Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Nós somos aquilo que comemos | Verdade ou mito?

Frederico Costa
Escritor7 anos Atrás
Ver o perfil de Frederico Costa

Tu és aquilo que comes! Não há muito mais a dizer acerca disto.

O facto é que se ingeres mais calorias do que aquelas que o teu corpo precisa, vais ganhar peso. Se ingeres menos calorias que aquelas que precisas, vais perder peso, mas não necessariamente gordura.

Se não treinares e não comeres de uma forma propícia à perda de gordura ou ganho de massa muscular, o peso que vais perder pode-se dever à perda de massa muscular e não à gordura armazenada pelo corpo.

somos o que comemos
Lembra-te que o músculo é mais denso que a gordura, logo a perda de peso não está necessariamente relacionado com a perda de gordura.

Quanto mais massa muscular tu tiveres, mais eficiente o nosso corpo será na queima de energia, geralmente na forma de gordura, e claro, mais tonificado ficará o nosso corpo. Para isso devemos nos certificar que ingerimos a quantidade certa de macro e micronutrientes na altura certa para maximizarmos o nosso rendimento.

As dicas que se seguem vão ajudar na tua jornada para o six pack.

Os abdominais são feitos na cozinha

Como já foi referido, tu és aquilo que comes, e se queres ver os teus abdominais tens que controlar a tua ingestão calórica e seguir uma alimentação equilibrada. Não significa que seja uma dieta chata, podes e deves comer de forma variada, mas tens que ter controlo daquilo que ingeres.

Nada melhor que preparares as refeições no dia anterior, pois assim terás tudo pronto quando precisares. A maioria tende para comida tipo fast food quando sente fome, por isso caso já estejas prevenido com tudo pronto não o farás.

Caso comas de forma saudável entre 80 a 90% das tuas calorias semanais estarás no bom caminho. E podes sempre fazer a tua cheat meal, a tua refeição fora do plano em que comes mais à vontade.

somos o que comemos

Somo o que comemos

Vamos ser honestos: ninguém vai mudar uma vida de maus hábitos da noite para o dia. Mas se fores consistente, ao fim de umas semanas verás mudanças no teu corpo. Precisas de tempo e paciência.

Não esperes perder mais que 1kg por semana. Claro que pode acontecer, mas isso também vai depender da quantidade de gordura que tenhas. Quanto mais gordura tiveres, mais rapidamente perdes peso. Muita gente pode achar isto estranho, mas é um facto. Uma pessoa gorda tem muito mais facilidade em perder gordura que alguém que tenha já uma % de gordura baixa.

Organiza a tua alimentação com a quantidade certa de macronutrientes. Carne, peixe, ovos e whey protein como fontes de proteína. Procura boas fontes de hidratos de carbono, como arroz, batata, leguminosas e aveia. E por fim não te esqueças das melhores fontes de gordura, como azeite, frutos secos e peixes gordos.

Exercício físico

O cardio é uma excelente forma de queimares um extra de gordura. 30 a 60 minutos três a cinco vezes por semana serão uma grande ajuda. Podes fazer em qualquer lado e vais eliminar uma boa quantidade de gordura.

Um cardio mais exigente, é o do tipo HIIT. Podes ler aqui um pouco mais sobre isso.

myprotein