Ir para o conteúdo principal
Suplementos

Os Benefícios do Batido Proteico Antes de Dormir

Os Benefícios do Batido Proteico Antes de Dormir
Evangeline Howarth
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Em criança, talvez bebesses ritualmente o teu copo de leite antes de ir dormir para “fazer bem aos ossos”, mas já pensaste que uma bebida a horas noturnas na idade adulta poderá ser igualmente útil para os resultados no ginásio? Neste artigo, vamos analisar os dados existentes sobre a ingestão de batidos de proteína antes de dormir e fornecer algumas diretrizes práticas.

Salta para:Benefícios da proteína antes de dormirQue tipo de proteína consumir antes de dormirBatidos noturnos recomendadosReceita de receita proteica noturnaQuestões frequentes

 

Benefícios da proteína antes de dormir

1. Perda de Peso

A proteína é o principal nutriente que estimula o crescimento de novos tecidos musculares e também ajuda a proteger a nossa arduamente ganha massa muscular durante a perda de peso.10 Contudo, o poder da proteína não se fica por aí, uma vez que a investigação científica mostra que o consumo de proteínas antes de ir para a cama pode estimular o metabolismo (o processo de conversão dos alimentos em energia) e ajudar a diminuir a fome durante o dia.

A ingestão de proteínas também faz com que sintamos o estômago mais cheio e pode ajudar a reduzir os desejos noturnos por alimentos altamente calóricos, que podem ser prejudiciais aos nossos objetivos quando pretendemos perder peso.2

2. Crescimento Muscular

Embora muitas pessoas treinem à noite e consumam proteínas no período pós-treino, quantos de nós pensam em batidos de proteína antes de ir para a cama? Mas esta é uma altura especialmente relevante, uma vez que a estimulação do crescimento muscular é tipicamente baixa enquanto dormimos e, portanto, há o risco de degradação das proteínas musculares ao longo da noite.3,15

Felizmente, a ciência mostra que os nossos intestinos continuam a funcionar normalmente ao longo da noite enquanto dormimos, o que significa que continuamos capazes de digerir e absorver os nutrientes ingeridos antes de nos deitarmos.5

Isto dá-nos uma clara oportunidade de estimular o crescimento muscular enquanto dormimos, através de um batido de proteínas antes de ir para a cama. E relativamente a quantidades? Os estudos indicam que 40g de proteína de caseína antes de dormir estimula a síntese proteica muscular (o processo de construção da massa muscular) em cerca de 20%.12

3. Sono

O sono é em geral reconhecido como uma importante componente da recuperação, e a constante falta de sono pode ter efeitos no desempenho, no sistema imunitário e na absorção de proteínas.6 Embora seja necessária muito mais pesquisa nesta área, sabemos atualmente que fazer uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade do sono.7

Adicionalmente, o seu consumo antes de deitar pode aumentar a disponibilidade do aminoácido L-triptófano. Quando consumido com hidratos de carbono, a absorção de triptófano pelo cérebro é aumentada e pode diminuir o tempo que demoramos a adormecer e melhorar a qualidade do sono em geral.6

Que tipo de proteína consumir antes de dormir

A maioria dos estudos disponíveis ao momento suportam o uso de proteína de caseína, embora as diferenças entre a caseína, a whey e a soja sejam muito pequenas. A teoria por trás do uso de proteína de caseína é que esta proporciona uma libertação mais sustentada de aminoácidos, e por isso mantém a disponibilidade de aminoácidos ao longo da noite.4

Apesar disto, é necessária mais investigação para ser possível guiarmo-nos por diretrizes claras relativamente à melhor forma de proteína para tomar antes de dormir. Por agora, deveremos ter em mente que a maioria dos estudos listados acima usa comummente doses de 40 a 50 gramas de proteína. É possível que a dosagem seja uma consideração mais importante que o tipo de proteína usado.

 

Batidos noturnos recomendados da Myprotein

Mistura de Recuperação Noturna

Proteína por porção: 45g 

A Mistura de Recuperação Noturna é uma fórmula proteica de libertação lenta que contém 5 proteínas diferentes: whey, caseína micelar, isolado de leite e proteína da clara do ovo. Há indícios que sugerem que combinar a whey e a caseína pode ter o melhor efeito na síntese proteica muscular, uma vez que a whey vai ajudar a maximizar os níveis rapidamente, enquanto a caseína vai ajudar a prolongá-los.16

Isto faz das misturas proteicas em geral uma boa opção antes de dormir. Uma vantagem adicional da Mistura de Recuperação Noturna é o zinco e magnésio adicionados, que têm um potencial demonstrado para melhorar a recuperação depois do exercício e melhorar a qualidade do sono.17, 18

Caseína de Libertação Lenta

Proteína por porção: 23g 

A caseína é um tipo de proteína que é digerido lentamente, pelo que os aminoácidos entram na corrente sanguínea de uma forma lenta e sustentada. Isto resulta em taxas de síntese muscular proteica elevadas por um período de tempo mais alargado, o que impede que as taxas de degeneração das proteínas musculares excedam as taxas de síntese.4

Esta digestão lenta faz dela uma boa opção para a hora de dormir, uma vez que poderá prevenir uma perda líquida de músculo durante o jejum noturno.15 Outro benefício chave da caseína de libertação lenta é que é também apropriada para vegetarianos.

Caseína de Libertação Lenta Elite

Proteína por porção: 24g 

Para atletas profissionais ou pessoas que competem em desportos a qualquer nível, a Caseína de Libertação Lenta Elite é a opção de batido noturno ideal, uma vez que foi testada para substâncias proibidas pela Informed-Sport.

Quaisquer que sejam os suplementos escolhidos, para quem está envolvido em competições profissionais é uma prioridade que tudo o que tomam seja devidamente testado, e procurar produtos aprovados pela Informed-Sport é a melhor forma de o garantir.

Pó de Proteína do Leite

Proteína por porção: 23g 

O leite é a mistura de whey e caseína posta à nossa disposição pela própria natureza. O pó de proteína do leite que usamos é leite desnatado e submetido a um processo de ultra-filtragem, pelo que contém apenas 106 quilocalorias.

Isto torna-o uma excelente opção para antes de dormir para quem segue uma dieta com energia restrita, uma vez que pode ajudar a preservar a massa muscular durante a perda de peso.

Mistura Proteica Total

Proteína por porção: 24g 

A Mistura Proteica Total combina sete pós proteicos diferentes. Isto significa que este pó tem um excelente perfil de aminoácidos para desenvolver e preservar massa muscular. A combinação de proteínas torna este batido fantástico para qualquer hora do dia, e as taxas de digestão diferenciadas significam que é excelente para a hora de dormir.

Mistura Proteica Vegana

Proteína por porção: 22g 

A Mistura Proteica Vegana é composta de Isolado de Proteína de Ervilha e Isolado de Feijão-Fava. A proteína da ervilha tem uma digestibilidade semelhante à da caseína, pelo que é uma boa alternativa à hora de deitar para quem faz uma alimentação vegana.19

Sugestão de receita proteica noturna

A proteína desempenha um papel na estimulação da síntese de novo tecido muscular e do metabolismo no dia seguinte, e o triptofano numa melhor qualidade de sono e na produção de melatonina (a hormona que regula o ciclo do sono). Parece portanto lógico que o nosso batido pré-sono contenha quer proteínas, quer triptofano.13 Os laticínios, como o leite e o iogurte, contêm uma mistura de whey e caseína, para além de também conterem triptofano, que pode ser encontrado nas sementes da abóbora e do girassol.

Esta receita de batido pré-sono combina todos os compostos principais, para cobrir todos os requisitos.

  • 150g de iogurte grego magro
  • 20g de pó proteico
  • 2 c. de sopa de sementes de abóbora
  • 1 taça de frutos do bosque
  • Leite ou água para obter a espessura desejada

 

Questões Frequentes

Devo beber um batido de proteína antes de dormir?

Um batido proteico antes do sono tem benefícios que incluem a estimulação do desenvolvimento muscular e uma melhor qualidade do sono.

Que tipo de proteína devo tomar antes de dormir?

A maioria dos estudos apoiam a ideia de que a caseína é a melhor escolha, devido á sua libertação mais sustentada de aminoácidos, que resulta na manutenção da biodisponibilidade das proteínas ao longo da noite.

A proteína antes de dormir pode ajudar na perda de peso?

Os dados indicam que a ingestão de proteína antes de ir para a cama aumenta o metabolismo no dia seguinte. Requer também requer mais energia para ser digerida, em comparação com os hidratos de carbono.

A proteína antes de dormir pode ajudar ao crescimento muscular?

Tomar proteína antes de ir para a cama ajuda os músculos a passarem de um balanço proteico negativo durante a noite a um positivo, permitindo-lhes recuperar e desenvolverem-se.

Tomar proteína antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono?

Tomar proteína antes de ir para a cama pode aumentar a disponibilidade do aminoácido L-triptofano, que tem efeitos positivos demonstrados na qualidade do sono.

 

Mensagem Final

O consumo de batidos de proteína antes do sono representa uma excelente oportunidade para estimular o crescimento muscular, influenciar o metabolismo energético diário e melhorar a qualidade do sono em geral. Adicionalmente, quando consumida com regularidade, a proteína pré-sono promove ganhos tanto na massa muscular como na força.

Embora o tipo ideal de proteína para estes efeitos não seja ainda inteiramente claro, uma dose de 40 a 50 gramas parece ser a indicada para obter os benefícios que referimos neste artigo.

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

1. Acheson KJ, Blondel-lubranoA,Oguey-araymon S, Beaumont M, Emady-azar S, Nielsen-moennoz C, Bovetto L, Ammon-zufferey C, Monnard I. Protein choices targeting thermogenesis and metabolism. Am J Clin Nutr 93: 525–534, 2011.

2. Anderson GH, Moore SE. Dietary Proteins in the Regulation of Food Intakeand Body Weight in Humans. JNutr 134: 974–979, 2004.

3. Beelen M,TielandM, Gijsen AP, Vandereyt H, Kies AK, Kuipers H, Saris WHM, Loon LJC Van. Coingestion of Carbohydrate and Protein Hydrolysate Stimulates Muscle Protein Synthesis during Exercise in Young Men, with No Further Increase during Subsequent Overnight Recovery. J Nutr 138: 2198–2204, 2008.

4. BoirieY, Dangin M, Gachon P, Vasson M-P, Maubois J-L, Beaufrere B. Slow and fast dietary proteins differently modulate postprandial protein accretion. Proc Natl Acad Sci 94: 14930–14935, 1997.

5. Groen BBL, Res PT, Pennings B, Hertle E, Senden JMG, SarisWHM, Loon LJC Van. Intragastric protein administration stimulates overnightmuscle protein synthesis in elderly men. Am J Physiol Endocrinol Metab 302: 52–60, 2019.

6. HalsonSL. Sleep in Elite Athletes and Nutritional Interventions to Enhance Sleep. Sport Med44: 13–23, 2014.

7. Lindseth G, Lindseth P, Thompson M, Forks G. Nutritional Effects onSleep. West JNurs Res 35: 497–513, 2017.

8. Madzima TA, Melanson JT, Black JR,NepocatychS. Pre-Sleep Consumption of Casein and Whey Protein: Effects on Morning Metabolism and Resistance Exercise Performance in Active Women. Nutrients (2018). doi: 10.3390/nu10091273.

9. Madzima TA, Panton LB,FrettiSK, Kinsey AW, Ormsbee MJ. Night-time consumption of protein or carbohydrate results in increased morning resting energy expenditure in active college-aged men. Br J Nutr 111: 71–77, 2014.

10. Mettler S, Mitchell N, Tipton KD. Increased Protein Intake Reduces LeanBody Mass Loss during Weight Loss in Athletes. Med Sci SportExerc : 326–337, 2010.

11. Ormsbee MJ, Gorman KA, Miller EA, Baur DA, Eckel LA, ContrerasRJ, Panton LB, Spicer MT.Nighttime feeding likely alters morning metabolism but not exercise performance in female athletes. Appl Physiol Nutr Metab 727: 719–727, 2016.

12. Res PT, Groen B, Pennings B, Beelen M, Wallis GA,GijsenAP, Senden JMG, Loon LUCJCVAN. Protein Ingestion before Sleep Improves Postexercise Overnight Recovery. Med Sci Sport Exerc 44: 1560–1569, 2012.

13. Silber BY, Schmitt JAJ. Effects of tryptophan loading on human cognition,mood, and sleep.Neurosci Biobehav Rev 34: 387–407, 2010.

Snijders T, Res PT, Smeets JSJ, Vliet S Van, Kranenburg J Van, MaaseK, Kies AK,Verdijk LB, Loon LJC Van. Protein Ingestion before Sleep Increases Muscle Mass and Strength Gains during Prolonged Resistance-Type Exercise Training in Healthy Young Men. J Nutr : 1178–1184, 2015.

TrommelenJ, Loon LJC Van. Pre-Sleep Protein Ingestion to Improve the Skeletal Muscle Adaptive Response to Exercise Training. Nutrients 28: E763, 2016.

Paul LG. (2009). The Rationale for Consuming Protein Blends in Sports Nutrition. TheJournal of the American College of Nutrition. 2013. 28:sup4 464S-472S.

CherasseY, Urade Y. Dietary Zinc Acts as a Sleep Modulator. Int J Mol Sci. 2017;18(11):2334. Published 2017 Nov 5. doi:10.3390/ijms18112334

Cao Y, Zhen S, Taylor AW, Appleton S, Atlantis E, Shi Z. Magnesium Intake and SleepDisorder Symptoms: Findings from the Jiangsu Nutrition Study of Chinese Adults at Five-YearFollow-Up. Nutrients. 2018;10(10):1354. Published 2018 Sep 21. doi:10.3390/nu10101354

BerrazagaI, Micard V, Gueugneau M, Walrand S. The Role of the Anabolic Properties of Plant- versus Animal-Based Protein Sources in Supporting Muscle Mass Maintenance: A Critical Review. Nutrients. 2019;11(8):1825. Published 2019 Aug 7. doi:10.3390/nu11081825

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein