Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Como se manter hidratado no Natal e na Passagem de Ano

Como se manter hidratado no Natal e na Passagem de Ano
Helena Kostina
Escritor8 anos Atrás
Ver o perfil de Helena Kostina

O Natal e a Passagem de Ano estão cheios de convites para saídas à noite e festas, que nem mesmo o frequentador mais assíduo e dedicado do ginásio consegue evitar.

Afinal de contas, estamos na quadra natalícia, e encorajamos sempre um equilíbrio saudável entre o trabalho e a diversão. É muito importante que tomes conta da tua saúde mental da mesma forma que tomas conta da saúde física.

Tal como ter em atenção os níveis de stress, tirar dias para descansar e aproveitar ao máximo todos aqueles convites para festas de Natal ajudam-te, a longo prazo, a manter a motivação no ginásio.

atleta_hidratacao_comida

O maior problema para quem procura grandes ganhos de saúde é o efeito que a noite anterior tem na manhã seguinte. Tendo em conta que as saídas à noite não são recomendadas na véspera de uma competição ou de um treino intenso, a verdade é que o álcool tem um efeito prejudicial no teu corpo e no teu desempenho desportivo.

Uma vez que não és um Grinch e queres festejar a mais maravilhosa época do ano, como podes combater os efeitos do álcool?

Hidratação e nutrição! Beber água e reabasteceres-te com alimentos nutritivos pode reduzir os efeitos de uma ressaca.

Se houver aperitivos e canapés à disposição na tua festa de Natal, tira o maior partido deles. Mas, para saídas à noite em que dificilmente haverá comida no cardápio, certifica-te que ingeres uma refeição equilibrada de antemão.

Toma a tua caseína. Como é digerida ao longo de várias horas, é um óptimo aliado para longos períodos de jejum.

Outro conselho é que te certifiques que tomas a caseína no final da noite, antes de ires para a cama, de forma a teres os níveis de proteína e energia elevados para a manhã seguinte.

O álcool resulta em desidratação, levando os rins a produzir mais urina. A tua solução mais simples é pensar em como te manteres hidratado/a.

Além das quantidades abundantes de água que deves beber no final da noite e na manhã seguinte, aqui ficam algumas sugestões para te manteres hidratado/a enquanto bebes álcool numa saída à noite:

  • Não exageres. Isto pode passar por abrandar e evitar os shots quando eles aparecem, ou por um esforço consciente para beber água entre cada bebida alcoólica, de forma a evitar a desidratação do dia seguinte.
alcool_ressaca_hidratacao
  • Pede sempre com gelo. Consumidores de whiskey, sempre que o bartender vos perguntar se querem com gelo, digam que sim. O gelo irá diluir a vossa bebida, oferecendo alguma hidratação – e podes pedir também uma água.

 

  • Pede um extra de Ginger Ale. O gengibre, assim como a gaseificação, irão ajudar a acalmar o mal-estar do estômago associado ao consumo excessivo de álcool.

 

  • Evita as bebidas com gás. As bebidas gaseificadas aceleram o processo de absorção do álcool. Em vez disso, opta por um sumo de fruta – se possível, natural.

Opta por bebidas de qualidade. Sim, vai-te sair mais caro, mas pensa nisso em termos de pagar agora, ou na manhã seguinte. Em bebidas como tequila, as garrafas de gamas mais elevadas são mais puras. Isto deve-se aos congéneres, uns químicos adicionados que afetam coisas como o sabor e a cor da bebida. As marcas mais puras têm menos destes aditivos.

Para os amantes de cocktails, as dicas acima podem guiar as vossas escolhas enquanto percorrem o menu – escolhe um cocktail menos gaseificado e com menos aditivos, com sumo natural e combinando menos variedades de cereais.

Os consumidores de cerveja estarão provavelmente preocupados com a maior ingestão calórica. Não é necessariamente mau quando se procura ganhos de massa muscular, mas é mau quando vai tudo para a barriga.

atleta_hidratacao_exercicio

Evita o gás e mantém em mente um treino de cardio no planeamento da semana seguinte, se não quiseres perder a tua barriga lisa.

Na manhã seguinte, bebe vários litros de água, espaçados ao longo do dia. Bebe uma bebida que contenha eletrólitos para repor o que perdeste na noite anterior. Abastece-te de proteína para ajudar a regenerar e manter a tua força.

Ingere gorduras e hidratos para revestir o estômago. As melhores opções são os cereais integrais e gorduras polinsaturadas, tais como os ácidos gordos Ómega 3, que estão presentes em vários peixes – incluindo salmão, atum, carapau e sardinhas.

NOVIDADE

Agora também estamos no Whatsapp. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra ? Subscreve já, clicando aqui!

Helena é a nossa especialista em SEO e criadora de conteúdos. Ela promove as páginas do website Myprotein nos motores de busca e está envolvida na otimização interna e externa do site. Também coordena o trabalho dos blogs em russo e português.

Ela leva um estilo de vida saudável, está ativamente envolvida em desporto, adora aprender línguas estrangeiras e gosta muito de viajar.

Mais informações sobre Helena Kostina no LinkedIn.

myprotein