Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Guia ao Mês Mundial do Veganismo: Celebra Connosco

Guia ao Mês Mundial do Veganismo: Celebra Connosco
Emily Wilcock
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Emily Wilcock

Com novembro, chega o Mês Mundial do Veganismo. Quer comas carne, sigas uma alimentação flexitariana ou sejas vegan a tempo inteiro, esta é uma excelente oportunidade para experimentar o estilo de vida vegan e ver que tal te sais. Aqui vão algumas receitas e ideias para te ajudar a celebrar o Mês Mundial do Veganismo.

 

Aqui vai o que esperar:

O que é o Mês Mundial do Veganismo?

Em novembro de 1944, a Vegan Society criou o termo “vegan”. O Dia Mundial do Veganismo começou por celebrar o quinquagésimo aniversário da sociedade. A ocasião deu origem posteriormente à Semana Mundial do Veganismo, e depois ao Mês Mundial do Veganismo. Ao longo de todo o mês, é normal encontrar mais produtos vegan em lojas, receitas, roupas e eventos.

 

Quando é o Mês Mundial do Veganismo?

Este ano, o Mês Mundial do Veganismo começa na terça-feira, 1 de Novembro, e dura todo o mês, até quarta-feira, dia 30.

 

Porque celebramos o Mês Mundial do Veganismo?

O Mês Mundial do Veganismo é uma ocasião para dar atenção ao movimento vegan. Para quem possa estar a considerar o veganismo, não há momento melhor para experimentar.

 

Como posso celebrar o Mês Mundial do Veganismo?

  1. Experimentar o veganismo

Esta é provavelmente a forma mais óbvia de aproveitar a ocasião. Mas não é necessário dar um mergulho de cabeça e cortar toda a carne e produtos animais da nossa vida por completo. Podemos optar por uma abordagem flexível. Por exemplo, fazer às segundas-feiras uma alimentação vegan, e no resto da semana comer como o habitual. Ou podemos comer apenas comida vegan em casa, mas comer carne quando comemos fora. Vale a pena no mínimo experimentar algumas receitas vegan.

  1. Organizar um jantar vegan com amigos

Todos conhecemos a ideia de que “a união faz a força”, e isso aplica-se a este tema como a qualquer outro. Convida um grupo de amigos uma vez por semana e pede a todos para cada um trazer um prato vegan diferente. Assim, poderás experimentar uma panóplia de pratos vegan em boa companhia e ver de quais gostas mais.

  1. Criar e partilhar receitas vegan com amigos

Somos fãs aguerridos do FoodTok, o canto do TikTok para tudo o que diz respeito a comida. E não faltam por lá receitas vegan deliciosas. Porque não criar uma, partilhá-la numa story e ver as reações?

  1. Apoiar um negócio vegan

Há muitos negócios dedicados ao veganismo. Para celebrar o Mês Mundial do Veganismo, apoia estas empresas fazendo compras com elas. O que quer que adquiras pode muito bem tornar-se um novo favorito.

  1. Comprar uma peça de roupa vegan

O veganismo pode não incluir apenas não comer produtos animais. Dependendo de quão estritamente é seguido, pode envolver mais que isso. Muitos grandes retalhistas disponibilizam versões vegan dos produtos em couro que vendem.

  1. Fazer um bolo vegan

Quem disse que não podemos “ter um bolo e comê-lo ao mesmo tempo”? Poderás encontrar online muitas receitas fantásticas de bolo vegan. Experimenta uma que te pareça convidativa e partilha com a família, amigos e colegas.

De facto, esta aqui é uma excelente opção.

 

Receitas de Pequeno-Almoço vegan

 

Waffles Proteicas de Rolo de Canela

Começa o dia de forma imbatível, com um pequeno-almoço cheio de proteína e sabor, que vai fazer a inveja de toda a gente no escritório.

 

Barras de Tâmara e Amendoim

Uma vantagem subvalorizada do veganismo é que o chocolate preto não está interdito! Estas barras de pequeno-almoço são uma combinação irresistível de chocolate preto, tâmara e amendoim.

 

Panquecas Com Pepitas de Chocolate e Cacau

As panquecas são o eterno pequeno-almoço dos atletas, e estas são não só veganas como algo verdadeiramente especial.

 

Bolachas de Recheio Mole

Estas bolachas muito simples de fazer, sem necessidade de forno e cheias de proteína, são uma opção excelente não só para o pequeno-almoço como para todas as ocasiões.

 

Barritas Proteicas de Biscoito

Barras proteicas simplíssimas de fazer, mas nem por isso menos saborosas. Ficam prontas em 15 minutos e são um snack vegano perfeito.

 

Receitas Nutritivas Para Almoços e Jantares Vegan

 

Hambúrgueres de Beterraba

Um “fakeaway” feito como deve ser. Receita muito simples e prática que se pode preparar em 15 minutos.

 

Tacos de Couve-Flor com Molho Búfalo

A couve-flor é um ingrediente muito subestimado. Quando é cozinhada como deve ser, é imbatível. Esquece os acompanhamentos de couve-flor empapada que se veem por aí. Experimenta antes estes tacos: não desiludem.

 

Noodles Cremosos de Manteiga de Amendoim

De pegar na frigideira até sentar com o jantar na frente, esta refeição não tomará mais de 20 minutos a preparar. É uma garantia que podemos dar. Um jantar rápido e cheio de proteína, e depois um treino noturno. É o que consideramos uma noite de dia da semana bem aproveitada.

 

Macarrão com Queijo

Só porque estás a tentar fazer algumas refeições vegan todas as semanas, ou a fazer a mudança definitiva na tua alimentação, não tens de abdicar dos grandes prazeres da vida. E com isso, queremos dizer massa com queijo.

 

Fajitas de Portobello

Quem diria que cogumelos poderiam ser o substituto vegan perfeito para fazer fajitas? E no entanto, os resultados não deixam dúvidas. E para quem as tiver, basta juntar um grupo de amigos para um jantar mexicano e deixar toda a gente rendida a esta versão vegan de um clássico.

 

Bolonhesa de Lentilhas

As lentilhas são um elemento típico numa alimentação vegan. Esta é uma refeição cheia de sabor e que vai deixar o teu estômago tão satisfeito como qualquer bolonhesa tradicional.

 

Sobremesas Vegan Saudáveis

 

Mousse de chocolate vegana

Começamos da mesma forma que pretendemos continuar esta lista de sobremesas: com algo saboroso, indulgente e com excelente valor a nível de macronutrientes. Uma mousse de chocolate vegan parece quase bom demais para ser verdade, mas não é. Prova e comprova por ti.

 

Cheesecake de abacate e lima

Este é um bolo que tende a desaparecer num instante do frigorífico. Podemos ou não falar por experiência própria.

 

Gelados de melancia

Esta pode parecer a estação errada para gelado, mas não podíamos resistir. Estes gelados são o refresco proteico perfeito para depois de um treino. E depois de teres experimentado um, compreenderás porque se tornaram tão populares.

 

Não são receitas, mas vale a pena dar uma espreitadela à nossa gama de produtos vegan:

 

Mousse de manteiga de amendoim vegan

Mais uma mousse, porque são irresistíveis. Desta vez, uma cremosa mousse de manteiga de amendoim com apenas 150kcal. E – não podemos esquecer – 9g de proteína de base vegetal.

 

Bolo de Caneca de Mirtilos

Os bolos de caneca são imbatíveis no que toca a sobremesas simples. Com apenas 5 ingredientes e em 2 minutos, ficamos com uma sobremesa a transbordar de sabor e de conteúdo, com 24g de proteína.

 

Bebidas Vegan Deliciosas a Experimentar

 

Smoothie de Chocolate, Banana e Mirtilo

Seja ao pequeno-almoço, depois de uma sessão de treino ao fim da manhã ou antes de ir dormir, não há como errar com este batido. Acrescenta-o ao teu cardápio de smoothies como mais uma opção para quando te apetece variar.

 

Batido Vegano de Leite de Amêndoa

Espesso e saboroso. Este batido faz uso da nossa Mistura Proteica Vegan e proporciona 22g de proteína. Perfeito para beber depois do treino para uma injeção de proteína, ou simplesmente como um lanche vegano altamente nutritivo.

 

Adiciona uma dose de proteína aos teus smoothies favoritos:

 

Smoothie Dourado de Curcuma

Um smoothie com um aspeto que corresponde ao conteúdo. Sem falar no sabor, é claro.

 

Slushies de Clear Vegan

Mais uma receita muito simples para quando tens pouco tempo a perder. Pica um pouco de gelo e prepara uma Clear Vegan Protein. Bebidas bem geladas são às vezes o que vem mesmo a calhar.

 

Mensagem final

Não há momento melhor que o momento presente para te pores à prova. Será que consegues virar vegan por um mês inteiro? Se o mergulho completo não é para ti, testa as águas primeiro: experimenta fazer uma refeição vegan todos os dias, ou um dia por semana. Vale a pena fazer a experiência.

 

FAQs

  • Há quanto tempo existe o veganismo?

As palavras “vegan” e “veganismo” já são usadas desde novembro de 1944.

  • Há um mês dedicado ao veganismo?

O Mês Mundial do Veganismo é celebrado em novembro. Começou como o Dia Mundial do Veganismo, em comemoração do quinquagésimo aniversário da Sociedade Vegan Mundial, antes de se tornar um evento semanal, e posteriormente mensal.

Mas se um mês não é suficiente, há muitas pessoas que dedicam ao veganismo o mês de janeiro e experimentam fazer uma alimentação vegana ao longo do mês, durante o que é conhecido como o “veganeiro”.

  • Porque é que o Mês Mundial do Veganismo é celebrado?

A celebração é por ocasião do aniversário do termo “vegan”, que foi criado pela sociedade vegan mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

  • Como é que vegans celebrm o Mês Mundial do Veganismo?

Potencialmente, de diversas formas, que incluem chamar a atenção para o estilo de vida vegan, angariar dinheiro para fundos de caridade vegan, convidar amigos e família a experimentar algumas receitas e, frequentemente, doar a instituições de caridade dedicadas a animais.

 

 

Achaste este artigo interessante?

DESCOBRE MAIS SOBRE ESTE TEMA:

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

After completing an internship with Myprotein, Emily returned to university to finish her Bachelor of Science degree in Business Management and Marketing. With experience in lifestyle writing, Emily aims to entertain and educate through her work. Her focuses include recipes, real and inspiring stories, and working with writers to help provide easy-to-digest evidence-based research. Her work on recipes has been previously featured in The Supplement magazine, with a particular focus on high-protein, nutritious meals, plus advice on how to properly fuel your body. Outside of work, Emily’s top priority is food. She’s a self-professed star baker and a connoisseur of all things baked. In her spare time, she’s either cooking up a storm, our looking out for the opportunity to try out Manchester’s newest restaurants. But as a huge fan of carbs, if it’s not pasta or pasta-adjacent, she’s not interested. If she’s not in the kitchen, she’s tucked up with a book for an early night, or you’ll find her in the gym working up a sweat. Afterall, all those carbs require quite the appetite.
myprotein