O corpo tem um mecanismo natural para reter água e iões, tal como faz com o excesso de calorias armazenando na forma de gordura. Mas podes aprender a controlar essa retenção de líquidos. Constantemente ouvimos pessoas a queixarem-se de como têm a dieta e o exercício no ponto, e mesmo assim têm os abdominais tapados. Acham sempre que é gordura, mas muitas vezes não passa de água subcutânea, água que foi armazenada pelo corpo.
Muitos culturistas ficam muito definidos, e conseguem uma grande vascularização em áreas como os braços e as pernas, mas não conseguem que os abdominais inferiores apareçam. Isto deve-se na maioria das vezes a água, e não a gordura. Todos se queixam daquela "pele grossa" que não nos deixa, mas essa pele grossa é água.
E como nos livramos deste excesso de líquidos? Vamos já de seguida ver os passos a seguir para acabarmos de vez com a retenção de líquidos, e conseguirmos aquela pele fina e bem mais estética que costumamos ver em culturistas e modelos de fitness. O primeiro passo é perderes gordura. Deves estar bastante seco para começares a pensar em eliminar água.
Se estás com mais de 8% de gordura, e esperas em ficar muito mais definido ao eliminares gordura, estás enganado. Mas se estás praticamente com os abdominais bem à vista, e tens apenas uma pele grossa sobre eles, os passos que se seguem são aquilo que precisas seguir para te livrares da água a mais. Segue estas dicas por um período de tempo prolongado, e os resultados vão surgir.
Como eliminar a retenção de líquidos? 6 passos
#1 Bebe mais água
Sim, é verdade. Já deves ter ouvido esta antes, e é verdade. É um dos pontos mais importantes, se não for o principal na luta contra a retenção de água. A hidratação permite que o nosso metabolismo funcione de forma eficiente, melhora a qualidade da pele, e claro, vai permitir que mais água seja eliminada pelo corpo, reduzindo assim a retenção de líquidos.
#2 Transpira
Transpirar é uma forma de que temos de regularmos a temperatura do corpo. Se estás a suar significa que o teu metabolismo está a trabalhar. E claro quanto mais ele trabalhe, mais calorias gastas em repouso. A retenção de líquidos não é apenas água, mas também iões retidos debaixo da pele. É por isso que o suor é salgado.
#3 Atenção ao sal
Sim, é verdade. Alimentos como batata frita, refeições prontas, e muitos outros alimentos processados, são dos maiores culpados da retenção de líquidos. O corpo não precisa mais que 2 a 2.5 gramas de sódio por dia para funcionar a 100%.
#4 Ingere mais fibra
A maioria das pessoas fica longe da quantidade recomendada de fibra diária. Tal como a água, a fibra tem um efeito depurativo e de limpeza do organismo.
A ingestão de legumes é muito importante, assim como de sementes e frutos vermelhos para conseguirmos a dose de fibra que precisamos.
#5 Bebe chá dente de leão, chá preto e café
Estas 3 bebidas são diuréticos naturais muito eficazes. O chá preto e o café são estimulantes, por isso é necessário ter atenção ao momento do dia em que os bebemos, já o chá dente de leão não tem esse problema.
#6 Bronzeia-te
O bronze ajuda a tornar a pele mais "lisa" e a eliminar fluidos através da transpiração. Mas estamos a falar do bronze natural que o sol provoca, não de solários.