Todos os dias somos inundados por “supostas” dietas que prometem fazer milagres sem fazer grandes esforços sejam eles físicos ou através da alimentação.
Muitas destas supostas dietas acabam por nos trazer problemas.
A forma correta de perder peso saudavelmente está ligada com a tua alimentação e atividade física, que te vão ajudar a queimar gordura de uma forma correta e com resultados a longo prazo, e não resultados instantâneos como muitas falsas dietas prometem.
Um emagrecimento saudável é conseguido em grande parte através de uma alimentação focada nos nutrientes realmente importantes para o corpo e que ajudam a queimar gordura.
Por isso vamos a ficar a conhecer algumas dicas para te alimentares de uma forma correta e saudável, complementada, claro, com atividade física, no mínimo 3 vezes por semana.
Dicas para uma alimentação saudável
Antes de mais, alguns alimentos que mais gostas, provavelmente vão ter que ser retirados da tua rotina diária.
Contudo, abrir uma exceção de vez em quando não faz mal.
No início da dieta, quando precisares de perder mais peso, é melhor controlares-te mais e, depois que atinjas o peso ideal, poderás abrir essas exceções sem que isso prejudique os teus objetivos.
Dicas gerais:
● Não faças dietas da moda ou dietas milagrosas
● Não é preciso comeres de 3h em 3h para acelerar o metabolismo - bastantes estudos indicam para que esta técnica não aumenta o metabolismo.
● Esquece as calorias, não precisas de ficar a toda a hora a contar as calorias do que comes.
● Aprende a combinar os macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e gorduras) nas tuas refeições ao longo do dia.
● Prefere os alimentos frescos ( legumes, ovos, verduras, carnes, peixe) e evitar alimentos processados.
● Evita o consumo de hidratos de carbono de alto índice glicémico, como massas, pães, doces, trigo, arroz e milho.
● Evitar tudo o que leva açúcar vai trazer benefícios a longo prazo ao teu organismo. Se tens dificuldades em eliminar por completo o açúcar da tua alimentação, troca o açúcar por Stevia, mas nunca uses adoçantes à base de aspartame e sucralose.
● Corta ou diminui o consumo de glúten - o glúten da farinha de trigo é o pior e mais prejudicial.
● Diminui o consumo de leite de vaca, troca por leite de coco, arroz, amêndoas, etc.
● Na confeção das refeições troca a margarina por manteiga, uma gordura boa.
● Substitui os óleos vegetais por óleo de coco, por exemplo.
● O azeite que deves usar para confecionar ou utilizar nas tuas refeições dever ser extra virgem. Este tipo de azeite é extraído da forma mais pura e, assim, mais saudável para o nosso corpo.
● Come devagar e mastiga bem os alimentos, evita comer de pé, com pressa ou com distrações, como o telemóvel ou televisão, pois provavelmente dessa maneira vais ingerir mais comida.
● Ingere alimentos ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas.
E agora fica com algumas dicas para as tuas refeições.
Refeições Principais de um Emagrecimento Saudável
● Ao elaborar o teu prato lembra-te sempre de o dividir por macronutrientes, e calcula se estão nas quantidades adequadas de hidratos de carbono, proteínas e gorduras.
● O teu prato deve ser colorido, ou seja, deve conter verduras e legumes em todas as refeições.
● Evita molhos na salada: geralmente são industrializados e cheios de substâncias que nada fazem bem. Coloca na salada sumo de limão, azeite e vinagre.
● Não tenhas receio de comer carne vermelha. Todos os tipos de carne são bons desde que consumidos com moderação.
● Os alimentos grelhados e cozidos devem fazer parte de todas as refeições, evita os fritos.
● Opta por ovos, uma excelente fonte de proteína e considerados um dos melhores alimentos do mundo.
Pequeno-Almoço
● O acordar é uma boa altura para desintoxicar o teu corpo, e nada como beber um chá sem açúcar ou água morna com limão, para ajudar na desintoxicação.
● Começa o dia com uma boa fonte de proteína e gordura; ao pequeno almoço não necessitas de uma grande fonte de hidratos de carbono.
● Se tens por hábito tomar café ao pequeno-almoço, fá-lo mas sem adicionar açúcar se possível, troca o açúcar por stevia
● O abacate é uma boa fonte de gordura; adiciona um pouco de granola, coco ralado( natural e sem açúcar) e whey protein de boa qualidade.
● A granola pode ser uma opção saudável, desde que consumida com moderação; come duas colheres de sopa em apenas alguns dias da semana.
● Evita consumir enchidos (presunto, salame, mortadela). Foge destes “venenos” que vão fazer disparar os teus níveis de gordura.
● Se consumires pão, fá-lo com moderação e opta pelas formas integrais e o pão mais escuro. Ex: pão de centeio, sementes, etc..
● Iogurtes ou queijos, opta por formas sem lactose
Sobremesas
● Substitui os doces por fruta.
● Evita chocolates, e quando os consumires deves optar por chocolate negro com alta percentagem de cacau.
● Se tiveres vontade de comer um doce, fá-lo, apenas não exageres; come um pedaço pequeno. Mais vale fazer assim do que depois aumentar a compulsão e comer em quantidades exageradas
Bebidas
● Bebe bastante água ao longo do dia, 1,5L a 2L no mínimo.
● Não bebas refrigerantes, mesmo sendo light ou diet. São venenos carregados de açúcar.
● Evita os sumos em excesso, mesmo os naturais, a frutos em alta concentração no teu corpo provocam o acumular de gordura.
● Esquece as bebidas isotónicas carregadas de açúcar, a água é o melhor hidratante.
● As bebidas alcoólicas, consome esporadicamente e sem exagero. A cerveja com ou sem álcool engorda.
● Uma boa opção são os chás, mas evita os que têm açúcar. Experimenta o chá verde, com inúmeros benefícios e, claro, sem açúcar.
Pode parecer um pouco difícil aplicar todas estas regras na tua alimentação, mas com certeza que com o passar do tempo, as regras vão se tornar em hábitos.
Uma boa alimentação, conjugada com atividade física adequada, vai permitir-te perder peso saudavelmente e aumentar também a sua qualidade de vida.