facilmente transmitidas aos colegas.
Tem em mente os teus objetivos
Fala com o teu médico ou com um nutricionista certificado para examinar os teus hábitos alimentares e selecionar um multivitamínico que seja realmente baseado nas necessidades do teu corpo.
Se estás a tentar perder peso, certifica-te que a tua alimentação é, ainda assim, nutricionalmente adequada – e faz os ajustes devidos se não for o caso. As vitaminas B e D podem aumentar os níveis de energia. Se te sentes doente com frequência, talvez precises de um multivitamínico focado no apoio ao sistema imunitário. Estás a estudar para um exame importante? Tenta encontrar um que favoreça o bem-estar do cérebro.
O mais importante é falar com um médico para descobrir o que será melhor para ti.
Mensagem Final
Há muitas razões para tomar um multivitamínico, e ainda mais opções no mercado. Considera todos os fatores que referimos – a idade, alimentação e historial de saúde – e fala com um profissional de saúde se precisares de ajuda para determinar a melhor opção para ti.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.
1. National Institutes of Health. (2019, October 17). Office of Dietary Supplements – Multivitamin/mineral Supplements. Consultado a 04 de janeiro de 2021, em https://ods.od.nih.gov/factsheets/MVMS-HealthProfessional/
Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.
Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.
A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.
Para saberes mais da Claire, clica aqui.