É importante tomar um pequeno almoço saudável? A resposta a esta pergunta é simples.
SIM!!!!!!!!O pequeno-almoço é considerado por muitos não só a mais importante refeição do dia, como aquela cuja preparação deveria envolver mais cuidado, enriquecendo-a com os nutrientes considerados essenciais, de uma forma variada e equilibrada.
O que nos devemos interrogar todos os dias é: o que devemos comer ao pequeno-almoço para começarmos o dia da forma mais saudável possível?
A resposta a esta pergunta passa por combinar, logo de manhã e na mesma refeição, hidratos de carbono, proteína, fibras e vitaminas.
Está cientificamente comprovado que o pequeno-almoço deve corresponder a aproximadamente 25% da energia consumida no nosso dia, e deve ser enriquecido com vitaminas e minerais.
Devemos variar a sua constituição de macronutrientes, segundo os nossos objetivos, sejam eles hipertrofia, emagrecimento ou mesmo exigências devidas a condições particulares.
A verdadeira importância do pequeno-almoço ou da primeira refeição do dia reside nesta sua constituição e não propriamente no facto de a tomarmos ou não, às seis da manhã ou ao meio dia.
Importância do pequeno-almoço
As substâncias nutritivas, que vamos ingerir na primeira-refeição, vão contribuir para um aumento dos níveis de energia, concentração e desempenho.
Porquê?
√ Funcionam como um despertar das nossas células cerebrais, provocando um aumento do rendimento físico e intelectual.
Se verificarmos, os últimos estudos feitos com crianças e adolescentes, podemos verificar uma correlação entre o défice de atenção e o facto de não tomarem o pequeno-almoço ou tomarem pequenos-almoços com baixo índice nutricional.
Não é por acaso que a carência de vitaminas está muita vezes relacionada com a não ingestão do pequeno-almoço ou com pequenos-almoços muito pobres a nível nutricional.
Não são raras as vezes em que temos pessoas com carência de vitaminas A ou B12 e, inclusivamente, de cálcio, magnésio, ferro ou zinco, com um mau funcionamento do organismo, associada à não ingestão do pequeno-almoço.
Vantagens de um pequeno-almoço saudável
Deve ser ajustado às necessidades de cada um, de forma a permitir um bom funcionamento do nosso metabolismo, com níveis de energia consideravelmente bons e sem necessidade de compensação na refeição seguinte.
Quando tomamos o pequeno-almoço, por norma, é após um período longo de jejum, pela manhã, ao acordar.
Nessa altura é necessário restabelecermos toda a energia que o nosso organismo precisa, repor todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e conseguirmos enfrentar o nosso dia com vontade e motivação.
Um pequeno-almoço saudável, para além da energia física, propriamente dita, para vencermos o nosso dia, também nos proporciona uma forma de começar o dia cheios de boa disposição.
Entre as várias vantagens de um pequeno-almoço saudável, temos como exemplo:
- Fortifica as defesas do organismo
- Promove a eliminação de toxinas
- Facilita a regulação do trânsito intestinal
- Melhora o rendimento físico e intelectual
- Diminui a angústia e irritabilidade;
- Mantém a sensação de saciedade com diminuição da probabilidade de uma compulsão na refeição seguinte.
Alimentos que podem fazer parte de um pequeno-almoço saudável:
- ovos, iogurtes, leite magro;
- bebidas vegetais;
- cereais integrais com baixo teor de açúcar;
- pão integral;
- fruta;
- frutos secos ou sementes;
Macro e Micro Nutrientes num pequeno-almoço saudável e equilibrado
Um pequeno-almoço saudável tem, obrigatoriamente, que ser variado com uma combinação de todos os nutrientes que o nosso corpo necessita.
Em recentes estudos sobre excesso de peso, existe uma relação direta entre um pequeno-almoço rico em proteína, bons hidratos de carbono e gorduras saudáveis, e uma maior saciedade e menor ingestão calórica ao longo do dia.
Assim, podemos sintetizar que, os níveis energéticos são sustentados através da ingestão de cereais ricos em fibra.
Porquê?
√ Porque a manutenção da saciedade é promovida pela ingestão de proteína, como ovos ou laticínios, mas também pela ingestão de gorduras saudáveis, como sementes ou frutos secos, que também ajudam a estabilizar os níveis de açúcar.
As vitaminas, minerais e fibra também são necessários e podem ser conseguidos através da ingestão de fruta.
É importante um pequeno-almoço saudável, composto por proteínas, gorduras e hidratos de carbono, com quantidades e escolhas de alimentos ajustados às necessidades individuais de cada um.
As proteínas vão ser necessárias para a manutenção e reparação das estruturas e dos tecidos do corpo.
As gorduras vão ajudar a aumentar a saciedade e fornecer vitaminas e ácidos gordos importantes para o funcionamento do organismo.
Por último, os hidratos de carbono vão ajudar na digestão e regulam a produção de energia no nosso organismo.
Para finalizar, não esquecer as frutas e os vegetais, que vão fornecer fibras, vitaminas, antioxidantes e nutrientes, imprescindíveis para o bom funcionamento do nosso corpo.