A dieta reversa (ou dieta inversa) é uma forma fantástica de dar um estímulo aos nosso metabolismo, e aproveitar alguns alimentos que por norma são proibidos na dieta. É na verdade uma excelente forma de ter uma dieta equilibrada sem restrições extremas, e pode ajudar-te a evitar fugir constantemente da dieta, e acabar de vez com a vontade por alimentos proibidos.
A dieta reversa envolve definir uma determinada quantidade de proteína, hidratos de carbono e gordura de forma a atingirmos os nossos objectivos.
Passo#1: Adiciona as calorias de forma lenta e controlada
Lentamente e de forma gradual. É esta a melhor forma de adicionar calorias numa dieta reversa. Se as adicionares demasiado rápido vais provocar acumulação de gordura novamente.
Monitora o teu peso. Se ganhares peso, procura estabilizá-lo primeiro antes de pensares em acrescentar mais calorias.
✓ Este método permite-te construir músculo e manter-te num peso saudável sem ires para extremos.
✓ Ao não acumulares gordura de forma excessiva, será mais fácil secares quando chegar à altura disso.
Passo #2: Experimenta receitas diferentes
Uma dieta flexível dá-te a liberdade de experimentares diferentes alimentos e receitas.
E claro, podes e deves adaptar receitas mais populares para encaixarem nas tuas macros diárias.
✓ troca o açúcar por adoçantes
✓ Opta por queijo batido ou iogurte natural em vez de natas
Existem imensas receitas saudáveis que te vão saber a uma refeição do lixo se as souberes fazer. Ao avaliares bem estas opções nunca te vais sentir culpado ou com falta de algo.
Passo #3: Opta na maioria das vezes por alimentos saudáveis
Muitas pessoas têm a ideia errada que a dieta flexível é comerem gelados e bolos. Havendo numa dieta flexível espaço para opções pouco saudáveis, a maioria das escolhas devem sempre ser bons alimentos.
A saúde é uma prioridade, e a maioria das escolhas alimentares devem encaixar com os teus objectivos. No entanto existe a flexibilidade de colocar alguns alimentos menos saudáveis na tua dieta.
✓ Quanto maiores forem os teus macros, maior é a flexibilidade que tens na escolha das opções alimentares.
✓ Ao permitires alguns doces, salgados, etc na tua dieta, é menos provável que fujas da dieta durante a semana.
Passo #4: Procura ajuda se achares necessário
Considera procurar a ajuda de um treinador com experiência em dieta flexível se achares que não estás preparado para o fazer sozinho. Um bom treinador pode fazer a diferença o sucesso e o fracasso.
Pode ser difícil de acreditar que podemos ingerir diariamente certos alimentos, mas caso isso aconteça de forma moderada, é possível.
Passo #5: Mantém o cardio no mínimo
Ao manteres o teu cardio baixo numa época de ganho de peso, significa que o podes aumentar quando decides que chegou a altura de definir.
✓ O cardio é uma excelente arma de perda de peso, por isso guarda-a para quando é mesmo necessário, e assim não terás que mexer tanto nas tuas macros.