O que são os BCAAs?
BCAAs (Leucina, Isoleucina, Valina) são aminoácidos essenciais. Isto quer dizer que o nosso corpo não os consegue produzir mas precisamos deles para sobreviver.
Podemos obtê-los a partir da alimentação, através da ingestão de, por exemplo, ovos, carne e peixes, mas para um atleta com um forte desgaste diário é muito benéfico suplementar com BCAA.
A grande vantagem aqui em relação à alimentação é que os BCAAs não passam pelo processo digestivo, entrando diretamente na corrente sanguínea. Assim, beneficiamos deles quase imediatamente.
Para que servem os BCAAs?
Fazer dieta é catabólico, o que quer dizer que, por variadas razões, podemos perder massa magra e não apenas massa gorda, que é o nosso objetivo.
Considero essencial suplementar com BCAAs numa fase de défice calórico, fase esta em que há uma linha muito ténue entre perder gordura e massa muscular por várias razões.
E já que construir massa muscular é muito, mas muito mais difícil que perder gordura, porque não certificarmo-nos de que reduzimos ao máximo a perda, suplementando com BCAAs?
Porque acontece o catabolismo muscular?
O nosso corpo precisa de aminoácidos para reparar e construir novos tecidos, como o tecido muscular, entre outras funções, e caso não estejam imediatamente disponíveis (pois não temos capacidade para os armazenar como temos para os hidratos de carbono e os lípidos), o nosso corpo vai decompor a massa magra em aminoácidos para os obter.
Como sabemos, os BCAAs estimulam também a síntese proteica, o que, numa fase de crescimento muscular, irá ajudar a amplificar os ganhos.
Quanto mais massa muscular temos, mais massa muscular quebramos, e apenas construímos nova massa magra se excedermos a quantidade de aminoácidos essenciais que o nosso corpo quebra diariamente.
Temos ainda um benefício extra que poucos conhecem: podem aumentar a intensidade e o foco durante o treino.
Os BCAAs competem com o aminoácido triptofano. O triptofano vai ser convertido em serotonina, e níveis altos de serotonina são muito bons, pois permitem-nos relaxar e descansar - mas não durante o exercício, em que podem induzir o cérebro em erro, transmitindo a ideia de fadiga e letargia.
Como os BCAAS competem com o triptofano, vamos ter menos seratonina durante o exercício, e por isso vamos ter um treino muito mais intenso.
Como e quando tomar BCAAs?
Os melhores horários para tomar os BCAAs serão sempre Pré-, Intra- e Pós-Treino, pois é nessas alturas em que precisamos deles imediatamente.
Os benefícios dos BCAAs em resumo
- São de rápida absorção
- Um dos melhores suplementos para ganho e manutenção de massa muscular
- Função anabólica e anti-catabólica
- Reduzem a fadiga
- Melhoram a recuperação
- Treinos mais intensos
Conclusão
Os BCAAs são dos suplementos mais estudados, e a sua eficácia está mais que comprovada.
Como tal, são um dos suplementos a tomar, seja qual for o nosso objetivo (ganhos de massa magra ou perda de gordura - que acontece ao reter mais massa magra)
Quanto mais massa magra retida, maior o metabolismo, e maior a perda de gordura.
Por: Paulo Fernandes, Men's Physique Athlete, Training & Nutrition Advisor and Prep Coach