O Natal é uma altura do ano estranhamente paradoxal para qualquer pessoa que tenha objetivos de fitness. Por um lado, existe uma grande motivação para manteres o teu plano nutricional e de treino – festas de Natal, rever velhos amigos, festejos de Ano Novo mesmo ao virar da esquina. Por outro lado, existe sempre aquela desculpa do “oh, vá lá, é Natal!” que é um verdadeiro perigo e leva a dietas arruinadas. Comprometeres-te com uma dieta durante o Natal pode parecer uma escolha difícil.
Deverás desistir do teu plano de fitness nesta época festiva?
Será que uma dieta de Natal tem de significar ou diversão ou fitness?
O Natal é uma altura extrema do ano por várias razões, e somos bombardeados de todos os lados por várias formas de como devemos passar este período festivo. Por isso, é fácil pensar que decidir fazer dieta tem de ser um “tudo ou nada,” mas muitas vezes a melhor forma de manteres o teu plano geral é dares algum desconto a ti próprio/a em alguns momentos e adaptares as próprias calorias ao Natal.
Será que manter a minha dieta no Natal vai fazer de mim uma seca?
Não te foques demasiado nas comidas de bebidas de Natal. Pode parecer assustador pensar que vais desperdiçar todo o teu trabalho árduo, mas a época natalícia é muito mais do que comeres até ficares cheio/a que nem um peru. Caminhar pelos mercados de Natal, passar tempo com entes queridos, ver programas especiais de Natal e o Sozinho em Casa 1, 2 e 3… tudo isto são momentos clássicos do Natal, e nenhum destes precisa de um prato cheio de comida para ser agradável. Não precisas de ser um recluso para te manteres em forma e seguires a tua dieta de Natal.
Como é que eu me posso manter fit durante o Natal?
#Transpira!
Em primeiro lugar, se estás a planear comer algumas calorias extra, aumenta o teu cardio. Se vais sair da área onde treinas para visitar amigos ou familiares, ao menos leva equipamento para ires correr. Isto não só vai permitir que possas queimar as calorias provenientes de umas boas farófias ou um copo de vinho doce, mas também te vai lembrar da jornada de fitness que fizeste até aí, o que vai fazer com que tenhas menos tendência a deitar tudo a perder durante as férias.
Um pouco de HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) não só é super eficaz para queimar calorias como é rápido de fazer, o que significa que facilmente consegues treinar mesmo que tenhas uma agenda social muito preenchida.
Os treinos matinais são normalmente a melhor forma de assegurar que transpiras bastante antes de te aconchegares em casa ou te distraíres com outros planos.
#Substitui o Mau pelo Bom
Existem imensos produtos natalícios que podem satisfazer a tua gulodice sem prejudicar a tua dieta, incluindo a nossa proteína whey com sabores especiais de Natal. Esta whey vai ser TÃO útil para manter o teu consumo calórico baixo ao mesmo tempo que abastece os teus treinos de forma eficaz, e tudo isto com sabores tradicionais desta época! Se não tens nenhuma opção destas à mão, as apps para contar calorias, como por exemplo o MyFitnessPal, vão ajudar-te a decidir entre as opções que tens ao teu dispor.
#Come, Bebe e Sê Feliz
Certifica-te de que estás a beber bastante água e de que consomes os alimentos certos em quantidades ideais. Pode parecer óbvio, particularmente se tens tido sucesso com a tua dieta até agora, mas é incrível a rapidez com que dás por ti a sair da linha com as típicas mudanças de rotina da altura do Natal.
Como sabemos, a água é essencial para assegurar que o nosso corpo não pense que tem mais fome do que realmente tem. Do mesmo modo, ao garantires que consomes boas quantidades de proteína e outros alimentos essenciais para o teu plano nutricional, vais ajudar o teu corpo a evitar picos ou quebras de açúcar que podem levar a exageros, e vais-te sentires menos tentado/a a abusar dos petiscos de Natal.
Tenta manter a tua rotina o máximo que conseguires durante o período de Natal, e vais sentir-te mais motivado/a para manteres a linha no geral.
#Sê Realista
O Natal pode incitar a tua paixão pela magia e pelo faz-de-conta, mas pensa duas vezes se estás a imaginar o Pai Natal a trazer-te recordes pessoais pela chaminé abaixo se estiveste a trair o teu treino e a tua dieta sem parar durante todo o Natal.
Se decidires MESMO colocar os teus objetivos de fitness em pausa durante a época natalícia, aceita que vais perder alguns progressos – pode-te custar ouvir isto, mas preparares-te para voltares aos treinos e para sentires que custam mais durante aquela primeira semana vai fazer com que não tenhas um choque tão grande ao voltares à rotina.
Feliz Natal amigo/as que estão de dieta, e que tenham uma época natalícia feliz e saudável!
Helena é a nossa especialista em SEO e criadora de conteúdos. Ela promove as páginas do website Myprotein nos motores de busca e está envolvida na otimização interna e externa do site. Também coordena o trabalho dos blogs em russo e português.
Ela leva um estilo de vida saudável, está ativamente envolvida em desporto, adora aprender línguas estrangeiras e gosta muito de viajar.
Mais informações sobre Helena Kostina no LinkedIn.