O que é?
A arginina é um aminoácido comum em fórmulas pré treino, como o Mypre, e tem diversos benefícios.
Foi isolado pela primeira vez em 1886 através de sementes e de chifres de animais, e recebeu o nome arginina devido à palavra do grego antigo, argiros, que significa prata, devido à sua cor prateada.
É um aminoácido semi-essencial, ou seja, o nosso corpo consegue sintetizá-lo numa quantidade suficiente para assim suprir as necessidades do organismo.
Fontes de proteína animal incluem produtos lácteos, carne, peixe e marisco, em particular atum e lagosta.
As fontes animais passam pela aveia, frutos secos, sementes e feijões de soja.
Para que serve? Que benefícios nos oferece?
A arginina é capaz de assistir as nossas necessidades físicas de diferentes formas. Todas elas envolvem reacções químicas em que a a arginina é utilizada para sintetizar diferentes compostos, que depois irão oferecer benefícios ergogénicos.
Vamos então ver estes benefícios em maior detalhe.
#1 Óxido nítrico
A arginina é um percursor da produção de óxido nítrico (NO), ou seja, é um composto necessário para síntese de NO.
O NO é uma molécula que tem a habilidade de aumentar o fluxo sanguíneo no tecido muscular. Por esta razão, este aumento de produção em teoria irá aumentar a capacidade de transporte de nutrientes essenciais e oxigénio para o metabolismo e síntese proteica, e melhorando ainda a eficiência na remoção de detritos do nosso sistema.
Os benefícios em termos físicos do consumo de suplementos que aumentem a produção de NO, passam essencialmente pelo aumento da massa muscular e redução da gordura corporal.
#2 Hormona do crescimento
A presença de uma quantidade suficiente de arginina mostrou aumentar a produção de hormona de crescimento no corpo. A hormona de crescimento como se sabe tem a capacidade de estimular e regenerar as células do corpo, e é utilizada como um agente anabólico no mundo do desporto.
#3 Creatina
Um outro papel da creatina é o seu envolvimento na produção de creatina. Não é um percursor directo, mas combinado com outros compostos como a ureia, a ornitina e a agmatina permite a síntese de creatina.
Dose
A dose de arginina mais convencional é de aproximadamente 3 gramas diárias, para assim vermos benefícios no desporto. No entanto o ideal é testar a dose que melhor se adequa a nós, avaliando as diferenças no cansaço e no pump muscular antes e depois de iniciar a toma.
Conclusão
Os benefícios que a arginina te oferece são de facto de grande utilidade caso pratiques musculação. Vai-te ajudar a reduzir a fadiga, aumenta-te o pump muscular e beneficia-te no transporte de nutrientes.