Se tens um excesso de gordura na tua cintura, mesmo não pesando número muito grande na balança, deves tomar alguns passos para te livrar dela pela tua saúde.
A gordura da barriga é medida com uma simples fita métrica à volta da cintura. Podes fazer isto facilmente com em casa. Um número acima de 102cm nos homens e 88cm nas mulheres é o que se chama de obesidade abdominal.
Há vários cuidados que devemos ter se queremos evitar a acumulação de gordura abdominal e eliminá-la. Vamos te indicar seis dicas que simples de serem feitas, que se as cumprires te trarão resultados positivos.
#1 Corta nos açúcares imediatamente
O açúcar adicionado aos alimentos é muito prejudicial à nossa saúde.
O açúcar é constituído por metade glucose e metade frutose. A frutose apenas pode ser metabolizada pelo fígado em grandes quantidades, e quando nós ingerimos grandes doses de açúcar refinado, o fígado fica completamente "inundado" por frutose, e é forçado a torná-la toda em gordura armazenada.
Imensos estudos mostraram que o excesso de açúcar, em particular devido a enormes quantidades de frutose, pode levar a acumulação de gordura na barriga.
Há razões para acreditar que este é o mecanismo primário dos efeitos adversos do açúcar na nossa saúde. Aumento da gordura abdominal e do fígado, o que leva a uma resistência à insulina e a outros problemas metabólicos.
Estudos demonstram que as bebidas açucaradas estão ligadas a um aumento em 60% do risco de obesidade em crianças. Uma forma eficaz de reduzir de imediato a quantidade de açúcar na dieta, é eliminar por completo as bebidas com açúcar do nosso estilo de vida. Desde refrigerantes, sumos de fruta, bebidas desportivas, e claro, chás e cafés que tenham açúcar adicionado.
Apesar de estarmos a falar em frutose, estes cuidados não se aplicam à fruta em si. A fruta tem vários benefícios para a nossa saúde, incluindo fibra que reduz muitos dos efeitos negativos da frutose. E claro, a quantidade de frutose que obtens da fruta é mínima quando comparada com uma dieta alta em açúcares refinados.
Começa a ler os rótulos, e vais ficar surpreendido com quantidade de açúcar "escondido" que existe nos alimentos.
#2 Ingere mais proteína
A proteína tem um papel fundamental na perda de peso e gordura na barriga.
Foi demonstrado que reduz a vontade por alimentos "maus" em 60%, aumenta o metabolismo e permite que ingiras menos calorias vindas de outras fontes diariamente.
Se o teu objectivo é perder peso, então a adição de proteína à tua dieta é uma das mudanças mais eficazes que podes fazer na tua dieta.
Um estudo mostrou que a quantidade e a qualidade da proteína consumida é inversamente proporcional à gordura da barriga. Ou seja, pessoas que ingiram proteína em maior e melhor qualidade têm menos tendência para acumular gordura abdominal. A quantidade diária de proteína ideal para tirarmos máximo partido dela, seriam cerca de 25 a 30% das calorias totais.
Aumenta então a tua ingestão de ovos, peixe e carne se queres um combate eficaz contra a gordura abdominal.
#3 Reduz os hidratos de carbono
A restrição de hidratos de carbono é uma forma muito eficaz para perder peso.
Isto é confirmado por imensos estudos. Quando se reduz na ingestão de hidratos de carbono, o apetite também diminui e isso permite a perda de peso.
A dietas baixas em hidratos de carbono também permitem rápidas reduções de peso em água, o que dá resultados imediatos na balança e volume. Basta simplesmente fugir de hidratos de carbono refinados como pão ou massa, e as diferenças são imediatas.
#4 Ingere mais fibra
A fibra é uma parte das plantas praticamente impossível de digerir.
É comum ser dito que a ingestão de fibra permite a perda de peso. E é verdade. A fibra solúvel forma um gel espesso que vai atrasar a digestão e absorção dos nutrientes. Isto vai dar uma sensação de estarmos saciados por mais tempo, e reduz-nos o apetite.
As melhores fontes de de fibra são os vegetais, e cereais como a aveia.
#5 Exercício aeróbico
O exercício físico é muito importante por várias razões.
É umas das melhores coisas que podes fazer se quiseres ter uma vida longa e saudável.
E claro, o exercício tem um papel de grande relevo sobre a redução de gordura abdominal. Exercício aeróbicos como andar, correr ou andar de bicicleta são de grande eficácia. O treino com pesos também é excelente para a perda de gordura, devido ao papel que tem em aumentar o nosso metabolismo.
O desporto reduz ainda os níveis de açúcar no sangue e outros problemas metabólicos associados à obesidade.
#6 Controla aquilo que ingeres diariamente
Todos sabem que aquilo que comemos é muito importante.
A verdade é que a maioria das pessoas não faz ideia daquilo que come. É importante sabermos onde ir buscar aquilo que precisamos, caso contrário é difícil cumprir com aquilo que nos propomos.
Aprende um pouco sobre nutrição, onde ir buscar cada macronutriente e assim terás a base para começar a mudar o teu corpo.