À medida que o Natal se aproxima, quase que é preciso magia para conseguires manter a tua dieta. O Pai Natal pode ser conhecido pelos seus biscoitos junto à lareira, mas será que a dieta de uma rena nos pode servir de inspiração? Fomos descobrir o que abastece os ajudantes voadores de quatro patas do Pai Natal.
Aveia
Não é segredo nenhum que a dieta das renas inclui aveia. Este modesto grão é perfeito para libertar energia lentamente para o corpo. Isto ajuda-te a aumentar a energia quando estás a treinar durante um longo período de tempo, como é o caso de andar a voar pelo mundo em apenas uma noite. Também ajuda a sentires-te cheio/a durante mais tempo, por isso vais sentir-te menos tentado/a a mergulhar numa caixa de chocolates.
Como todos sabemos, as renas do Pai Natal comem punhados e punhados de aveia crua. Ainda assim, é possível obteres os benefícios desta dieta das renas enquanto as serves de uma maneira mais apetitosa:
- Aquece meia caneca de aveia com leite e uma colher de sopa de canela para obteres uma papa de aveia Natalícia muito cremosa.
- Mistura aveia com uma manteiga de frutos secos e um xarope sem açúcar ao teu gosto, cozinha tudo isto em forma de barritas para poderes comer em qualquer lugar.
Melhores Dicas: Para maximizares o potencial de pré-treino da tua aveia, compra aveia com um teor proteico mais elevado.
Cenouras
As cenouras são um snack perfeito para substituir a típica junk food do Natal. Como é óbvio, são muito mais pobres em calorias e em gorduras saturadas do que as guloseimas, chocolates e doces desta altura festiva.
E mais, as cenouras não vão criar picos nem quebras de açúcar, o que seria muito prejudicial para a dieta de uma rena. Não podes ficar sem energia quando estás a meio de um turno de 24h a voar! Para nós humanos, evitar picos e quebras de açúcar no sangue significa que vamos conseguir treinar durante mais tempo – e além disso, vai ser menos provável estarmos com mau feitio para com alguns dos nossos familiares mais irritantes.
Além disso, alguns estudos sugerem que as vitaminas nas cenouras realmente te ajudam a ver no escuro, o que é útil para puxar um trenó pelo céu noturno, ou mesmo apenas para garantires que estás a beijar a pessoa certa debaixo do azevinho
Sugestões para receitas:
- Corta as cenouras em forma de soldadinhos para que as possas molhar no teu hummus caseiro.
- Corta-as em espiral para as substituíres pela massa ou noodles, sem que percas nenhuma parte do sabor.
- Ferve-as e esmaga-as com uma medida igual de colza para criares uma alternativa deliciosa ao puré de batata.
Vegetais
As renas selvagens pastam relva e folhas. Não estamos a sugerir que vás até ao parque mais próximo e faças o mesmo, mas os vegetais verdes têm sem dúvida muitos pontos positivos.
O espinafre, por exemplo, está repleto de betacarotenos, o que vai fortalecer as tuas defesas contra o frio do Inverno. A couve galega é outro vegetal também repleto de benefícios que começa a ser reconhecido pelos seus benefícios nutricionais. Os altos níveis de Vitamina K nos vegetais de folha verde fazem com que sejam essenciais para a saúde dos teus ossos. Afinal de contas, não podes ter umas perninhas fracas se fores a) aterrar num telhado, ou b) fazer uma data de agachamentos com salto.
Os vegetais em geral são muito versáteis, por isso podes usá-los como quiseres, incluindo:
- Lavados e crus numa salada
- Cozidos a vapor como acompanhamento do teu prato principal
- Misturados num smoothie.
Melhor Dica: usa vegetais em pó misturados em bebidas, sopas e muito mais.
Por isso, da próxima vez que deixares a comida para as renas do Pai Natal perto da chaminé, guarda também alguma para ti!
Helena é a nossa especialista em SEO e criadora de conteúdos. Ela promove as páginas do website Myprotein nos motores de busca e está envolvida na otimização interna e externa do site. Também coordena o trabalho dos blogs em russo e português.
Ela leva um estilo de vida saudável, está ativamente envolvida em desporto, adora aprender línguas estrangeiras e gosta muito de viajar.
Mais informações sobre Helena Kostina no LinkedIn.