Possivelmente já se olhou ao espelho depois de todas as festas: Natal, Passagem de Ano, jantarzinhos com amigos, cafézinhos com amigos que já não via há algum tempo... E também já reparou em algumas diferenças do seu corpo. Normal, são momentos em que todos nós tendemos para cometer excessos e abusos. Saímos da nossa rotina diária, acabamos por comer fora de horas, não nos preocupamos tanto com a alimentação, o número de treinos semanais começa a decrescer e etc etc... Mas calma! Ainda vamos a tempo de começar ou de recomeçar.
Janeiro é um ótimo mês para nos sentarmos e refletirmos no ano que passou. Pensarmos no que fizemos bem, mas principalmente no que fizemos mal, para que consigamos reunir toda a motivação e todas as forças para começar um ano em grande e principalmente com uma enorme vontade de mudar. E mudar o quê? Mudar pequenos hábitos que farão a diferença no nosso dia-a-dia, no nosso bem-estar, mas principalmente na nossa saúde.
Passamos então ao mais importante. Como praticante de um estilo de vida saudável as 6 dicas que sigo e que aconselho a qualquer pessoa que esteja interessada em começar a seguir hábitos alimentares saudáveis são os seguintes:
Água com Limão
A famosa água com limão que já há algum tempo se tem ouvido falar. É verdade! Há quem pense que água com limão só por si faz emagrecer. Mas esqueça! Se continuar a comer aquele bolinho ao meio da manhã, não tiver cuidado com a quantidade de hidratos de carbono que ingere ao longo do dia, não praticar exercício físico... A água com limão não ajudará em nada.
Então e para quê que ela serve, pergunta? A água com limão, ao contrário do que muitas pessoas pensam, embora seja de pH ácido fora do nosso organismo, vai servir como um alcalinizador do nosso pH sanguíneo. Sendo o ácido cítrico, o ácido presente no limão, quando metabolizado pelo corpo irá permitir que o conteúdo mineral presente ajude a alcalinizar o sangue.
Está na altura de perguntar, e então para que quero eu alcalinizar o pH sanguíneo? Pois bem, o pH do nosso corpo com a ingestão de todos os alimentos que consumimos durante todas estas festas tornou-se ácido, com pH inferiores a 7, devido a todos os açúcares, a todas as más gorduras e ao excesso de sal que consumimos.
O objetivo da ingestão desta água com limão em jejum vai ser uma forma de eliminar toda a acidez do corpo provocada nos últimos tempos, ajudar na digestão dos alimentos ao longo do dia, reforçar a função imunológica e consequentemente auxiliar na perda de peso.
Reduza a quantidade de hidratos de carbono
Atenção, quando me refiro à redução de hidratos, não é à sua eliminação total. Os hidratos de carbono são importantes para o organismo, sem eles, não terá a energia necessária para o seu dia-a-dia. A dica aqui será escolhê-los e ingeri-los de uma maneira mais consciente. Começar por selecionar os bons hidratos como é o exemplo da batata doce, da aveia instantânea (instant oats) que podes adquirir no site da Myprotein, do arroz basmati, massas integrais, quinoa, leguminosas...
Substitui os doces por chocolate preto
Já alguma vez te preocupaste em ler os ingredientes de um chocolate de leite normal? Também já te deves ter apercebido que nunca consegues comer apenas um quadradinho como normalmente mandam. E porquê? Por causa da quantidade de açúcares e de edulcorantes que o chocolate contém na sua composição. Esses açúcares vão provocar um pico de insulina no sangue, e vão fazer com que o teu desejo por aquele chocolate aumente, logo nunca conseguirás comer somente um quadradinho.
A dica aqui será substituíres o chocolate de leite por um chocolate que possua mais que 85% de cacau. Anda com ele para todo o lado, assim, quando te der aquela vontade enorme de comer um doce, já sabes, é só abrir a carteira. Quanto mais % de cacau tiver o chocolate, mais saciante se vai tornar, logo menos quantidade irás comer.
Aumentar a quantidade de proteína
Começar por ingerir mais proteína e reduzir os hidratos de carbono é uma boa dica para quem quer começar a perder peso e ganhar massa muscular. Não pense que só quem pratica exercício físico de alta intensidade é que pode consumir proteína. No site da Myprotein irás sem dúvida alguma encontrar aquela que mais se adaptará a ti.
Substituir as gorduras trans
Estas gorduras trans encontram-se presentes em margarinas, biscoitos, alimentos fritos, salgados de pacote, em geral, estando também presentes em alimentos industrializados. Este tipo de gorduras para além de aumentar o colesterol mau- LDL reduz os níveis de colesterol bom-HDL. A redução do consumo destas gorduras não só irá trazer benefícios para a tua saúde em geral, como irás notar perdas de peso quando reduzires o seu consumo.
Aumentar o exercício físico
Sem dúvida que aliado a um estilo de vida saudável, o exercício físico deve estar presente. Seja qual ele for, o importante é mentalizarmo-nos que nos devemos mexer. Quanto mais variado ele for, melhor. Ajuda-nos não só a mantermo-nos mais ativos e saudáveis, como também nos ajuda a ficar mais tonificados e com um melhor físico.
Helena é a nossa especialista em SEO e criadora de conteúdos. Ela promove as páginas do website Myprotein nos motores de busca e está envolvida na otimização interna e externa do site. Também coordena o trabalho dos blogs em russo e português.
Ela leva um estilo de vida saudável, está ativamente envolvida em desporto, adora aprender línguas estrangeiras e gosta muito de viajar.
Mais informações sobre Helena Kostina no LinkedIn.