Proteína, proteína, proteína. O que tem de tão importante? Quer sejas um novato no fitness, um fanático pelo ginásio, ou apenas procuras uma forma de melhorares a tua dieta para uma saúde melhor, estamos aqui para te mostrar o porquê da proteína ser importante, e como a deves escolher para evitares erros desnecessários.
O que é a proteína?
Antes de irmos ao assunto de como escolher a melhor proteína, vamos a alguns pontos essenciais sobre a proteína.
O que a proteína, os hidratos de carbono e a gordura têm em comum? Fazem parte da categoria dos macronutrientes. A proteína é essencial para o nosso corpo para uma série de funções fisiológicas fundamentais, como a reparação de células e tecidos, ou para o desenvolvimento muscular. Todos os músculos e tecidos do nosso corpo, daí estas complexas estruturas biológicas serem conhecidas como os tijolos do nosso corpo.
Alguns benefícios da proteína
A proteína ganhou uma reputação (errada!) de ser uma macronutriente essencial apenas para aqueles que treinam com regularidade de forma intensa. Isto é algo completamente disparatado.
A proteína é essencial para o crescimento e desenvolvimento de todos os seres vivos. Indivíduos que pratique desporto, seja musculação, corrida, futebol, etc, dependem da ingestão de proteína para um rendimento ótimo.
Durante o exercício são gastos hidratos de carbono, macronutrientes estes com reservas limitadas. Assim que se esgotam, o corpo irá quebrar a proteína dos músculos para ter energia, ou seja, entra em catabolismo. Para evitar isto temos que ter um balanço positivo de proteína no organismo. Ou seja, para conseguirmos manter e desenvolver a massa muscular temos de ter proteína disponível no nosso corpo.
A proteína também é essencial na perda de peso, pois previne o catabolismo e ajuda-te a controlar o apetite.
Como escolher a melhor proteína para mim?
A proteína pode ser encontrada em diferentes alimentos, como peixe, todo o tipo de carnes, ovos, e também em vegetais, como feijão ou soja. No entanto pode ser difícil obter toda a proteína que precisamos diariamente unicamente através da alimentação.
Whey proteinA whey protein contém os 9 aminoácidos essenciais, e é conhecida pela sua rápida e fácil digestão. É o suplemento nº1 do mundo, sendo que as suas características são ideais para ser consumida depois de um treino ou ao acordar.
Whey isoladaQual a vantagem da whey isolada em relação à concentrada? A whey isolada tem um grau de pureza superior quando comparada com outras wheys. Com um % muito reduzida de gordura e lactose, e mais de 90% de proteína por dose é a melhor opção para quem está numa fase muito restrita em termos calóricos e nutricionais.
CaseínaA caseína é uma proteína de absorção lenta do leite. Ideal para quando precisas de uma fonte proteica lenta e gradual durante o dia. Vai-te ajudar a controlar a fome, evitando fome fora de horas. Uma das altura mais comuns para toma é antes de dormir.
Proteína do ovoA albumina é uma proteína de digestão fácil, mas não é tão rápida quanto a whey na sua absorção. Podemos considerá-la uma proteína com uma velocidade de absorção média. Isenta de lactose e gordura, tem um alto valor biológico, encaixando em qualquer altura do dia.
Proteína de ervilha, soja, cânhamo ou arroz integral
São as escolhas para aqueles que não querem consumir fontes proteicas animais, e que procuram também fugir à lactose e gordura de proteínas animais. São proteína de absorção gradual, com excelentes valores biológicos tendo em conta que estamos a falar de proteínas vegetais.
Conclusão
Espero que no fim deste curto guia tenhas ficado com uma melhor ideia da proteína ideal para o teu estilo de vida. Não te esqueças, não é a proteína sozinha que vai fazer ganhar massa muscular ou perder gordura, tudo vai depender da tua dieta e treino.