No que toca a suplementos, os benefícios das proteínas e dos BCAAs são amplamente reconhecidos pela comunidade de atletas. No entanto, o momento ideal para tomar as diferentes fontes proteicas nem sempre é incontroverso. Vamos explorar os benefícios dos BCAAs e a razão por que tomá-los antes de ir para a cama pode ser uma boa ideia.
O que são BCAAs?
Para começar pelo princípio, recordemos que o tecido muscular é composto de proteínas – e que as proteínas são compostas por aminoácidos. Há vinte aminoácidos diferentes, alguns dos quais o corpo consegue produzir autonomamente (os “não-essenciais”) e outros que têm que ser obtidos através da alimentação (os “essenciais”).
Os BCAAs, ou aminoácidos de cadeia ramificada, são três dos aminoácidos que precisamos de consumir através dos alimentos ou suplementos, porque o organismo não os pode sintetizar nas quantidades de que precisamos. “Cadeia ramificada” refere-se à sua estrutura química particular. São eles a valina, a leucina e a isoleucina.
Os BCAAs, mesmo em comparação com outros aminoácidos, são especialmente encontrados em concentrações mais altas em produtos de base animal, como o frango, laticínios e carne bovina.
Os benefícios dos BCAAs
Desenvolvimento muscular
Os tecidos musculares estão constantemente a ser desmantelados e reconstruídos – especialmente depois do exercício. Quando pomos os músculos sob esforço durante o treino, causamos micro-lesões cuja reparação, que tornará o músculo mais forte, requer proteínas (na forma de aminoácidos). É crucial que todos os aminoácidos necessários estejam disponíveis, e tomar BCAAs assegura que os músculos terão todos os nutrientes de que precisam para se repararem e crescerem.
Perder peso
Muitos estudos de investigação têm observado uma ligação entre níveis adequados de BCAAs e o aumento de massa magra, que com o tempo ajuda a perder peso e a aumentar o metabolismo. É sabido que um consumo adequado de proteínas pode ajudar a que a nossa barriga se sinta satisfeita e ajudar à manutenção da massa muscular mesmo quando estamos em défice calórico – usar BCAAs para garantir que estamos a obter todos os aminoácidos de que precisamos pode fazer a diferença no que toca à perda de peso.
Recuperação rápida
Quando queremos ver mudanças no nosso aspeto físico e na nossa força, pode ser frustrante sentir que demora uma eternidade a recuperar de um treino. Se já sentiste os músculos doridos 2 ou 3 dias depois do treino, a DOMS (dores musculares de início tardio), sabes como pode ser difícil voltar ao ginásio. A investigação mostra que usar BCAAs como parte de uma rotina de suplementos pode de facto reduzir a DOMS, tornando mais fácil recuperar para enfrentar a próxima sessão de treino.
Redução da fadiga
Podes ser mais habitual ver os BCAAs como parte de um pré-treino, ou usados como um suplemento antes do ginásio, porque dão ao corpo uma injeção de energia. Esta energia vem do efeito dos BCAAs na redução da fadiga percebida – tornando-te mais forte e capaz de levantar mais peso, ou de fazer mais repetições. Quanto mais desafiares os teus músculos, mais rapidamente vais ver resultados.
Dosagem e timing
Por os BCAAs serem essenciais e o nosso organismo precisar que os obtenhamos da alimentação, tomá-los a qualquer hora é sempre positivo. Se precisas de mais energia para o exercício físico, faz sentido tomá-los antes de treinar.
Como estão naturalmente presentes em muitos alimentos de base animal, pessoas que fazem uma alimentação vegetariana ou vegana podem sentir os efeitos de os tomar a qualquer altura do dia – assegurando que os seus corpos têm as quantidades necessárias de cada BCAA para funcionarem ao seu melhor nível.
A dosagem é uma questão simples – cerca de 5 gramas por dia. Esta quantidade será suficiente para quem não os ingere em doses adequadas através dos alimentos, mas não excessiva para quem não tem dificuldade em atingir os seus requerimentos diários de proteínas e aminoácidos.
Poderás nunca ter considerado a ideia de tomar BCAAs antes de ir para a cama – mas pode levar aos músculos até 24 horas a recuperar de um treino. Se tens dificuldades em atingir as doses ideais de proteínas diárias ou estás a tentar cortar nas calorias, os BCAAs são uma alternativa excelente a um batido de whey ou de caseína, as quais podem ser mais pesadas para o estômago e representar mais calorias. Se fazes uma alimentação à base de plantas, tomar BCAAs à noite pode maximizar os teus níveis para o dia seguinte.
Mensagem Final
É sabido que muita da recuperação muscular ocorre à noite, enquanto dormimos. Fornecer aos nossos corpos uma dose de BCAAs é uma forma fácil de dar apoio adicional a este processo e garantir que estamos prontos para a próxima sessão de treino. Se pretendes experimentar, temos uma gama de suplementos de BCAAs à tua disposição.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Traduzido por Hermano Moura
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.
1. Wolfe, R. R. (2017). Branched-chain amino acids and muscle protein synthesis in humans: myth or reality?. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 14(1), 30.
2. Shimomura, Y., Inaguma, A., Watanabe, S., Yamamoto, Y., Muramatsu, Y., Bajotto, G., Mawatari, K. (2010). Branched-chain amino acid supplementation before squat exercise and delayed-onset muscle soreness. International journal of sport nutrition and exercise metabolism, 20(3), 236-244.
3. Wiśnik, P., Chmura, J., Ziemba, A. W., Mikulski, T., & Nazar, K. (2011). The effect of branched chain amino acids on psychomotor performance during treadmill exercise of changing intensity simulating a soccer game. Applied physiology, nutrition, and metabolism, 36(6), 856-862.
Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.
Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.
A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.
Para saberes mais da Claire, clica aqui.